Se há algo que o ano de 2020 nos ensinou, é que uma das chaves para manter os negócios em funcionamento de qualquer empresa é a modularidade que a mesma deve possuir ao lidar com cenários adversos.

Neste contexto, diversas soluções e aplicações que anteriormente eram opcionais para várias empresas, se tornaram necessárias para a continuidade de suas atividades.

Houve uma mudança brusca. Portanto, não se teve um tempo necessário para o planejamento. Diversas empresas tiveram que adotar medidas sem ao menos ter um mapeamento adequado de sua infraestrutura.

Somado aos desafios que o ano nos trouxe, a evolução da tecnologia nos conduziu para diversas vertentes que deverão ser ainda mais exploradas no decorrer dos próximos anos.

Vejamos a seguir algumas destas:

Internet das coisas (IoT) 

Existe uma tendência natural de cada vez mais, as empresas implementarem soluções baseadas em IoT. Imagine que em um ambiente onde diversos dispositivos necessitam estar conectados simultaneamente. Logo, uma rede estruturada, irá fazer toda a diferença para que a solução funcione adequadamente.

Proteção contra ataques cibernéticos 

Sem dúvidas, este é um tópico de extrema importância. Cada vez mais as empresas irão precisar reforçar suas defesas contra possíveis ataques que venham a comprometer sua segurança. Durante a pandemia do COVID-19, diversas empresas foram alvos de ataques que trouxeram muitos transtornos e em alguns casos até mesmo prejuízos.

Inteligência artificial

Com o intuito de automatizar processos as empresas tendem a adotar soluções baseadas em IA (Inteligência artificial). Assim, permitindo reduzir custos e acelerar os respectivos atendimentos dos clientes. Um exemplo que costumamos ver com frequência é a utilização de “chat bot” para tratamento de uma determinada demanda, desocupando desta forma a necessidade de ter um profissional humano atuando diretamente.

Com base nos tópicos que vimos acima, como podemos preparar a nossa infraestrutura para tantos desafios?

Obviamente que devido à complexidade de cada tópico, é necessário analisar cada cenário individualmente. Porém, vejamos a seguir alguns questionamentos importantes que podem ser feitos.

Sua empresa possui um inventário que identifique todos os dispositivos respectivos? 

É muito importante que a sua empresa tenha um inventário que contenha todos os elementos do parque. A utilização de equipamentos que não estejam sendo identificados dentro de um inventário, pode além de prejudicar o funcionamento da sua rede dar “brechas” para que hackers possam realizar ataques cibernéticos.

Existe algum mapeamento que identifique como está o status de cada dispositivo da sua rede?

Evidentemente uma manutenção preventiva deve ser capaz de identificar o status de cada dispositivo, bem como o seu real funcionamento. Entretanto, sabemos que problemas técnicos em equipamentos podem ocorrer em horários diversos. Por esta razão, uma ferramenta que visualize em tempo real o status de cada dispositivo é fundamental para que sua equipe técnica possa identificar problemas com antecedência e corrigi-los em tempo hábil.

Os seus dispositivos atuais (switches, roteadores, firewall, dentre outros) se encontram atualizados e com suporte vigente do fabricante?

É importante que os seus equipamentos e demais soluções existentes se encontrem atualizadas e com o suporte vigente do fabricante. Isto não apenas poderá propiciar um funcionamento mais eficiente do seu parque como um todo, mas também, permitirá que o fabricante, caso identifique alguma nova brecha de segurança possa corrigi-la em uma atualização. Os dispositivos que não são atualizados e que também não possuem suporte vigente do fabricante poderão disponibilizar mais brechas para atuações de hackers. Bem como, impactar no funcionamento do seu ambiente de dados.

É possível identificar o tráfego atual da rede de sua empresa?

A identificação de tráfego é essencial, pois não apenas permitirá que a sua equipe identifique os pontos de melhoria, como também a detecção de algum tráfego suspeito além da realização das ações necessárias. Em uma rede IoT é ainda mais importante conhecer tráfego da rede. Logo, dependendo da aplicação a mesma poderá não funcionar adequadamente.

Existe uma política definida para as soluções utilizadas baseadas em cloud e como estas irão interagir com o seu ambiente on-premisses?

Este tópico, por diversas vezes pode passar despercebido, porém quando tratamos de soluções em nuvem que utilizam ou compartilham recursos de um ambiente privado, é importante que haja políticas definidas. Além da política interna, é importante consultar o fabricante no que se refere às melhores práticas possíveis de segurança para a determinada solução. Caso a solução seja puramente em nuvem, ainda assim é importante identificar se a mesma atende os requisitos mínimos de segurança para o seu ambiente.

Sua empresa possui padrões que definam os privilégios dos usuários às aplicações?

É importante definir e limitar os privilégios de cada usuário. Isto permitirá evitar acesso a dados não autorizados por parte dos usuários. Bem como irá dificultar que hackers tenham acesso às informações confidenciais da empresa através do uso de Engenharia social ou outras técnicas.

Sem dúvidas, ter uma infraestrutura de rede adequada é fundamental para manter em funcionamento todas as aplicações necessárias, entretanto, não basta apenas possuir os melhores equipamentos.

Ter o mapeamento total da sua infraestrutura, não é apenas propiciar um consumo eficiente dos seus recursos, mas também se trata de preservar o funcionamento correto de toda a sua operação. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma complementar de buscar a prevenção de problemas que possam causar a queda de serviços da rede.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.