Diversas configurações podem ser aplicadas em uma rede de computadores. Configurações essas que vão desde a definição de prioridades de tráfego até políticas e controles relativos à segurança da informação.

Porém, devido à complexidade das redes, muitas configurações podem ser de difícil validação. Portanto, em muitos cenários, o administrador só vai descobrir um possível erro de configuração quando ocorrer um problema para o qual aquela configuração era necessária. Por exemplo, como um backup que ocorre em horário comercial, causando sobrecarga na rede ou uma falha de desempenho, interrompendo uma importante videoconferência com clientes importantes.

Em outro artigo, citamos o custo de esperar o problema acontecer. Logo, é crucial que a equipe de TI tenha recursos que garantam a oportunidade de se antecipar a problemas e de validar configurações importantes para o desempenho e segurança da rede. Para isso, é importante ter um sistema que permita uma visão estratificada do tráfego da rede. Vamos a alguns exemplos de validação que podem ser feitos com o TRAFip.

EXECUÇÃO DE BACKUP

O backup é certamente um dos processos mais importantes em relação à segurança de dados. Porém, principalmente nos cenários em que o backup completo é necessário, é um processo dispendioso. Dessa forma, ocasiona-se um alto consumo dos recursos de rede durante a execução do processo. Para evitar que a rotina de backup impacte o desempenho das demais aplicações e serviços de rede, uma boa prática é configura-lo para rodar fora do horário comercial. 

Uma das formas de se verificar se isso realmente está acontecendo é monitorar o tráfego do servidor de backup. Dessa forma, alarmes podem ser configurados para notificar quando atividades de backup estão ocorrendo fora do horário comercial. Segue o vídeo abaixo.

BALANCEAMENTO DE CARGA

O balanceamento de carga é uma solução importante para a otimização de desempenho e de alta disponibilidade, assim, sendo capaz de dividir requisições do mesmo serviço entre dois ou mais servidores. Porém, é importante monitorar se a distribuição de carga realmente está acontecendo. Assim, evita-se a queda do serviço em caso de parada de algum servidor.

Uma das funcionalidades mais importantes do TRAFip é o perfil de tráfego. Com a criação de um perfil em distribuição o administrador pode criar um grupo com todos os servidores que participam do balanceamento de carga. Assim, ele será capaz de visualizar a proporção de tráfego para cada um dos servidores. Dessa forma, pode-se verificar o equilíbrio de carga entre eles.

Gráfico agregado para verificação de balanceamento de carga
Gráfico agregado para verificação de balanceamento de carga

QUALIDADE DE SERVIÇO

QoS (Qualidade de Serviço) está relacionado com a rede prover um melhor serviço relativo ao tráfego, assim, permitindo configurar níveis de serviços diferentes para as diferentes aplicações que trafegam na rede; com isso, sendo capaz de prover previsibilidade a indicadores, tais como largura de banda, latência e jitter. Em resumo, com as configurações de QoS o administrador será capaz de definir prioridades de tráfego na rede.

Portanto, torna-se extremamente necessário que as aplicações planejadas estejam usando as classes de serviços que foram determinas para elas. Ou seja, que elas estejam submetidas às regras corretas para o seu funcionamento adequado. Com o TRAFip, além do administrador ser capaz de acompanhar o tráfego de cada marcação de tipo de serviço, ele será capaz de verificar se cada aplicação está dentro da sua própria classe de serviço.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite determinar o que, como, quando, onde e por quem sua rede está sendo utilizada.

Neste sentido, não há dúvidas a respeito da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também uma forma de garantir maior governança.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.