Como está funcionando o seu backup? O volume de dados que as empresas necessitam transferir diariamente, sem dúvidas, é algo muito considerável, em alguns casos podendo ser até inestimável. São milhares de conteúdos, com diversos propósitos. Bem como cadastros de novos clientes, folhas de pagamento, previsões financeiras, dentre vários outros.

Se imaginarmos que cada departamento na empresa, possui suas necessidades específicas atreladas a uma rotina de tarefas, pode se tornar complexo imaginarmos qual seria a melhor forma de realizar o backup dos dados para todos os departamentos. Principalmente, sem consumir excessivamente os recursos tecnológicos.

Ainda, quando citamos tais recursos tecnológicos, é necessário assertividade no planejamento, de tal modo que a empresa não perca nenhuma informação, mas também, por outro lado, seja eficiente em relação aos recursos computacionais.

Com isso, qual é a melhor forma de realizar o backup de dados para a sua empresa?

Por onde devemos começar para organizar as rotinas de backup?

É sobre esses temas, que abordaremos nesse artigo.

ROTINAS DE BACKUP

Primeiramente, quando falamos de backup de dados a primeira compreensão que necessitarmos ter é bem simples, mas vamos recapitular.

O backup de dados, possui como intuito, armazenar cópias de segurança dos conteúdos digitais gerados pela empresa. Essas cópias podem ser armazenadas em servidores de backup, mídias externas ou até mesmo em nuvem. 

Com isso, para organizarmos corretamente uma rotina de backup de dados, é necessário verificar algumas etapas. Vejamos a seguir:

Conteúdo que será armazenado 

Para que os backups possam ser bem-sucedidos, é necessário que sejam avaliados quais serão os conteúdos que deverão ser armazenados. Essa etapa é muito importante, pois deve ser possível categorizar cada tipo de conteúdo. Bem como sua respectiva criticidade. Além disso, deve ser filtrado durante esta etapa, todos os conteúdos que não necessitam ser armazenados em uma rotina de backup, seja por não possuírem relevância ou por já se encontrem sob uma rotina de backup específica.

Tamanho dos conteúdos

Dado que sabemos quais serão os conteúdos que deverão ser armazenados, é essencial que seja possível estimar o tamanho do conteúdo que será armazenado. Isso auxiliará a equipe técnica da empresa, a identificar se com os recursos computacionais existentes, é possível armazenar ou não os conteúdos.

Tempo de retenção do backup 

Tendo as informações a cerca dos conteúdos a serem armazenados e o tamanho respectivo necessário, é fundamental que saibamos qual será o tempo de retenção necessário. O tempo de retenção poderá variar conforme a categoria de aplicação que será utilizada. Bem como o serviço prestado pela empresa. É importante avaliar esses parâmetros, inclusive, os que não forem técnicos a fins de que seja possível atender integralmente todas as condições necessárias.

Métodos para realizar o backup 

Essa etapa deve definir quais serão os métodos utilizados pela empresa para realizar o backup. Muitas empresas podem optar em utilizar backup através de servidores físicos dedicados, mídias externas ou podem escolher soluções de armazenamento em nuvem. Seja qual for o método a ser escolhido, deve ser avaliado se estes atendem as políticas de segurança da informação da empresa, bem como as necessidades tecnológicas.

Monitoramento de backup 

É importante que as empresas definam políticas de rotinas de backup, com o intuito de garantir que determinado backup possam ocorrer conforme necessidade da empresa, respeitando a criticidade dos serviços envolvidos. Sistemas como o TRAFip e SLAview que garantem a visibilidade da rede poderão ser utilizados para acompanhar se as rotinas de backup estão funcionando corretamente. Bem como gerar notificações caso aconteça algum problema. Saiba mais nesse artigo: https://www.telcomanager.com/blog/qual-e-a-rotina-de-backup-da-sua-empresa/

Política para a recuperação dos dados através do backup 

Por fim, é necessário que seja definido previamente, como as recuperações dos dados ocorrerão e sob quais condições as mesmas deverão ser aplicadas. Essa etapa, é imprescindível, pois se não houver uma política adequada para a recuperação da base de dados, poderá ocorrer uma demora significativa para a recuperação de um determinado serviço.

ARMAZENAMENTO DE BACKUP

Como pudemos observar acima, para que um backup possa ser feito adequadamente existem diversas etapas que devemos nos atentar. Com relação aos métodos para realizar o backup, vejamos na sequência duas das principais maneiras que podem ser utilizadas para armazenamento de um backup.

Utilização de servidores físicos 

Em diversos casos, as empresas podem optar em utilizar servidores físicos dedicados em seus respectivos data center para o armazenamento dos backups. Essa forma permite que a empresa possa restringir consideravelmente o acesso aos conteúdos armazenados, tendo em vista que o acesso respectivo aos servidores poderá ser concedido apenas localmente.

Utilização de servidores em nuvem  

Muitas empresas optam em realizar os seus respectivos backups através de aplicações em nuvem. Com isso, são definidos pela equipe técnica, quais são os conteúdos que deverão ser armazenados na nuvem.

O ambiente em nuvem certamente, possui diversos benefícios tecnológicos para o armazenamento como a questão da escalabilidade, ou seja, a sua empresa possuirá condições de aumentar ou diminuir os tamanhos de armazenamentos a serem disponibilizados facilmente.

Entretanto, se por um lado, esse método de backup parece ser mais prático e vantajoso, por outro lado, algumas variáveis devem ser observadas pela equipe técnica. Principalmente no aspecto relativo à segurança, como as políticas do fornecedor do serviço de nuvem. Todas as condições devem atender integralmente a política de segurança da informação da empresa, bem como serem aplicadas na prática.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base nas informações que vimos no decorrer deste artigo, constatamos que o backup de dados é de suma importância para a continuidade dos negócios de qualquer empresa. Considerando ainda, o cenário atual em que vivemos de ameaças cibernéticas, a realização de backup se tornou ainda mais crítica e deve ser cada vez mais considerada pelas empresas. Portanto, garantir o seu correto funcionamento é fundamental.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir maior agilidade e capacidade na antecipação de problemas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.