Recentemente vimos como um erro de configuração pode gerar um efeito cascata em toda uma infraestrutura. No dia 04/10/2021 uma importante empresa de tecnologia e mídias sociais teve os seus principais serviços interrompidos no mundo todo. A interrupção durou mais de 6 horas, atingiu bilhões de usuários e acarretou prejuízos altíssimos tanto para empresa quanto para clientes que utilizam os serviços como ferramenta de trabalho. 

Após reestabelecido os serviços, um dos executivos da empresa publicou a seguinte mensagem: “alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação”.

Até o momento não sabemos de mais detalhes sobre quais foram as configurações aplicadas. Porém, depois desse importante acontecimento não podemos deixar de falar da importância do gerenciamento de configurações. Principalmente no que tange a conformidade das configurações em relação às políticas de segurança da informação e de infraestrutura de TI.

Conforme o modelo FCAPS, “A gerência de configuração tem como propósito inventariar a rede. Desse modo descobrindo e monitorando as configurações dos objetos. Assim orquestrando mudanças de configurações de ativos com a agilidade devida em conformidade com as políticas da empresa.” 

As palavras-chave são agilidade e conformidade. Dessa forma, reduzindo a probabilidade de erros de configuração e proporcionando agilidade na restauração de configurações quando necessário. Para as definições abaixo utilizemos como exemplo as funcionalidades do CFGtool

POLICY COMPLIANCE

Manter a conformidade das configurações de equipamentos é crucial para a manutenção do bom funcionamento da rede e para as políticas de segurança da informação. Os equipamentos de rede não podem ter as suas configurações alteradas de forma indiscriminada.

Relatórios de policy compliance podem ser gerados para visualizar se dispositivos estão respeitando determinadas regras de configuração. As configurações de todos os equipamentos de rede podem ser verificadas simultaneamente. Dessa forma, as verificações serão baseadas em policys que, por sua vez, são baseadas em regras customizadas. Garantindo, assim, a conformidade com as políticas de infraestrutura.

O sistema de gerenciamento de configurações conseguirá armazenar versões de configuração dos equipamentos e compará-las com as configurações atuais em busca de mudanças não planejadas. Dessa forma, caso identifiquem mudanças não planejadas, poderão ser gerados alarmes. Os alarmes conseguem notificar o administrador por e-mail, SMS, Telegram ou trap SNMP. Mantendo o gestor informado sobre a conformidade da configuração dos equipamentos de rede.

RESTAURAÇÃO DE CONFIGURAÇÕES

Agilidade na recuperação em caso de configurações indevidas é crucial. Nesse sentido se faz necessário o backup de configurações. Com o CFGtool é possível armazenar todas as configurações de cada dispositivo na rede. Dessa forma sendo possível a consulta e a aplicação da última configuração válida de qualquer dispositivo monitorado pela ferramenta.

Com as configurações dos seus dispositivos armazenadas e versionadas, é possível escolher uma das versões como baseline. Com isso, selecionando uma das versões como ponto de restauração inicial de um dispositivo. Assim, provendo agilidade e assertividade na escolha da versão correta em cenários de restauração. 

Dessa forma garantindo total controle, visibilidade e organização sobre as configurações dos dispositivos da rede. 

CFGtool é uma ferramenta simples de usar e com ótimo custo/benefício. Com configurações remotas e rápidas garantindo a economia do seu tempo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A interrupção na sua rede além de prejuízos financeiros, poderá prejudicar também a reputação da sua empresa. A visibilidade e monitoramento da sua infraestrutura é aliada das boas práticas de governança, o que é crucial para atrair investimentos e novos clientes.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir maior agilidade e capacidade na antecipação de problemas.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.