Qual á importância dos relatórios? Quando citamos monitoramento de redes logo se pensa em gráficos. Decerto gráfico é uma ótima ferramenta para expressar dados. Como uma representação visual, favorece interpretações como tendências, sazonalidade ou simetria de dados. 

Porém, não é só com gráficos que teremos a visibilidade desejada. Portanto, em alguns cenários serão necessários o uso de relatórios. Principalmente, quando uma análise minuciosa for necessária. Assim como, por exemplo, numa situação de identificação da causa de um tráfego anormal.

Nesse artigo, iremos demonstrar uma configuração básica do relatório de dados brutos no TRAFip separado por etapas.

RELATÓRIO DE DADOS BRUTOS 

Relatórios de dados brutos fornecem estatísticas detalhadas para todos os fluxos coletados pelo TRAFip. Que, por sua vez, são processados diretamente sobre os dados brutos. Assim, permitindo a definição de filtros utilizando campos do Netflow e objetos do sistema.

ETAPA 1 – GERAR O RELATÓRIO DE DADOS BRUTOS 

Pode-se seguir dois caminhos para gerar o relatório.

Através da aba dados históricos, sub-aba relatórios, pasta dados brutos e opção novo relatório. Ou realizar o clique com o botão direito do mouse em cima de um gráfico e escolher a opção: relatório de dados brutos. Nesse modo, o gráfico já é selecionado como objeto e será oferecido além da opção de criação personalizada ou opções de relatórios pré-configurados como o “Tops IPs de origem”. 

Gerando relatório a partir do gráfico
Gerando relatório a partir do gráfico

ETAPA 2 – CONFIGURAÇÕES BÁSICAS 

Na tela de configuração personalizada é possível ajustar parâmetro como período de início, tipos de objeto, formato de saída, entre outros. Em tipos de objeto poderá escolher, por exemplo, sub-rede, e em objeto, a sub-rede que será analisada em específico. Posteriormente, escolhendo na opção, início dos dados, qual data será iniciada a análise. 

Na imagem seguinte, observamos os campos NetFlow que serão incluídos. Assim, cada campo será representado como uma coluna do relatório.

Configuração do relatório de dados brutos
Configuração do relatório de dados brutos

ETAPA 3 – FILTROS DO RELATÓRIO

Existem cenários que serão necessárias informações mais específicas. Um relatório com muita informação pode dificultar a análise. Para isso, existe a opção de filtros. Portanto, será possível determinar um ou mais campos específicos. Para que só apareçam no relatório aqueles que forem iguais ou diferentes a um determinado parâmetro. Por fim, basta realizar o clique no botão enviar para gerar o relatório.

Filtro do relatório de dados brutos

ETAPA 4 – VISUALIZAÇÃO DO RELATÓRIO

Em conclusão, teremos a visualização do relatório. Assim, com as colunas geradas a partir dos campos NetFlow. Entretanto, caso queira acrescentar um campo novo, poderá adicionar em campos do NetFlow. Desse modo, selecionando um disponível e clicando na seta para mover para selecionados.

Existem também as opções de tradução. Com isso, podendo especificar, por exemplo, a qual sub-rede pertence aquele IP. Além disso, pode clicar nas setas ao lado do IP destino ou origem para visualizar uma animação fluxo-a-fluxo.

Na última coluna encontra-se a opção detalhes. Nessa opção, podemos visualizar os detalhes dos fluxos capturados entre origem e destino. Detalhes estes como: número de bytes e flags TCP.

Visualização do relatório de dados brutos 
Visualização do relatório de dados brutos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir relatórios que proverão maior detalhamento para planejamentos na rede e nos negócios da empresa.

Pensando nisto, a Telcomanager disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.