O SLAview é um sistema completo de monitoramento de desempenho e falhas de ativos de rede. Primordialmente, o sistema conta com diversos recursos que irão possibilitar um maior conhecimento do que acontece na infraestrutura.

Principalmente, nesse artigo, iremos destacar 3 recursos do SLAview que vão além das funcionalidades básicas e que talvez você não conheça.

MAPAS GEORREFERENCIADOS 

Um dos recursos mais utilizados do SLAview é a criação de grupos. Portanto, a principal funcionalidade dos grupos é a organização dos objetos. Sejam eles dispositivos ou objetos mapeados. Os grupos criados terão a sua estrutura refletidas em mapas.

Os mapas no SLAview provêm de uma visão hierárquica dos grupos e dos objetos associados a ele. Desse modo, o sistema possui ferramentas de edição para que o administrador possa modificar o mapa de modo que ele se aproxime cada vez mais da topologia lógica de sua infraestrutura. Além disso, é possível visualizar os alarmes ativos para cada objeto presente no mapa. Assim, possibilitando uma visão global do comportamento dos objetos que estão presentes no grupo.

Mapa do SLAview no modo de visualização imagem
Mapa do SLAview no modo de visualização imagem

Outro recurso dos mapas é a visualização georreferenciada, onde os objetos são posicionados em mapa geográfico com suas respectivas latitudes e longitudes. Assim, o administrador será capaz de visualizar a localização real de cada dispositivo monitorado.

Mapa do SLAview no modo de visualização GIS
Mapa do SLAview no modo de visualização GIS

NOC DISPLAY

O que acha de acompanhar o comportamento dos seus ativos de rede em tempo real? Com a funcionalidade Graph Sets o administrador poderá criar uma tela com múltiplos gráficos. Assim, podendo optar por quais gráficos irá associar aos Graph Sets com apenas dois cliques no mouse.

Associando os Graph Sets ao NOC Display o administrador será capaz de acompanhar constantemente o desempenho de sua infraestrutura com alternância automática entre os conjuntos de gráficos. Assim, sendo capaz de fornecer dados para um ambiente de NOC.

“NOC ( Network Operation Center) ou Centro de Operações de Rede. Tem como propósito monitorar a infraestrutura de redes a partir de um local estruturado. Assim sendo, nessa estrutura unem-se ferramentas específicas e profissionais especializados, com o objetivo de ter uma equipe mais eficiente e proativa.”

Trecho retirado do artigo: https://www.telcomanager.com/blog/a-sua-empresa-ja-possui-um-noc/

Graph Set em NOC Display
Graph Set em NOC Display

DASHBOARD

O dashboard é uma área completamente personalizada onde o administrador será capaz de visualizar diversos indicadores de desempenho de sua infraestrutura através de widgets.  Os widgets poderão ser configurados para demonstrar dados em forma de gráfico de pizza, gráfico em barras, relatórios ou gauge.

O widget do tipo gauge (CPU 80%) mostrado na imagem abaixo é utilizado para o acompanhamento de alarmes, mostrando a quantidade de objetos alarmados e a quantidade de objetos associados ao alarme. Assim, agilizando a identificação de falhas na infraestrutura de rede através de uma interface amigável e completamente personalizável.  

Dashboard
Dashboard

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O SLAview é um sistema de gerenciamento e monitoramento de rede capaz de avaliar seu desempenho e detectar falhas de forma fácil e prática. 

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.