Essa é a continuação de uma série de artigos que visa apresentar alguns dos recursos do TRAFip que irão ajudar a tornar o seu uso ainda mais eficiente.

O TRAFip é um sistema completo de análise de tráfego que garante a visibilidade completa e estratificada da rede. Portanto, com diversos recursos que irão possibilitar um maior conhecimento do que acontece na infraestrutura.

Primordialmente, nesse artigo, iremos destacar mais 3 recursos do TRAFip que vão além das funcionalidades básicas e que talvez você não conheça.

ARQUIVOS DE IMPORTAÇÃO NO TRAFIP

Para o TRAFip realizar a estratificação do tráfego é importante que todos os objetos estejam cadastrados. Principalmente quando se trata de dispositivos, sub-redes e aplicações. Porém, dependendo do tamanho da infraestrutura essa pode ser uma tarefa árdua.

Diante desse cenário, pode-se criar um arquivo de importação. Com esse recurso o usuário será capaz de cadastrar diversos objetos de uma só vez. 

Para exemplificar, seguem os passos para a criação de um arquivo de importação de sub-redes:

Navegue em Dados históricos > Subredes, clique em “Importar”. Na tela abaixo clique em “Baixar exemplo”.

Configuração de importação de sub-redes
Configuração de importação de sub-redes

Após clicar na opção, o TRAFip fará o download de uma planilha modelo. Então, basta preencher as linhas com as informações referentes as sub-redes conforme o exemplo. Depois que o usuário terminar de preencher e salvar a planilha é só selecionar o “Escolher arquivo” na tela acima, escolher a planilha e clicar em “Adicionar”.

Planilha do arquivo de importação de sub-redes
Planilha do arquivo de importação de sub-redes

NOTIFICAÇÕES DOS ALARMES PELO TELEGRAM

Uma das funcionalidades mais importantes do TRAFip é o ALARMmanager. Os alarmes, quando configurados, manterão os usuários informados de mudanças relevantes no tráfego em tempo real. Portanto, um dos tipos de ações mais interessantes é o alerta via Telegram. 

Para possibilitar o uso desse recurso, primeiro é necessário criar um bot no Telegram. Portanto, inicie uma conversa com @BotFather. Conforme a tela abaixo.

Iniciando conversa com BotFather
Iniciando conversa com BotFather

Após inciar a conversa, ele irá te pedir algumas informações. Bem como: nome do bot e login do bot. Finalizando a criação, o BotFather irá informar o token.

Bot criado no Telegram
Bot criado no Telegram

Após criar o bot, é necessário preencher o token em “perfil de usuário” conforme a imagem abaixo. Para criar “perfil de usuário” navegue em Sistema > Usuários > Lista de perfis de usuários e clique em novo perfil de usuário. O perfil de usuário associa os alarmes aos usuários que receberão os alertas.

Contudo, é importante lembrar de marcar “Dispositivo móvel” como ações na criação do alarme. Após preencher o token, basta clicar em “validar” que o ID do chat será preenchido automaticamente.

Formulário de criação de perfil de usuário
Formulário de criação de perfil de usuário

AGENDAMENTO DE RELATÓRIOS NO TRAFIP

Por fim, o último recurso que iremos apresentar nesse artigo é o agendamento de relatórios. No TRAFip, é possível agendar aquele relatório que o usuário precisa de forma recorrente. No exemplo abaixo tem-se o formulário de agendamento que pode ser aplicado em diversos relatórios.

Para acessar essa opção navegue em Dados históricos > Relatórios. Escolha o relatório, selecione lista de templates e clique em novo. Na primeira opção do formulário selecione salvar template.

No exemplo abaixo, observa-se que para esse relatório poderão ser realizados agendamentos diários, semanais ou mensais. Além do período, é possível escolher a forma de envio do relatório. Assim sendo, o envio poderá ser feito para o e-mail cadastrado do usuário ou para um servidor FTP. Contudo, tanto para o envio por e-mail quanto por FTP, os dados dos respectivos servidores (SMTP e FTP) precisam estar configurados em parâmetros no TRAFip.

Agendamento de relatórios no TRAFip
Agendamento de relatórios no TRAFip

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O TRAFip conta com esses e muitos outros recursos que irão prover estratificação e caracterização do tráfego da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma gestão eficiente.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.