Vivemos em uma época, onde as empresas passam por um desafio muito grande, garantir um gerenciamento eficiente dos recursos contratados, e, simultaneamente, manter uma infraestrutura atualizada e segura.

No decorrer dos anos, o departamento de TI vem tomando cada vez mais um papel de destaque nas empresas, peça-chave para a continuidade do negócio.

Entretanto, se por um lado a importância do departamento de TI aumenta, por outro, as responsabilidades cada vez mais crescem, e saber conciliar com tudo isso, não é uma tarefa das mais fáceis, pelo contrário, é difícil.

Ainda, sem contar o fato, de que as cobranças relativas à otimização de recursos e consequentemente, na redução de custos se torna cada vez mais eminente entre o mundo corporativo.

Com isso, como otimizar recursos e propiciar uma governança de TI eficiente?

OTIMIZAR RECURSOS

É sobre este tópico, que iremos abordar neste artigo.

Inicialmente, vejamos a seguir alguns eventos que elevaram consideravelmente o papel do departamento de TI nos últimos anos:

Crescimento das tecnologias atuais 

A inserção de novas tecnologias no contexto atual, faz com que as empresas necessitem da equipe técnica de TI não apenas para um posicionamento técnico, como também para uma visão estratégica, de como tal tecnologia poderia ser aplicada conforme a infraestrutura existente, visando atender a estratégia de negócio da empresa. 

Pandemia da Covid-19 

A pandemia, fez com que a equipe de TI tivesse que em um período muito curto de tempo, reunir todos os esforços necessários, para que os colaboradores pudessem trabalhar em suas respectivas casas, sem que isso comprometesse a segurança e a qualidade do trabalho. 

Aumento nos números de ataques cibernéticos

O crescimento considerável dos ataques cibernéticos nos últimos anos, fez com que diversas empresas tivessem que reavaliar por completo sua infraestrutura, no que se refere a Segurança. Cada vez mais novos  ataques vêm tomando proporção, e isso faz com que a equipe técnica necessite estar sempre alerta e acompanhando.

De maneira resumida, a equipe de TI necessita enfrentar constantemente os seguintes desafios: manter a infraestrutura atualizada, reduzir custos desnecessários, aumentar a segurança da informação, atender os requisitos do negócio e apoiar os usuários constantemente.

Sem dúvidas, podemos concluir, portanto, que o departamento de TI possui uma atribuição imprescindível e essencial para a continuidade do negócio de qualquer empresa.

Dessa maneira, vejamos a seguir alguns dos tópicos relacionados a uma governança de TI eficiente, que fazem parte da atual conjuntura das empresas no que se refere a administração tecnológica:

GOVERNANÇA DE TI

Política de segurança da informação

Este é o principal tópico, e os demais deverão estar contidos neste. A política de segurança da informação é imprescindível, pois ela norteará todas as ações relativas ao uso de ferramentas da empresa, como também as responsabilidades de cada colaborador. 

Nesse contexto, cada colaborador deve acessar os serviços da empresa somente nos dispositivos homologados para tal, devendo ser restritos quaisquer outros acessos que sejam de origem de dispositivos terceiros. 

Tais dispositivos homologados, deverão também, estar descritos no documento que evidencie a Política de Segurança da Informação da empresa. Ainda, neste documento, deverão conter respostas a diversas perguntas, como, por exemplo:

Quais são os aplicativos que posso utilizar e quais não possuo tal direito?

Como posso acessar os serviços da empresa e com quais credenciais?

Em que diretórios, deverão ficar armazenados os arquivos corporativos?

Controle de custos 

Em um ambiente corporativo, se torna muito difícil realizar um controle de custos eficiente, utilizando-se apenas de meios manuais. 

Além de tomar um tempo considerável de um colaborador que poderia estar desempenhando outras atividades importantes, a análise manual é sem dúvidas, sujeita a erros consideráveis, e não acompanha em tempo real as atualizações. 

Por esta razão, é muito importante que a sua empresa possua ferramentas que auxiliem no controle de custos, e permitam identificar as informações relativas a tais, como por exemplo:

Quanto cada departamento da empresa está consumindo em telefonia e dados?

Se faz necessário a utilização de todos os links de dados existentes?

Quais são as aplicações que os usuários estão utilizando e consomem mais dados?

Gerenciamento dos ativos 

É imprescindível que a equipe técnica de TI, possua um gerenciamento de todos os dispositivos que estão sendo utilizados pelos usuários. Nesse aspecto, se faz necessária a utilização de políticas que definam regras e privilégios de acesso para cada colaborador conforme o seu perfil.  Com isto, vejamos alguns pontos que necessitam estar inclusos:

Quantos e quais dispositivos corporativos estão sendo utilizados atualmente pelos colaboradores?

Os dispositivos se encontram atualizados em suas respectivas versões?

Existe alguma solução atual que permita visualizar em tempo real os dispositivos que estão sendo utilizados?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar no decorrer desse artigo, as necessidades atuais tecnológicas somadas aos desafios de manter uma governança eficiente, geram uma demanda elevadíssima nas equipes técnicas de TI de qualquer empresa.

A tecnologia evolui muito rapidamente e acompanhá-la, certamente, é um grande desafio para todas as empresas no nosso cenário atual. Novas funcionalidades e recursos passam a cada vez mais serem exigidos por clientes, e atender tais demandas requer um acompanhamento constante entre as áreas envolvidas da empresa, bem como um planejamento.

Um planejamento eficiente deve se atentar em atender as necessidades comerciais e estratégicas da empresa, porém, deve contemplar, sem dúvidas, todos os elementos necessários para garantir uma administração tecnológica apropriada.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para a governança da rede.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.