O TRAFip é um sistema completo de análise de tráfego e garante a visibilidade completa e estratificada da rede. Conta, também, com diversos recursos que irão possibilitar um maior conhecimento do que acontece na infraestrutura.

Primordialmente, nesse artigo, iremos destacar 3 recursos do TRAFip que vão além das funcionalidades básicas e que talvez você não conheça.

CURVA DE PROJEÇÃO

Primeiramente, a curva de projeção, uma rápida análise de tendência em qualquer gráfico do TRAFip. Basta pressionar a tecla “P” na tela do gráfico. Com isso, uma curva de projeção será gerada. Esta curva só considera os pontos limitados pelas retas verticais como podemos ver, no exemplo abaixo, entre os horários: 06:00/08:00 e 16:00/18:00. Para alterar o intervalo de seleção basta mover o mouse para cima ou para baixo. Sendo, no movimento para cima, aumenta o intervalo. Enquanto para baixo, diminui o intervalo.

Uma curva de tendência irá ajudar na detecção de mudanças. Principalmente quando são analisados grandes intervalos. Ademais, o TRAFip possui outros recursos para essa análise como é o caso de alarmes históricos.

projeção trafip
Curva de Projeção do TRAFip

ANIMAÇÃO DE FLUXOS

No relatório de dados brutos é possível acessar estatísticas detalhadas. Sobretudo, dados que são provenientes de fluxos coletados pelo TRAFip. A imagem abaixo mostra um recorte desse relatório. Clicando na opção destacada ao lado do IP de origem ou destino será exibida uma animação.

Relatório de Dados Brutos do TRAFip
Relatório de Dados Brutos

A animação, conforme mostrada abaixo, irá exibir um fluxo-a-fluxo IP dentro de um período de 5 minutos. Com isso, a ferramenta fornece mais uma opção visual da interação entre os hosts.

Animação fluxo-a-fluxo
Animação fluxo-a-fluxo

UMA CURVA

O TRAFip é conhecido por seus gráficos e relatórios detalhados. Porém, em algumas situações, podem ser necessárias menos informações para melhor visualização. Diante desse cenário, temos o exemplo abaixo.  Em suma, visualizamos um gráfico de uma sub-rede com as cores representando o consumo da rede por aplicações. 

Gráfico sem Aplicação do Filtro
Gráfico do TRAFip sem Aplicação do Filtro

Como era de se esperar, diversas aplicações passam pela infraestrutura. Porém, se quisermos ver no gráfico apenas o consumo de uma aplicação? A maneira mais fácil de realizar esse filtro é clicando em “opções” > “uma curva” e depois selecionar uma legenda à direita do gráfico. Assim, as demais legendas serão todas desmarcadas. Com isso o gráfico demonstrará apenas a curva de interesse.

Gráfico do TRAFip com aplicação do filtro.
Gráfico do TRAFip com Aplicação do Filtro

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O TRAFip conta com esses e muitos outros recursos que irão prover estratificação e caracterização do tráfego da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma gestão eficiente.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.