O monitoramento ambiental de data centers é a capacidade de obter métricas relativas a indicadores ambientais, como, por exemplo, umidade e temperatura. Essas métricas podem ser obtidas através de sensores especializados. Os sensores são gerenciáveis e compatíveis com o protocolo SNMP.

Quando falamos em monitoramento de redes é comum pensarmos apenas em monitoramento de ativos. Porém, existe um universo de possibilidades. No artigo: Expanda a capacidade de monitoramento da sua rede, citamos a variedade de indicadores que podemos visualizar em relação ao data center.

Níveis de alarme é uma funcionalidade presente nos sistemas Telcomanager. A ideia por trás dessa configuração é a capacidade de configurar mais de um gatilho para o mesmo alarme. Contudo, para cada gatilho, o alarme irá notificar com um nível de urgência diferente.

COMO COLETAR OS DADOS DOS SENSORES?

O SLAview é um sistema de gerenciamento de rede da Telcomanager. Desse modo, ele é capaz de monitorar uma variedade de equipamentos, principalmente através do protocolo SNMP. Portanto, sendo possível coletar dados dos sensores citados anteriormente. Assim, possibilitando a centralização dos dados de gerenciamento.

Com o SLAview o administrador terá completo controle dos dados que serão coletados e como eles serão demonstrados. Através da criação de perfis de coleta é possível escolher quais dados serão coletados com base na sua OID (identificador de objeto), como eles serão processados e como os gráficos serão montados, garantindo-se, assim, além da centralização, a personalização do monitoramento.

Desse modo, é possível criar gráficos em relação a todos os indicadores provenientes dos sensores. Cada gráfico é criado em cima das variáveis que armazenam e processam os dados coletados dos sensores. Contudo, utilizando essas mesmas variáveis, também é possível criar alarmes quer irão gerar notificações com base em limites definidos pelo administrador.

ALARMES PARA MONITORAMENTO AMBIENTAL

O SLAview conta com um sistema de alarmes capaz de notificar o administrador da rede por diversos meios. As notificações podem ser configuradas para chegarem por e-mail, SMS, Telegram, trap SNMP. Bem como realizar o disparo de script de ação personalizada.

Além das notificações, o SLAview possui um console de alarmes, onde também é possível configurar alerta sonoros. Bem como visualizar todos os alarmes de forma centralizada.

O primeiro passo para configuração de um alarme é a construção de uma fórmula. A fórmula será construída com base nas variáveis que armazenam e processam os dados coletados. Com isso, é possível estabelecer um limite que, se superado, ativará o alarme associado à fórmula. Com a utilização de níveis de alarme, é possível configurar mais de uma fórmula como limites diferentes associados ao mesmo alarme.

ACOMPANHANDO A EVOLUÇÃO DOS INDICADORES AMBIENTAIS

Em muitos cenários ser notificado no momento que o indicador atingir um valor insustentável não é o ideal, como, por exemplo, ser notificado por um alarme apenas quando a temperatura ambiente do seu data center estiver muito alta. Dessa forma, podendo causar sérios prejuízos em relação ao funcionamento dos equipamentos.

Não há um consenso sobre as condições ideias de temperatura e umidade para um data center. Entretanto, encontram-se algumas pesquisas e recomendações para temperaturas, em torno de 18°C e 27ºC, e umidade relativa do ar, entre 40 e 55%.

Logo, a configuração de níveis diferentes de gatilhos no mesmo alarme, fará como que o gestor da rede seja avisado quando houver uma alteração relevante nos indicadores, mesmo antes de ultrapassar o limite recomendado. Isso será uma prática importante para antecipação de problemas que podem afetar o funcionamento de toda a infraestrutura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir maior agilidade e uma TI proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.