Que o tema cibersegurança já faz parte das necessidades do mercado atual para as empresas, isso ninguém tem mais dúvida.

As empresas cada vez mais necessitam reforçar seus sistemas internos. Sobretudo, aplicando restrições de acesso ao ambiente interno e adequando as suas políticas periodicamente, a fim de implementar sempre as melhores e mais atuais práticas de segurança.

Nesse aspecto, quando os colaboradores estão trabalhando dentro de um ambiente totalmente gerenciável se torna, naturalmente, mais fácil para a equipe técnica realizar o devido controle. Principalmente, no que se refere à segurança dos dispositivos utilizados. Bem como a rede utilizada.  

Porém, devido à pandemia do novo coronavírus, diversas empresas adotaram o home-office para a totalidade dos seus colaboradores. Isso, obviamente fez com que diversas empresas “perdessem” o controle total dos dispositivos utilizados. Bem como da rede utilizada.

Diversos usuários passaram a utilizar seus próprios dispositivos para desempenhar suas tarefas. Assim, fazendo com que dados confidenciais fossem trafegados por sistemas operacionais não atualizados ou sem qualquer nível de proteção. Dessa forma, comprometendo ainda mais a segurança da empresa.

Desde o início da pandemia houve um crescimento considerável de ataques cibernéticos em diversos segmentos. Diante deste cenário, diversas empresas tiveram que passar a se proteger consideravelmente mais. 

Vejamos algumas estratégias importantes que sua empresa poderá adotar para reforçar a segurança:

ESTRATÉGIAS PARA REFORÇAR A SEGURANÇA

Orientação aos usuários a não abrirem links desconhecidos 

Famoso método de ataque que visa roubar dados. Anexando arquivos que a primeira vista parecem ser inofensivos, porém projetados com códigos maliciosos. Apesar de esta orientação ser algo comum há bastante tempo, deve ser reforçada, pois como os usuários estarão trabalhando de suas casas, as chances de ocorrerem ataques através de links desconhecidos aumentam consideravelmente.

Utilização de uma única ferramenta de colaboração 

Neste cenário de pandemia, os usuários tendem a utilizar mais de uma solução de colaboração para ingresso em salas de videoconferência. Porém, quanto maior o leque de possibilidades, mais difícil será para a equipe técnica avaliar os riscos. Para tanto, é importante que seja definido a utilização apenas de uma única solução. 

Reforçar a política de segurança com relação à Engenharia social 

Em diversos casos, são utilizadas técnicas de “Engenharia social” para induzir determinados colaboradores a repassar informações sigilosas. Considerando um ambiente, onde os colaboradores necessitam por vezes dividir o seu tempo com outras tarefas, naturalmente as chances de ocorrer uma invasão neste sentido aumentam. 

Realizar avaliações de riscos periódicas 

É imprescindível que sejam feitas avaliações de riscos com frequência. Assim, servindo para conduzir novos critérios de políticas de segurança. Da mesma forma que as empresas evoluem suas respectivas tecnologias, os  ataques também são aprimorados. É importante que a sua equipe técnica avalie com as demais áreas pertinentes, as estratégias de segurança. Principalmente, considerando o nicho de mercado onde sua empresa atua.

Gerenciamento da infraestrutura existente 

Se quando os usuários estavam trabalhando em totalidade no escritório, já era fundamental ter o gerenciamento da infraestrutura da empresa, agora no contexto de trabalho remoto, se tornou indispensável. Tendo em vista, que a maioria dos usuários está trabalhando em um ambiente sem parâmetros de cibersegurança e necessitam acessar a rede privada da empresa (através da uma VPN, por exemplo).   

Mantenha os colaboradores informados a cerca dos riscos atuais 

Muitos ataques são bem sucedidos simplesmente devido à falta de informação por parte dos colaboradores. Às vezes, a equipe de TI pode ter a impressão de que divulgar termos mais técnicos, podem dificultar o entendimento por parte dos usuários comuns e por vezes podem optar em não informar. Porém, é importante difundir com frequência para os colaboradores informações sobre os novos riscos de ataques e qual é o papel deles para a prevenção.

Isso sem dúvidas ajudará a propagar dentro da empresa uma conscientização geral. Dessa forma, poderá impedir que funcionários sejam atraídos para armadilhas virtuais e realizem determinados procedimentos que venham a colocar em risco a cibersegurança da empresa. 

Além das estratégias acima, existem diversos outros procedimentos que a sua empresa poderá adotar para aumentar o nível de cibersegurança.

É muito importante que as empresas realizem treinamentos frequentes com os colaboradores. Primordialmente, com o objetivo de alinhamento técnico e comercial com todos os departamentos.

A informação útil que agregue valor e instrua os usuários, sempre será bem-vinda e é uma medida fundamental para aprimorar cada vez mais as práticas relativas à segurança da informação.

As empresas necessitam cada vez mais entender os seus respectivos perfis e atualizar suas estratégias para combater as ameaças, seja através da adoção de novas tecnológicas ou da capacitação constante dos colaboradores. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como dito anteriormente, uma das práticas recomendadas para cibersegurança é o gerenciamento da infraestrutura existente. Logo fica muito mais difícil prevenir ou ser capaz de uma resposta rápida a qualquer problema na sua rede sem a devida visibilidade.

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.