Devido à importância da rede para o funcionamento das empresas, o tráfego de rede deve ser encarado com um dos recursos mais importantes a ser gerido. Assim como para cada quantia em dinheiro que entra e sai do caixa da empresa, a contabilidade sobre o tráfego é de suma importância para o uso eficiente de recursos e o bom funcionamento da empresa. 

A análise de tráfego de forma detalhada irá permitir a implantação de estratégias de governança que irão garantir total transparência de como os recursos são utilizados. Dessa forma, permitindo o gestor entender quais aplicações consomem maior parcela de tráfego da rede e se elas são relevantes para o negócio. 

Outro aspecto é a justificativa para os custos de TI, com uma visão clara do consumo de cada setor dentro de um grupo, ou quais setores mais enviam ou recebem tráfego do data center, a TI reforça o seu papel estratégico e demonstra dados sólidos para justificar os custos de um aumento de link ou upgrade de equipamentos, por exemplo. A gestão deve ser baseada em dados.

EXTRATO DO TRÁFEGO DA REDE

Quem nunca foi checar o saldo no banco e precisou abrir o extrato para saber de mais detalhes? Imagina esse mesmo cenário para o tráfego da rede de uma empresa. Cenários com picos de tráfego, mudanças de comportamento podem causar intermitência ou até indisponibilidade total da rede.

O TRAFip é um sistema multi-vendor de análise de tráfego desenvolvido pela Telcomanager. A partir da coleta de dados provenientes de protocolos de fluxos IP, o TRAFip consegue prover informações detalhadas sobre tudo que passa pela sua rede.

Uma das funcionalidades do TRAFip é o relatório de dados brutos. Para qualquer objeto monitorado é possível extrair esse relatório diretamente pelo gráfico. Saber para onde vai, de onde vem e qual o conteúdo que passa pela sua rede será um diferencial para responder ou prevenir diversos problemas na sua infraestrutura.

Recentemente, em uma implantação do TRAFip em um novo cliente da Telcomanager, analisando um relatório de dados brutos, fomos surpreendidos por um volume de tráfego inesperado. O cliente notou que um serviço de VPN estava gerando alto consumo na sua rede sem ele saber. Diante desse cenário, foi descoberto que diversos colaboradores estavam utilizando o serviço de VPN em seus smartphones para “bypassar” determinadas regras do firewall.

PERFIL DE TRÁFEGO

Além do relatório, o TRAFip consegue demonstrar essa estratificação graficamente. Para o gráfico de cada objeto monitorado, poderemos visualizar com quem ele mais troca tráfego, quem mais contribui para o seu tráfego total e quais são os principais conteúdos transmitidos. Para isso utilizamos o perfil de tráfego.

O perfil de tráfego é uma das principais configurações do TRAFip, ele permite correlacionar graficamente o tráfego de um objeto em relação a outros objetos. Por exemplo, visualizar o tráfego de aplicações dentro de uma sub-rede (mostrar gráfico de exemplo) ou visualizar as conversas entre uma sub-rede e outras sub-redes (mostrar gráfico de exemplo).

Uma das principais dúvidas dos usuários do TRAFip, é a diferença dos perfiz em matriz e distribuição.

Para esclarecer a diferença entre perfil em matriz e perfil em distribuição é importante adotar uma referência dentro do objeto analisado. Para esse exemplo, em relação à um grupo de sub-redes vamos adotar o gráfico do tráfego de origem como referência:

Se eu quiser saber para onde está indo o tráfego de origem desse grupo, ou seja, o tráfego gerado por cada uma das sub-redes que compõe esse grupo, eu preciso quebrar esse gráfico de acordo com o IP de destino, logo o perfil será em matriz.

Se eu quiser saber de onde está vindo o tráfego de origem desse grupo, eu preciso quebrar esse gráfico de acordo com o IP de origem, logo o perfil será em distribuição.

Logo, podemos observar nesse exemplo, com o grupo de sub-redes, que o perfil em matriz está preocupado em demonstrar as conversas entre o grupo de sub-redes e as demais sub-redes, já o perfil em distribuição está preocupado em demonstrar o rateio de tráfego em relação a cada uma das sub-redes que fazem parte do grupo. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quer aprender mais sobre monitoramento de fluxos IP e sobre o TRAFip. A Telcomanager está com um programa gratuito de certificações. As vagas são limitadas, faça a inscrição em nosso site: https://www.telcomanager.com/t/curso

Não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 26/08/2022