Transformação digital é o movimento em que as empresas aplicam uma mentalidade digital em todos os seus processos. Dessa forma, aplicando a lógica do mundo digital a todos os processos de produção e comercialização ligados ao negócio da empresa. Com isso, as organizações se tornam cada vez mais capazes de acompanhar os avanços tecnológicos e aproveitar os seus benefícios. 

Com a transformação digital as empresas usam a tecnologia para melhorar a sua performance, o engajamento dos clientes e garantir melhores resultados. Diante desse cenário, a tecnologia da informação assume um papel cada vez mais essencial. Logo, garantir o seu correto funcionamento é imprescindível para o funcionamento das empresas. Para isso, uma gestão eficiente dos recursos tecnológicos é crucial.

Um termo que ganhou bastante destaque nesse e em outros aspectos é a gestão baseada em dados. Este consiste na necessidade da tomada de decisões baseada em dados concretos. Dessa forma, com a obtenção de informações precisas e atualizadas acerca do objeto da decisão. Assim sendo possível criar estratégias mais eficientes frente a um mercado tão competitivo. Durante esse artigo iremos abordar esse conceito aplicado à gestão da sua infraestrutura de TI.

DECISÕES MAIS ASSERTIVAS

A demora na tomada de decisões pode ser tão prejudicial quanto decisões erradas. Com a gestão baseada em dados, as decisões não deverão mais ser tomadas como base em suposições ou tentativa e erro. Com dados históricos à disposição, o gestor conseguirá tomar decisões mais assertivas, além de ter previsibilidade de como os seus recursos serão utilizados.

Usando o SLAview, o gestor poderá configurar quais KPIs quer acompanhar e como elas serão demonstradas graficamente. A partir disso, o gestor terá acesso a uma gama de relatórios, dashboard e alarmes. Dessa forma, conseguindo acompanhar todos os aspectos relativos ao desempenho dos seus ativos de rede.

Com o TRAFip, o gestor terá viabilidade completa do tráfego de sua rede. Com isso, ele poderá acompanhar o tráfego em relação a diversos objetos de análise, como tráfego por interfaces de rede, por sub-redes, aplicações, ASNs e dentre outros. Além disso, ele poderá fornecer a visualização e o cruzamento de informações entre objetos, como, por exemplo, a troca de tráfego entre sub-redes ou o tráfego de cada aplicação dentro de uma sub-rede. 

REDUÇÃO DE CUSTOS

Recentemente publicamos um artigo sobre a redução de custos que um ISP experimentou após a implantação do TRAFip. https://www.telcomanager.com/blog/como-o-trafip-ajudou-um-isp-a-reduzir-gastos-e-melhorar-a-experiencia-de-seus-clientes/, isso demonstra como boas oportunidades podem ser localizadas com a visibilidade correta da rede.

Outro aspecto relevante na redução de custos é a diminuição do tempo para resolução de problemas. Quanto maior a infraestrutura, mais complexa é a sua administração, sem visibilidade, achar a causa raiz de um problema, pode ser um desafio. Um sistema de alarmes que aponte com exatidão o caminho do problema certamente será um grande aliado. Isso significa menos desperdício de capital humano e recuperação mais rápida da rede frente a problemas que podem gerar instabilidade ou até mesmo indisponibilidade.  

ABORDAGEM PROATIVA

Imagina o ganho em se antecipar ao problema. O monitoramento constante dos principais aspectos associados direta e indiretamente a sua rede permite que falhas sejam detectadas antes que prejudiquem o funcionamento do negócio. Com isso, análises como alteração comportamental, relatórios de projeção e níveis de alarmes se tornam imprescindíveis.

Essa é outra vantagem da gestão baseada em dados. Além do acompanhamento constante dos indicadores, com os dados disponíveis, o gestor em conjunto com os sistemas de monitoramento poderá realizar análises preditivas. Assim, com base no comportamento atual dos indicadores será possível realizar estimativas embasadas de valores futuros. Dessa forma, não sendo apenas uma boa prática, mas um estilo de gestão, sendo este primordial para decisões relativas a investimentos na infraestrutura  e na prevenção de falhas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Nesse sentido, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para a governança da rede.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 04/02/2022