É inegável que as necessidades tecnológicas das organizações no decorrer dos anos, sofrem mudanças constantes. Novas maneiras de gerar negócios surgem, e adaptar o ambiente tecnológico para isso, é sem dúvidas, essencial para a continuidade de qualquer empresa.

Um exemplo disso, é que muitas das reuniões que eram realizadas presencialmente, passaram a ocorrer de maneira remota através de videoconferência, onde os usuários podem se reunir em qualquer lugar do mundo.

O fato é que se as empresas não atualizarem suas respectivas soluções tecnológicas, será cada vez mais difícil ter sucesso no fechamento de novos negócios, bem como poderá ocorrer, perda de espaço no mercado para os concorrentes.

Com isso, como adequar a infraestrutura da sua empresa para atender as necessidades dos clientes?

PONTOS DE ATENÇÃO

Primeiramente, é importante compreendermos que existem alguns pontos que são essenciais a qualquer empresa, para poder desempenhar suas respectivas atividades.

Vejamos a seguir alguns desses pontos:

Segurança 

A segurança, é sem dúvidas, imprescindível para qualquer organização. Para tal, é necessário identificar se atualmente a sua empresa conta com os mecanismos necessários ou se faz necessário algum mecanismo adicional para proteção dos dados. Com isso, vejamos alguns pontos que devem ser analisados internamente:

Quais são os mecanismos utilizados atualmente para prevenção contra ataques de hackers?

Como os dados dos clientes são armazenados?

Quais são as políticas de backup e restauração dos dados para o caso de uma eventual intervenção? 

Ter o perfil do cliente mapeado 

Para que a sua empresa possa adaptar o seu parque tecnológico de modo a atender as necessidades dos seus clientes, é essencial, que o perfil do seu cliente(alvo) seja mapeado corretamente. Para tal, algumas perguntas abaixo podem ser verificadas e respondidas internamente:

A nossa solução é desenvolvida para atender um nicho de mercado em específico? Os nossos clientes entram mais em contato por telefone ou e-mail?

Qual a forma que os nossos clientes adotam para realizar compras com a nossa empresa? 

 Investir em corpo técnico

Para que os clientes possam ser captados e bem atendidos, sem dúvidas, é necessário que haja um investimento em corpo técnico. Esse investimento pode ser tanto na capacitação técnica dos colaboradores existentes, como também na contratação de novos colaboradores. 

Agora que vimos alguns pontos importantes as organizações, vamos compreender algumas das formas que sua empresa poderá adotar para adequar a infraestrutura, visando atender as oportunidades:

ADEQUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA

Tenha o inventário do seu parque tecnológico 

Antes de qualquer novo investimento, é fundamental que a sua empresa tenha em mãos, todos os custos referentes à sua infraestrutura atual, bem como se estes, se justificam ou não. Os gastos desnecessários, certamente, além de causar prejuízos financeiros, também dificultam a alocação correta dos investimentos em recursos necessários. Vejamos, a seguir alguns exemplos:

Existe a necessidade de manter os links de dados contratados atualmente? Se sim, é possível identificar corretamente como esses estão sendo utilizados

Os custos relacionados à manutenção e atualização dos equipamentos atuais no data center se justificam ou a migração para uma nuvem pública (parcial ou total) teriam preços mais atrativos?

Planeje a sua solução como se fosse o cliente 

Se colocar no lugar do cliente na etapa de planejamento, é um excelente exercício para identificar quais são as lacunas técnicas, que necessitam porventura  ser preenchidas. Desta forma, vejamos alguns cenários de exemplo:

 Cenário 1 – “O meu cliente utiliza aplicações que demandam recursos computacionais elevados em determinados períodos”. Sugestão de ação: nesse caso, seria importante avaliar se não faria mais sentido migrar as aplicações utilizadas por tal cliente para a nuvem, com o intuito de diminuir custos e possibilitar a elasticidade de recursos necessários.

 Cenário 2“O cliente quer utilizar recursos computacionais elevados sob demanda em aplicações, porém, exige que determinados arquivos não fiquem armazenados em nuvem pública”. Sugestão de ação: para esse cenário, analisar e propor um ambiente híbrido (ou seja, com recursos em nuvem pública e outros recursos on-premisses) pode ser uma excelente forma de adaptar a infraestrutura com as necessidades.

Cenário 3“O meu cliente não sabe quando necessita contratar novos recursos (links de dados, servidores, equipamentos) ou reduzir os recursos existentes”. Sugestão de ação: nesta situação, auxilie o cliente de forma proativa (através de informações técnicas extraídas de ferramentas) sobre como está o consumo dele para os recursos tecnológicos existentes. 

Cenário 4“O meu cliente não possui tempo hábil para enviar e-mails para abertura de tickets”. Sugestão de ação: identifique qual seria a mídia preferencial dos seus clientes para a interação com o suporte técnico de sua empresa. Por vezes, o cliente não consegue parar para enviar um e-mail com todas as informações solicitadas em um formulário (por exemplo), entretanto, caso haja um portal de abertura de tickets ou uma ferramenta que possibilite ele abrir de forma mais rápida e instantânea, além de auxiliar o seu cliente, você poderá ter também, um controle maior das ocorrências, do que apenas uma interação por e-mail.

Acompanhe periodicamente as necessidades dos clientes e peça feedback 

Como falamos no início deste artigo, as necessidades tecnológicas das empresas sofrem alterações constantes no decorrer dos anos. Por isso, é imprescindível que a sua empresa acompanhe juntamente ao departamento comercial, as necessidades dos clientes (o que eles mais pedem ou precisam) e peça feedback.  

Os feedbacks, por mais que nem sempre sejam com o cunho de elogiar, possuem um papel importante no sentido de alertar a sua empresa sobre o que pode ser melhorado para não apenas reter os clientes atuais, mas também para captar novos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar, adaptar a infraestrutura para atender as necessidades dos clientes, requer um planejamento estratégico de ações, que visam preencher as lacunas técnicas de acordo com que os clientes necessitam.

Ter esta visão e a pôr em prática, é fundamental para que qualquer empresa possa continuar desenvolvendo suas atividades, bem como garantindo a qualidade necessária na prestação dos seus serviços para os clientes. 

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para a antecipação de problemas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 14/01/2022