O conceito de redundância é crucial para as redes de computadores. Basicamente, nesse contexto, redundância significa possuir alternativas em caso de falhas, aumentando-se assim a tolerância a falhas da infraestrutura. Ou seja, devido à importância da rede para o funcionamento de uma empresa, em caso de problemas, é sempre necessário ter um plano B, ou até mesmo um plano C.

Um exemplo clássico de redundância são as múltiplas rotas entre roteadores, também chamadas de rotas redundantes, de modo que se uma rota apresentar problemas, tenha-se o caminho alternativo. Redundâncias também podem ser configuradas na camada 2 (enlace), além da própria camada 3 (rede). Outro exemplo conhecido é a redundância de servidores em configurações relativas a failover ou balanceamento de carga.

Como vimos no artigo sobre balanceamento de carga, o monitoramento é crucial para a validação da configuração. Assim, evita-se que problemas de configuração sejam descobertos durante um evento de falha, primordialmente quando a redundância se faria necessária. Nessa direção, existe uma famosa frase que diz: “O que não pode ser medido, não pode ser melhorado”. 

Entendemos que a rede não pode parar de funcionar, por isso a importância da redundância e da capacidade de monitoramento. Entretanto, o que mantém todos os dispositivos e servidores ligados no Data Center? Logo, é de suma importância atribuir a devida importância ao monitoramento de dispositivos como o UPS (Uninterruptible Power Supply) e geradores de eletricidade responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica ao Data Center. Afinal de contas, do que adianta o investimento em redundância na infraestrutura de rede, se o Data Center sofre constantemente com a interrupção de energia elétrica?

O QUE PODE SER MEDIDO?

Praticamente tudo em um Data Center pode ser monitorado. A monitoração, além da validação de funcionamento, irá prover previsibilidade e, consequentemente, redução de falhas. Em relação a monitoração de equipamentos elétricos, o SLAview é capaz de coletar dados via SNMP e processá-los de forma personalizada através da criação de perfis. Com isso, o administrador é capaz tanto de acompanhar gráficos ou relatórios referentes a indiciadores como de configurar alarmes para notificação de valores abaixo ou acima de limites pré-definidos.

Para o exemplo abaixo, iremos considerar o monitoramento de um UPS (no-break), dispositivo essencial de alimentação secundária, assim como para a proteção de dispositivos que sofrem com a subtensão ou sobretensão elétrica.

Entrada e Saída

O monitoramento pode ser aplicado para informar a tensão das linhas de entrada do equipamento, bem como para verificar a tensão de saída do UPS. Dessa forma, garante-se que ambos, o fornecimento elétrico e a saída para os dispositivos, estão dentro dos parâmetros esperados. Indicadores relativos à potência e corrente também podem ser verificados, tanto em relação às linhas de entrada quanto à saída.

Bateria

Monitorar a carga da bateria, assim como os minutos restantes, baseando-se nos dispositivos conectados ao UPS. Assim, o administrador terá o controle do período de autonomia do equipamento em caso de queda de energia. Outra informação importante que pode ser obtida é a temperatura da bateria.

Alarmes

Diversos alarmes podem ser configurados em relação ao equipamento. Todos os indicadores monitorados podem ter alarmes associados, como, por exemplo, alarme relativo ao nível baixo de energia da bateria, alarme de temperatura alta, alarme de bateria em uso, dentre outros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como vimos no artigo, o monitoramento é fundamental para garantir que o dispositivo de alimentação secundário esteja preparado para quando os equipamentos conectados ao Data Center precisarem dele, evitando-se assim a tão temível parada na rede. O UPS é primordial para apoiar sistemas de redundância de energia elétrica em Data Centers, uma vez que o banco de baterias do UPS assume a carga em caso de interrupção de fornecimento até que o gerador complete o processo de estabilização de tensão e frequência.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir maior agilidade e capacidade na antecipação de problemas.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.