O TRAFip é um sistema de monitoramento de tráfego. O monitoramento é realizado a partir da coleta de dados provenientes de protocolos que organizam os pacotes de rede em fluxos. O NetFlow da Cisco é o mais conhecido dentre os protocolos que realizam essa tarefa. Porém, o TRAFip é um sistema multivendor, logo possui suporte aos demais protocolos que realizam funções semelhantes, como o sFlow, o jFlow e dentre outros.

O TRAFip realiza a sumarização dos dados coletados e expressa os resultados em gráficos e relatórios com extrema riqueza de detalhes. Segue abaixo, alguns dos diversos exemplos de saídas que o TRAFip pode proporcionar:

Gráfico do tráfego de aplicações em relação ao tráfego de origem de uma sub-rede
Gráfico do tráfego de aplicações em relação ao tráfego de origem de uma sub-rede
Trecho do relatório de dados brutos
Trecho do relatório de dados brutos

Assim, o acesso não será apenas a dados relativos a tráfego absoluto, mas também ao tráfego estratificado. Dessa forma, a visibilidade do tráfego será completa, para cada bit que trafega pela sua rede, você saberá a origem, o destino e o conteúdo.

CASO DE USO 

Nesse caso de uso, iremos contar a história de um provedor que não tinha a visão correta do tráfego da sua rede, também iremos falar sobre o impacto causado quando TRAFip foi implantado para monitorar o tráfego dos seus clientes. O impacto foi imediato, tanto em relação aos custos, quanto em relação à experiência de seus clientes.

Mas, como isso aconteceu?

Como o provedor não possuía visibilidade ele não conhecia a distribuição de tráfego em relação aos seus links contratados. Com o TRAFip é possível visualizar a distribuição do uso dos links em relação aos ASNs. Com isso, identificando quais sites e serviços de internet eram mais acessados. Foi uma surpresa, quando foi constatado que mais de 70% do consumo do link de dados eram para serviços que possuíam CDNs.

CDNs, são servidores distribuídos de maneira geográfica, que possuem o objetivo de proporcionar conexão mais rápida para os usuários. Ou seja, as CDNs permitem que os usuários se conectem a servidores mais próximos fisicamente a sua localidade. Assim, garantindo melhor experiência ao usuário. Além de proporcionar uma redução relevante no uso dos links que o ISP contrata para conectar os seus clientes à internet. 

Os principais serviços de internet possuem CDNs, como, por exemplo, o Google e a Netflix. Os ISPs podem solicitar esses servidores junto às empresas mediante ao cumprimento de requisitos de tráfego. Com o TRAFip, o ISP conseguiu identificar quais CDNs ele poderia solicitar e com isso reduzir os custos dos seus links pagos.

Com a redução no uso de links contratados a economia para esse ISP foi em torno de R$ 30.000.00 mensais. Além de economizar um valor bastante significativo, com os servidores mais próximos de seus clientes, houve grande melhoria na experiência dos usuários em relação aos serviços mais acessados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O TRAFip, além de um sistema de monitoramento de tráfego, é fundamental para auxiliar a governança da sua empresa. Considerando a importância do tráfego de rede como recurso, é crucial ter visibilidade completa de como esse recurso é utilizado. Tenha visibilidade completa de como esse recurso é utilizado.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para a governança da rede.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 21/01/2022