A utilização de cabeamento de rede estruturado para novas instalações em ambientes corporativos ou industriais, sem dúvidas, necessita de um projeto bem definido e que disponha de características específicas, necessárias para que a instalação seja bem sucedida. Isso requer não apenas conhecer as características físicas dos locais envolvidos, mas também dispor de um planejamento adequado, a fim de que todos os dispositivos possam se comunicar adequadamente. Vamos falar hoje de da tecnologia Single Pair Ethernet (SPE).

Considerando a evolução rápida dos dispositivos IoT, é fundamental que a empresa possua uma instalação de rede adequada, que permita não apenas implementar a comunicação entre os dispositivos, como também flexibilizar sua disponibilidade geográfica de instalação, bem como, ainda, garantir a qualidade necessária. 

Nesse aspecto, com o intuito de facilitar, não apenas a instalação, como também a comunicação entre diversos dispositivos, a tecnologia Single Pair Ethernet (SPE) vem sendo introduzida.

TECNOLOGIA SINGLE PAIR ETHERNET (SPE)

Basicamente, de forma resumida, a tecnologia SPE trata da utilização do padrão Ethernet, porém, com apenas um único par de fios no cabeamento, para realizar a transmissão de dados.

A tecnologia SPE foi definida no Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) através do padrão IEEE 802.3cg.

Porém, antes de nos aprofundarmos no tema, vamos recapitular de maneira resumida a evolução da tecnologia Ethernet.

TECNOLOGIA ETHERNET

Em meados dos anos 1980, a tecnologia Ethernet foi padronizada no Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). O objetivo desta tecnologia foi, basicamente, permitir a conexão de computadores e diversos outros dispositivos dentro de um ambiente local.

Este ambiente local trata-se do ambiente LAN (Local Area Network), amplamente conhecido nos dias atuais pelas empresas. Tal ambiente é capaz de conectar vários dispositivos, permitindo que os usuários possam não apenas criar novas informações, como também compartilhá-las e armazená-las.

Dentro do modelo OSI (Open System Interconnection), a tecnologia Ethernet (no padrão IEEE 802.3) definiu as duas primeiras camadas, sendo a primeira a camada Física (Physical), e a segunda, a de Enlace (Data Link).

PRINCIPAIS VANTAGENS DA TECNOLOGIA SPE:

Maior flexibilidade para a instalação

A utilização de cabos com um único par de fios permite que o espaço necessário para a passagem do cabeamento possa ser menor, considerando-se o cabeamento tradicional com quatro pares de fios. 

Redução do peso do cabeamento

A redução do peso do cabeamento também é um ponto muito importante que deve ser considerado. Com um único par de fios é possível realizar instalações em estruturas nas quais, no que refere à sustentação dos elementos instalados, há limitações.

Alimentação de dispositivos

Somado à flexibilidade para a instalação, a utilização do SPE traz consigo o padrão PoDL (Power over Data Line), que é similar ao padrão PoE (Power over Ethernet), que conhecemos atualmente. Dessa forma, é possível, além de transmitir a rede, alimentar eletricamente os dispositivos, com isso, diminuir a necessidade de utilização de fontes externas de alimentação.

Alcance maior

O modelo SPE (10-BASE-T1L) possui o alcance de até 1km, considerando-se a velocidade de 10Mbps, enquanto o modelo Ethernet convencional possui a limitação de até 100 metros. Sem dúvidas, o alcance de 1km permite a utilização do cabeamento em diversos cenários, podendo diminuir drasticamente os custos com a implantação, bem como com a manutenção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos observar, existem benefícios muito importantes na adoção da tecnologia SPE. Entretanto, existem alguns pontos que devem ser observados. Podemos citar, como exemplo, os conectores que não são do mesmo padrão RJ-45.

Por se tratar ainda de uma tecnologia consideravelmente recente, é natural que as empresas necessitem de um tempo para poderem realizar um estudo, bem como uma análise prévia sobre uma possível adoção.

A evolução da comunicação entre os dispositivos naturalmente pode contribuir para uma adoção mais rápida do SPE, entretanto, cada cenário deve ser analisado individualmente, conforme pré-requisitos previamente identificados.

Por fim, vale ressaltar ainda que, para que a infraestrutura a ser adquirida possa ser implementada corretamente, faz-se necessário conhecer todas as características técnicas do projeto, bem como ter as definições necessárias sobre os materiais que serão utilizados, conforme os padrões estabelecidos previamente.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazem-se, não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também formas de garantir maior agilidade e capacidade na antecipação de problemas.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.