O cenário atual em que vivemos, é sem dúvidas, muito suscetível a ataques de indivíduos mal-intencionados que visam o acesso indevido não apenas causar prejuízos de viés financeiros, mas também para desonrar moralmente, diversas empresas sérias no mercado.  

Primeiramente, é importante recapitularmos, que não existe nenhum sistema de segurança que seja totalmente inviolável. Infelizmente, qualquer empresa, está sujeita a sofrer uma invasão, mesmo aquelas que possuem uma infraestrutura robusta de segurança da informação. 


Sua empresa pode dispor das melhores ferramentas de proteção de segurança, ter os melhores profissionais do mercado ou até mesmo, possuir os melhores equipamentos, que ainda, sim, não estará totalmente protegida. 
 

Quais são as medidas que a sua empresa pode adotar para reforçar os seus sistemas de segurança internos?  

REFORÇAR A SEGURANÇA DE ACESSO A RECURSOS

Capacitação técnica para os usuários finais

É um ponto que pode acabar não tendo tanta relevância como os demais, porém é imprescindível, ainda mais, se considerarmos o modelo de trabalho híbrido, onde os colaboradores estão, por vezes, conectados em serviços da empresa, por conexões remotas.  Essa capacitação deve ter como intuito demonstrar situações, onde os colaboradores podem sofrer tentativas de ataques e quais são as medidas que estes poderão utilizar a fim de se precaver.  

Proteger os dispositivos e aplicações de acesso indevido

A proteção dos aplicativos e dispositivos, é fundamental para garantir que os serviços da empresa, só serão acessados por dispositivos que possuam os mecanismos de proteção ativos ou que passem por um checklist de segurança previamente.   

Para tal, a empresa deverá dispor de ferramentas que visem garantir que apenas os dispositivos e aplicações homologadas, possam acessar os serviços respectivos da empresa. Isso, certamente, aumentará a camada de proteção da sua empresa, e evitará que dispositivos acessem os serviços internos da empresa.  

Infraestrutura atualizada 

A utilização de uma infraestrutura desatualizada, poderá ser facilmente uma brecha explorada por um hacker mal-intencionado. Por essa razão, é importante que toda a infraestrutura esteja atualizada. Outro ponto acerca desse tópico, são as estações de trabalho dos colaboradores. É importante que sistemas operacionais atualizados sejam utilizados.  

Quando uma determinada aplicação encontra-se em estado de “desatualizada” ela pode não estar mais suscetível a receber os “patches” de segurança, que aumentam os seus níveis de proteção, tornando muito arriscado a continuidade de sua respectiva utilização.  

Consultoria especializada de controle de acesso e segurança 

Caso seja necessário, avalie a possibilidade de contratar uma consultoria especializada em segurança da informação, de uma empresa confiável. Isso, poderá auxiliar a sua empresa a realizar um “Discovery” na sua infraestrutura, e identificar pontos de melhorias que deverão ser avaliados.

Tendo em vista que a tecnologia evolui rapidamente e isso dificulta o acompanhamento de todas as novas vulnerabilidades descobertas recentemente. Por essa razão, ter uma consultoria especializada nesse tema, poderá auxiliar a sua empresa, bem como apontar recomendações técnicas.  

Conforme o que vimos nesse artigo, a conclusão que chegamos naturalmente, é que infelizmente qualquer empresa está sujeita a sofrer uma tentativa de invasão através de um acesso não autorizado.   

Visibilidade do tráfego e acesso à rede 

Quando o assunto é segurança da informação, o tópico “tráfego da rede” é sem dúvidas, imprescindível. Por muitas vezes, a visualização de um tráfego suspeito, poderá evitar que a sua empresa seja alvo de um ataque bem-sucedido por um hacker.   

Com isso, é essencial que a sua empresa tenha visibilidade em tempo real sobre o tráfego da rede, bem como o que está sendo trafegado. Se pelo ponto de vista econômico, essa visibilidade já é muito importante, pois poderá auxiliar a sua empresa a otimizar recursos (como manter contratados, apenas os links de dados que forem necessários, por exemplo) pelo ponto de vista de segurança, é indispensável.  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 12/08/2022