A principal funcionalidade de uma infraestrutura de rede é suportar aplicações. Aplicações essas que se comunicam entre si. Assim, trocando mensagens ou arquivos através da infraestrutura e protocolos. Porém, a rede, como qualquer outro recurso, não é infinita. Logo, para manter uma infraestrutura saudável é importante conhecê-la. Ademais, identificar quais são as aplicações que estão funcionando na rede, quanto cada uma gera de tráfego e quem ou quais setores fazem uso dessas aplicações. Chamamos de “Relatório Top N” um relatório que foque exatamente nas “N” aplicações que mais estão utilizando a rede, por exemplo.

Portanto, para ilustrar essa necessidade seguem dois cenários:

CENÁRIO 1

Imagine uma empresa que possua vários setores. Contudo, diversos desses setores utilizam aplicações diferentes. Assim, a diretoria entendeu que parte do orçamento desses setores deveriam ser destinados ao setor de tecnologia da informação de modo a suprir a infraestrutura de redes.

Diante desse cenário, como seria feito esse rateio? Seria justificável que cada setor contribua com o mesmo valor? Mesmo com o conhecimento de que cada aplicação exerça uma carga diferente na rede? Mas, como verificar com precisão o tráfego exercido por cada aplicação?

CENÁRIO 2

Imagine uma empresa que necessita realizar uma auditoria sobre a sua infraestrutura. Sobretudo, é necessário justificar os investimentos feitos. Além de justificar, é essencial mostrar que os investimentos foram realizados nos lugares certos. Para uma empresa manter a sua saúde financeira não pode haver desperdício de recursos.

Com isso, como está o uso da infraestrutura atual pelas aplicações? É necessário um upgrade? As aplicações que estão exercendo grande carga na rede são relevantes para o negócio? Por outro lado, a infraestrutura pode estar sendo subutilizada e talvez seja necessário uma realocação de recursos. Contudo, como monitorar tudo isso?

Como visualizado, ambos os cenários terminaram com diversas perguntas. Perguntas essas que precisam ser respondidas. Para isso, utilizaremos dois relatórios do TRAFip: Top N e Top N Caracterizado. 

RELATÓRIO TOP N

Para acessar o relatório Top N, navegar em: Dados históricos > Relatórios > Pasta Top N.

Dentro da pasta Top N podemos optar por diversos tipos de objetos para visualização. Nesse exemplo iremos selecionar Aplicações.

Configuração do relatório Top N
Configuração do relatório Top N

A configuração do relatório é bem simples. Basta configurar o período que queira visualizar. Caso deseje buscar aplicações específicas poderá fazer uso do filtro. O relatório possui ainda opção de excluir fins de semana e configuração de intervalos de horário para evitar distorções. No cenário de um relatório recorrente poderá salvá-lo como template para não ter que repetir as configurações sempre que for usá-lo. 

A saída será um relatório de aplicações como mostrado abaixo:

Trecho do relatório Top N
Trecho do relatório Top N

O relatório organiza as aplicações em ordem decrescente. A ordenação é feita de acordo com o tráfego médio de cada aplicação.

RELATÓRIO TOP N CARACTERIZADO

Para acessar o relatório Top N caracterizado, navegar em: Dados históricos > Relatórios > Top N Caracterizado

Com esse relatório serão mostrados os Top N de entrada e de saída dos objetos do perfil de tráfego selecionado, dentro do período estimado. 

Na configuração abaixo observa-se o interesse nas top 3 sub-redes de maior tráfego médio. Em um período que ainda será escolhido. 

Configuração do relatório Top N Caracterizado
Configuração do relatório Top N Caracterizado

Para cada uma das sub-redes serão gerados dois gráficos. Gráficos esses que serão em relação ao tráfego das principais aplicações nas três sub-redes. Como mostra a imagem abaixo.

Gráficos em pizza do relatório Top N Caracterizado
Gráficos em pizza do relatório Top N Caracterizado

Separando cada setor por sub-rede, tem-se total conhecimento daqueles que geram maior tráfego e quais as aplicações mais usadas de cada setor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Em suma, fica praticamente impossível responder perguntas feitas, no cenário, sem a visibilidade da rede. O TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite determinar o quê, como, quando, onde e por quem sua rede está sendo utilizada.

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.