NOC ( Network Operation Center) também é conhecido por Centro de Operações de Rede. Tem como propósito monitorar a infraestrutura de redes a partir de um local estruturado. Assim sendo, nessa estrutura unem-se ferramentas específicas e profissionais especializados, com o objetivo de ter uma equipe mais eficiente e proativa. 

Com a transformação digital, a necessidade de uma infraestrutura de tecnologia de alta disponibilidade é cada vez maior. Em outras palavras, os dados das empresas não estão mais em papel e manter esses dados acessíveis e seguros é função do setor de TI. Nesse sentido, observa-se uma mudança contínua nos processos produtivos corporativos.

O setor de TI não pode ser visto mais como isolado ao restante do negócio. Devido ao envolvimento da tecnologia com o core business das empresas ser cada vez mais evidente. Desse modo, termos como: cloud, big data e IOT  são cada vez mais comuns em ambientes corporativos. Com isso, soluções que cuidam da saúde da rede são cada vez mais necessárias, entre elas, uma opção é a implantação de um NOC.

Uma característica em comum num centro de operações típico são os monitores em posição de destaque. Conforme apresentam os gráficos de desempenho com atualizações em tempo real. Assim propiciando a equipe técnica visibilidade do comportamento da rede.

Outra característica de um NOC está a ligada a segurança da informação. Assim como a detecção de possíveis ataques de negação de serviço e queda de disponibilidade. Segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ataques de negação de serviço crescem 90% em 2019.

Através dos gráficos e relatórios de performance, determina-se um padrão de comportamento do tráfego. Todavia, uma anormalidade nesse padrão pode ser um indicativo de ataque. Diante desse cenário, um alarme pode ser configurado para alertar a equipe técnica.

CENÁRIO

Imagine uma empresa de grande porte, com centenas de estações de trabalho. Entretanto, essa empresa não possui um NOC ou qualquer ferramenta de monitoramento. Qual será o perfil de atuação da equipe de TI dessa empresa?

A equipe será reativa, atuando sempre após o incidente. Enquanto serão sobrecarregados com chamados de baixa relevância. Além disso, o tempo de resolutividade se tornará cada vez mais alto. 

Assim, o TI, ao invés de ser proativo e participativo, ficará apenas apagando incêndios. Com o mundo conectado, o prejuízo por uma simples queda de conexão é alto. Nesse sentido o tempo é um recurso muito valioso.

Continuando o cenário, uma aplicação está consumindo muito recurso. Qual aplicação? A rede pode estar sofrendo um ataque. Qual a origem do ofensor? Uma política de QoS foi aplicada. Ela está funcionando?

Essas e muitas outras perguntas não podem demorar para serem respondidas. Primordialmente por poderem impactar nos resultados financeiros da empresa.

IMPLANTAÇÃO DO NOC

No primeiro momento é necessário otimizar a equipe de TI. Logo, esses colaboradores, além de possuírem o conhecimento específico da área, devem saber interpretar e manipular as ferramentas de monitoramento.

Dessa forma, entre as ferramentas que comporão o NOC, é crucial uma ferramenta poderosa de coleta de dados e de análise de tráfego. Em suma, essa ferramenta será responsável por gerar os gráficos e relatórios estatísticos da performance da rede. Em consonância com a necessidade da rápida detecção de problemas na infraestrutura.

Muitas empresas necessitam de monitoramento 24×7. Com isso, o NOC não pode parar e o monitoramento deve ser contínuo. Com esse intuito, alarmes podem ser configurados para que a equipe sempre seja informada em tempo real. Independentemente do dia ou horário do incidente. 

BENEFÍCIOS DO NOC

ABORDAGEM ATIVA

Com esse perfil, o time de TI, conseguirá agir preventivamente. Sobretudo, tornando a gestão da equipe mais eficiente. O uso proativo das ferramentas de monitoramento evitará que ocorra  o que foi descrito no cenário anterior. Afinal, a equipe de TI, terá recursos do NOC para que se antecipe ao problema.

REDUÇÃO DO DOWNTIME

Com a necessidade de estar conectado ao mundo, uma simples queda de conexão pode ser trágica para uma empresa. Certamente, ferramentas que contribuam na investigação das causas são bem-vindas. O NOC com as ferramentas de monitoramento dará acesso a relatórios importantes para esse fim.

ACOMPANHAMENTO EM TEMPO REAL

O NOC servirá como um centro de observação em tempo real cuidando da saúde da rede de computadores. Decerto, será um diferencial na disponibilidade dos sistemas e agilidade em sua recuperação.

RELATÓRIOS DE DESEMPENHO

Conforme dito anteriormente, a TI deve agir com foco no core business da empresa. Analogamente, relatórios são importantes para a criação do planejamento de governança. Assim como capacity planning, coordenação de políticas de uso e fornecimento de dados detalhados sobre a rede.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Um personagem central na montagem do NOC é a ferramenta de coleta de dados e de análise de tráfego. De modo que sem ela a equipe de TI não terá a visibilidade necessária para explorar todas as vantagens que um centro de operações poderá prover. 

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.