Atualmente, não param de crescer o número de aplicações que suportam a implementação em ambiente virtualizado. Desse modo, tornou-se uma necessidade natural de diversas empresas investir em uma infraestrutura adequada. Ou seja, adquirir equipamentos e softwares para hospedar tais soluções em seus respectivos data centers.

Antes de nos aprofundarmos no tema, vamos apenas recapitular de forma resumida do que se trata a virtualização.

A virtualização é uma tecnologia que permite emular serviços e recursos de diversas aplicações, compartilhando um determinado hardware.

Cenário

Vamos ilustrar de maneira breve a seguir:

Sua empresa possui quatro servidores físicos, cada um hospeda uma respectiva aplicação e utiliza um sistema operacional distinto. Contudo, cada máquina não atinge nem 20% da sua respectiva capacidade mesmo em horário de maior utilização. Assim acarretando “desperdícios” de recursos de hardware. Decerto, tais recursos que foram adquiridos nos servidores não estão sendo utilizados de forma satisfatória. Contudo, estão sendo comprometidos por aplicações de baixo consumo.

Com a virtualização, é possível, de acordo com o cenário, substituir os quatro servidores físicos por um apenas. Assim, emulando em máquinas virtuais, os respectivos sistemas operacionais e recursos. De acordo com as características de cada aplicação. Desta forma, é possível reaproveitar os demais servidores físicos para outras finalidades. Com o propósito de gerar economia de recursos para a empresa.

Um cuidado que precisamos tomar é em relação à gestão de recursos que serão utilizados pelas aplicações virtualizadas. Haja visto que a ideia central é otimizar a utilização do hardware e não causar o seu esgotamento. Diante desse cenário, é importante avaliar as características da aplicação, para que a sua virtualização não cause prejuízo ao restante do sistema. Em suma, é importante afastar o conceito de “solução mágica” para todas as situações, visto que cada cenário terá a sua própria especificidade.

Benefícios da Virtualização

Certo! Agora que recapitulamos o tema, vejamos alguns dos principais benefícios da virtualização a seguir:

Redução de custos

Conforme ilustrado no exemplo acima, além da otimização dos recursos dos servidores físicos, a virtualização acarreta ainda a diminuição de despesas. Assim sendo, também traz economia em relação ao ambiente físico necessário para manter os equipamentos em funcionamento, incluindo o consumo energético. 

Melhor Gerenciamento

Com um ambiente virtualizado é possível gerenciar melhor a utilização do hardware para as aplicações. Conforme aumenta ou diminui os recursos de hardware, tais como memória, CPU, dentre outros. Atualmente, as soluções de virtualização permitem que o administrador possa criar, remover e alterar máquinas virtuais de maneira simples e ágil. Proporcionando, assim, benefícios para a equipe técnica, sobretudo, com relação ao tempo necessário para atender as respectivas demandas da empresa.

Interoperabilidade entre os Fabricantes

Imagine a limitação de só poder comprar servidores físicos que servem apenas para atender as aplicações de um determinado fabricante. Todavia, sua empresa poderá comprar servidores físicos e utilizá-los independentemente do fabricante, através de máquinas virtuais. Esta sem dúvidas é uma grande vantagem da virtualização. Logo, ao invés de montar uma infraestrutura exclusiva para funcionamento com apenas um determinado fornecedor, sua empresa pode criar um ambiente com vários fornecedores. Em suma, montando um parque único.

Por estes e outros benefícios, é muito comum que as empresas invistam em soluções de virtualização para hospedar suas aplicações.

Virtualização da Rede

Outro conceito de virtualização que vêm sendo amplamente utilizado por diversas empresas, é o de virtualização da infraestrutura de rede.

Mas do que se trata a virtualização da infraestrutura de rede?

Em data centers é comum haver diversos ativos de redes. Assim como switches, roteadores, firewall, dentre outros.

De maneira semelhante ao caso que vimos acima sobre os servidores físicos, é o cenário onde temos somente os ativos de rede no formato em hardware. Portanto, limitando a expansão da infraestrutura, conforme características específicas dos equipamentos.

Ademais, a arquitetura outrora utilizada para a construção de equipamentos, não considera a evolução tecnológica das aplicações empregadas no mercado atual. Com isto, as possibilidades de expansão e melhorias na infraestrutura ficam limitadas. Certamente fazendo com que a empresa não possa acompanhar a evolução tecnológica.

Com base nestas evidências, tornou-se uma necessidade natural das empresas implementarem a virtualização da infraestrutura da rede.

A virtualização da infraestrutura de redes permite realizar a criação de ativos de rede em um ambiente virtualizado. Com isto, é possível realizar o gerenciamento de todos os ativos através de software.

Benefícios da Virtualização da Rede

Vejamos a seguir, alguns benefícios de virtualizar a infraestrutura da rede:

Aumento da segurança

Por característica pré-definida da arquitetura, as redes criadas são automaticamente segmentadas. Ao passo que impossibilita a troca de comunicação entre estas. Tal segmentação propicia uma segurança considerável. Assim sendo, descarta qualquer brecha para que ambientes que não tenham que se comunicar, assim o façam.

Criação de redes dinâmicas 

Com a virtualização, é possível criar redes virtuais de maneira dinâmica. Isto é, com os demais serviços necessários de acordo as necessidades da empresa. Logo, sem dúvidas, permite personalizar o ambiente de redes da empresa. Portanto, em um tempo consideravelmente menor do que se fosse uma infraestrutura completa baseada apenas em hardware.

Aumento da flexibilidade

De maneira similar a virtualização dos servidores físicos, a virtualização da infraestrutura de redes permite simular os mesmos recursos utilizados por equipamentos físicos em software. Uma rede com características específicas pode ser criada de maneira rápida e ágil.

Considerações Finais

Sem dúvidas, virtualizar uma infraestrutura, traz uma série de benefícios tecnológicos que devem ser considerados. Contudo, é fundamental conhecer o seu ambiente de redes.

Existem soluções de alguns fabricantes no mercado, que possibilitam virtualizar a sua infraestrutura. Entretanto, é importante ressaltar que apenas transportar um determinado hardware para o formato de software certamente não irá resolver todos os seus problemas. Sobretudo, o de gerenciamento do seu parque.

É fundamental que haja um mapeamento completo da sua rede, e que seja possível caracterizar todo o tráfego. Virtualizar a sua infraestrutura, sem ter total controle sobre o seu ambiente, além de não resolver o problema, pode aumentar ainda o nível de complexidade sobre o seu parque.

Por esta razão, a primeira etapa é conhecer primeiramente a sua infraestrutura. Bem como o tráfego que está sendo consumido. Assim como as aplicações utilizadas, as classes de serviço que estão configuradas, dentre outros parâmetros.

Tendo o controle total da sua infraestrutura de redes em suas mãos, sua empresa poderá com segurança usufruir dos benefícios de possuir um ambiente virtualizado. Ao mesmo tempo, com os recursos necessários, devidamente alocados, acompanhando a evolução tecnológica e propiciando a melhor experiência possível para os usuários.

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.