Vivemos em uma época em que cada vez mais as empresas estão migrando suas respectivas aplicações para a nuvem. 

Isso, dentre outras razões, deve-se ao fato de que a nuvem propicia diversos mecanismos importantes tanto para a elasticidade como aspectos relacionados à manutenção.

A migração dos colaboradores para o modelo de trabalho home-office, certamente propicia uma maior adoção aos serviços em nuvem, pois nesse modelo, os usuários podem estar trabalhando de qualquer lugar, bastando apenas uma conexão estável com a Internet.

Diante desta atual conjuntura, ainda vale a pena manter ou contratar links de dados LAN to LAN?

É viável cancelar os links de dados LAN to LAN existentes e focar apenas na transição dos serviços para a nuvem, com os usuários conectando-se via Internet?

É sobre esse tópico, que iremos abordar nesse artigo.

Inicialmente, vamos de maneira resumida, entender um pouco mais sobre onde se aplica cada cenário:

1)      Links LAN to LAN – esses links possuem o intuito de interligar localidades específicas. Normalmente, esses links são utilizados para conexão entre matriz e filiais, bem como, para o estabelecimento de chamadas de voz sobre IP. 

2)      Nuvem pública – A nuvem pública tem o propósito de conectar os usuários a aplicações, plataformas ou infraestrutura independentemente da localidade geográfica onde estes se encontrem. Com isso, os usuários poderão conectar nos respectivos serviços através da Internet.

Agora que vimos de maneira resumida onde se aplica cada cenário, é importante compreender que a decisão por manter links de dados ou migrar todos os serviços para a nuvem, não impacta apenas em uma questão técnica de arquitetura, como também pode significar uma alteração de custos.

Podem existir casos, onde as empresas decidam manter recursos hospedados em nuvem pública como também outros cenários, que ainda se faça necessário, a utilização de links para determinadas localidades.

Entretanto, como saber qual opção que melhor se enquadra para a sua empresa?

Vejamos a seguir alguns pontos que permitirão auxiliar a sua empresa com relação a esse questionamento.

ANÁLISE DE CENÁRIOS

Onde estão hospedadas as aplicações utilizadas pela sua empresa?

Esse ponto é fundamental para que a sua empresa possa avaliar se de fato, faz sentido manter ou não os links LAN to LAN. As aplicações se encontram hospedadas em servidores físicos on-premises ou já se encontram na nuvem? Como os usuários acessam tais aplicações? É utilizado VPN ou alguma outra forma de acesso remoto com segurança?

Aplicações com criticidade elevada

Dependendo da aplicação utilizada na empresa ou até mesmo da importância dela, respectivamente, a migração para a nuvem pode não ser a melhor opção, sendo mais adequado a utilização de links LAN to LAN em uma rede privada. 

Existência de aplicações que não permitam serem migradas 

Em alguns casos, podem existir aplicações que necessitem ser integradas através de uma rede privada, por diversas questões, como segurança, por exemplo. E por esta razão, os links LAN to LAN privados podem ser mais adequados para esses cenários. 

Meios de comunicação utilizados pela empresa 

Os usuários na empresa utilizam a comunicação baseada em uma aplicação na nuvem ou utilizam alguma solução instalada localmente no data center da empresa?  

Além desses e outros pontos, é fundamental que a empresa tenha em mãos, todas as informações técnicas que justifiquem qualquer tomada de decisão. É exatamente, nesse tópico, que muitas empresas podem encontrar dificuldades para não apenas executar uma ação, como também planejá-la corretamente.

Com isso, consideremos a seguir, algumas das principais dificuldades encontradas pelas empresas para planejar as suas respectivas ações e algumas das soluções que podem ser adotadas:

DESAFIOS A SEREM SUPERADOS

Ausência de ferramentas que tragam as informações necessárias 

É muito comum as empresas acabarem contratando recursos de rede além dos que são necessários para o seu respectivo ambiente. Isso além de gerar desperdícios financeiros para a empresa, dificulta sem dúvidas, qualquer planejamento que vise uma nova ação.

Para esse caso, é fundamental que a sua empresa disponha de uma solução que permita entregar informações através de dados precisos, sobre o consumo real dos links de dados. Isso permitirá não apenas ter uma visão geral sobre se está ocorrendo ou não desperdícios, como também auxiliará em quaisquer planejamentos.

Falta de capacitação técnica 

A tecnologia evolui rapidamente em um intervalo muito curto de tempo. Isso ocasiona, em diversas empresas, uma dificuldade considerável para acompanhar a evolução tecnológica.  

Por essa razão, é fundamental que a sua empresa invista em treinamentos e capacitações técnicas, que propiciem garantir sempre uma atualização tecnológica para toda a sua equipe técnica, bem como permita que ela esteja apta a avaliar novos cenários tecnológicos, conforme necessidades da própria empresa.

É importante observarmos, que a migração para a nuvem não acarreta necessariamente na exclusão da necessidade de a empresa ter os links LAN to LAN. Entretanto, é essencial para qualquer empresa, que seja avaliado sempre as necessidades atuais, com os seus respectivos custos.

Desse modo, por exemplo, se a transição para a nuvem poderá acarretar em economia de recursos, é fundamental que a empresa possa ter a ciência, bem como avaliar todos os cenários possíveis, antes de decidir.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme pudemos observar no decorrer desse artigo, cada empresa poderá possuir uma necessidade particular específica, por isso antes de realizar qualquer ação é imprescindível um estudo prévio e um plano de ação bem estruturado e organizado. 

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para a tomada de decisões.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 04/03/2022