Você já conhece o conceito de Indústria 4.0? Sobretudo, como isso pode afetar a sua empresa?

Inovação é a palavra-chave para empresas que almejam crescer cada vez mais. Portanto, é crucial a atenção ao mercado e aos impactos das mudanças tecnológicas, mesmo que em outras áreas. Diante desse cenário destacaremos conceitos como: 

  • Operação em tempo real – Controle em tempo real da produção de acordo com as informações que são recebidas. Agilidade na tomada de decisão, podendo contar com auxílio de tecnologias como: inteligência artificial, big data e aprendizado de máquina.
  • Modularidade – Alinhar a demanda com a produção. Buscar a flexibilidade dos processos produtivos. Assim, módulos podem ser acoplados ou descopados de acordo com a necessidade. Principalmente, possibilitando a realocação de recursos sem a necessidade de alterações complexas. 
  • Redes Inteligentes – Redes de dispositivos inteligentes, capazes de se comunicarem entre si e controlar suas atividades de forma autônoma. Bem como utilizando o IoT (Internet das coisas) ou o IIoT (Internet Industrial das coisas), junto a automação e novamente a inteligência artificial.  

Todos os itens citados acima fazem parte do que chamamos de Indústria 4.0. 

Você lembra o caminho que foi percorrido até chegar aqui?

EVOLUÇÃO ATÉ A INDÚSTRIA 4.0

A indústria 4.0 também pode ser chamada de quarta revolução industrial. Lembra dos principais conceitos em relação as 3 anteriores?

  • Primeira revolução industrial – Abordagem da mecânica nas indústrias. Principalmente, possibilitando a introdução dos motores a vapor.  
  • Segunda revolução industrial – A eletricidade chega com força total. Assim, impulsionando a produção em massa.
  • Terceira revolução industrial – Enfim chega a tecnologia da informação. Início da informatização e automação de processos.

A história mostra  que muitas das inovações referentes as revoluções industriais não ficaram restritas as manufaturas. Primordialmente, em se tratando da terceira revolução industrial. Com isso, vimos a invasão dos computadores nas empresas e nas casas. 

Você acha que será diferente com a indústria 4.0?    

ALÉM DA INDÚSTRIA

As mudanças já estão acontecendo. Não é por caso que só se escuta falar em transformação digital. 

A internet das coisas cada vez mais conecta todos os equipamentos “smarts”. Conforme possibilita análise de dados em tempo real. Sensores monitoram tanto o ambiente como a produção, possibilitando assim respostas rápidas a problemas e até mesmo respostas automatizadas.

O volume de dados gerados por uma empresa e de seus clientes é imenso. A análise desses dados e aplicação nas estratégias de negócio certamente é um diferencial. Sistemas utilizando inteligência artificial poderão utilizar esses dados para auxiliar na tomada de decisões. 

O cenário atual mostra como a tecnologia é crucial para as empresas. Acompanhar as evoluções demonstradas pode ser decisivo para futuro do negócio.

COMO AS EMPRESAS DEVEM SE PREPARAR

No primeiro momento, é importante avaliar as necessidades da empresa. Em relação à estratégia do negócio quais os pontos que podem ser aprimorados com o auxílio da tecnologia. 

A infraestrutura de rede é o meio de integração dos dispositivos smart e também o caminho para chegar a internet. Um dos conceitos mais importantes da indústria 4.0 é a análise de dados em tempo real. Decerto, a rede, que executa um papel tão importante, não pode ficar de fora. Portanto, é preciso garantir um sistema que garanta a visibilidade estratificada da rede e notificações em tempo real.  

Finalmente, após verificar os pontos de melhoria e investimento, criar um plano para atender as necessidades identificadas. Portando, definindo um prazo para que esse objetivo seja atingido. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Redes inteligentes é um conceito fundamental para indústria 4.0. Entretanto, ela só será inteligente se tiver visibilidade. Logo, um dos pré-requisitos para a entrada da sua empresa na nova revolução industrial é capacidade de monitorar e gerenciar a sua rede. 

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.