Diante do cenário tecnológico em que vivemos, todas as empresas necessitam de uma constante atenção no que se refere à proteção dos dados em relação a ataques de criminosos virtuais.  

Neste aspecto, sem dúvidas, além de ter uma estratégia bem definida de como proceder quando houver uma tentativa de ciberataque identificada, é necessário dispor de ferramentas tecnológicas, que visem à proteção e preservação dos dados. 

Outro ponto muito importante, quando falamos de proteção em relação a ataques virtuais, é a estratégia de defesa. 

Muitos podem imaginar que a estratégia de defesa não necessita de uma atualização constante, entretanto, este é um grande equívoco. 

Da mesma forma como os atacantes descobrem novos métodos e ações constantemente para atacar suas possíveis vítimas em potencial, torna-se papel da empresa, manter uma  atualização constante sobre os mecanismos de defesa e proteção. 

Neste aspecto, um tipo de ataque muito comum, que vêm crescendo ao redor do mundo, são os ataques provenientes de Ransomware. 

É sobre este tipo de ataque que iremos abordar neste artigo. 

O QUE É RANSONWARE?

Antes de nos aprofundarmos nas técnicas de defesa contra os ataques de Ransomware, vamos primeiramente compreender do que se trata este tipo de ataque e como normalmente este ocorre. 

O ataque de Ransomware consiste em criptografar os arquivos de uma determinada empresa, e na sequência, cobrar o pagamento de um “resgate” para que estes arquivos possam ser descriptografados. 

O valor do resgate poderá variar de acordo com o tamanho da empresa, ou da relevância dos  arquivos criptografados, tipos de serviços realizados pela empresa. Assim como diversas outras variáveis. 

As vítimas recebem normalmente as instruções sobre como poderá ser realizado o pagamento  do resgate, juntamente com as ameaças, sobre o que poderá acontecer, caso o pagamento não ocorra em um determinado período de tempo. 

As consequências, sem dúvida alguma, poderão ser catastróficas para qualquer empresa no aspecto financeiro. Entretanto, também no aspecto moral, podendo ser ocasionado prejuízos múltiplos.

Com isto, a primeira conclusão que chegamos é que o ataque de Ransomware é como se fosse um tipo de sequestro virtual.

Agora que compreendemos com mais informações o ataque de Ransomware. Quais seriam as técnicas que poderiam aumentar as defesas contra este tipo de ataque? 

Vejamos a seguir, algumas das principais técnicas de defesa: 

COMO MELHORAR AS SUAS DEFESAS

Tenha um software de antivírus atualizado em todas as máquinas 

Para que as  chances de invasão sejam reduzidas, é fundamental que as máquinas de todos os  usuários da empresa possuam software de antivírus atualizado.  

O antivírus deve conseguir identificar programas “suspeitos” bem como impedir que aplicações não autorizadas sejam executadas. É importante ressaltar que nenhum software antivírus oferece proteção contra todos os malwares, mas sim àqueles que são conhecidos pelo software de proteção. Ou seja, diariamente surgem novos malwares. Portanto, muitos serão desconhecidos pelo seu antivírus. 

Diante desse cenário, apesar de ser importante contar com um antivírus atualizado, os demais cuidados ainda precisam ser tomados.

Reveja as políticas de segurança

É importante certificar-se de que todas as  máquinas dos usuários possuem privilégios restringidos. Ou seja, nenhum usuário  poderá ter condições de instalar softwares em suas respectivas máquinas, sem a prévia autorização do departamento de TI.  

Isso visa não apenas evitar a utilização de programas não autorizados pela empresa, como também prevenir que softwares maliciosos sejam instalados por de trás de outros tipos de  aplicações. 

Mantenha o backup dos dados em dia 

Uma das grandes armas utilizadas pelos  criminosos é o “medo” que os usuários têm de perder informações de elevada  importância. Isso ocorre, porque em muitos cenários, as empresas trafegam um  volume considerável de informações diariamente. Entretanto, não são realizados os respectivos backups todos os dias. 

Por isso, é essencial que a sua empresa possua uma rotina de backup. Os backups deverão ser realizados através de mecanismos seguros, que permitam ser restaurados rapidamente. 

Nesse ponto ainda, é importante que os backups sejam realizados em locais que não permitam  ser acessados através do local que sofreu a tentativa de invasão. 

Invista em treinamentos de capacitação

As técnicas de engenharia social são realizadas com frequência por criminosos, a fins de obter êxito em suas ações. Dessa forma, é fundamental que as empresas invistam tempo em capacitar os seus respectivos colaboradores.  

A capacitação visa não apenas dar ciência aos usuários sobre as categorias de ataques que podem  ocorrer, mas também instruí-los sobre quais as ações devem ser tomadas conforme os respectivos cenários.  

Reveja sua infraestrutura

É de suma importância que o parque tecnológico da sua empresa além de estar atualizado, esteja com todas as regras necessárias aplicadas segundo os tipos de aplicações utilizadas.  

Neste aspecto, as demais aplicações não necessárias deverão ser bloqueadas  imediatamente. Além disto, o firewall instalado na empresa devera impedir o acesso de quaisquer conexões externas através de portas e protocolos que não estejam previamente identificados.

Monitoramento da rede

É fundamental que a empresa tenha condições de averiguar o tráfego da sua respectiva rede. Bem como analisar através de ferramentas específicas, quais são as aplicações que estão sendo utilizadas pelos usuários na empresa.  

Esse monitoramento é importante, pois permitirá que a sua equipe técnica possa se antecipar aos invasores em determinados casos. Com isso realizar as ações necessárias para impedir que um ataque seja bem-sucedido. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como falamos no início deste artigo, é de suma importância que a sua empresa mantenha uma  atualização constante sobre os mecanismos de proteção contra os ataques cibernéticos. Esta  atualização tende a diminuir os riscos de uma invasão ser bem sucedida.  

É papel da empresa manter-se constantemente atualizada tecnologicamente, e isto implica, não somente na realização de novos investimentos, mas também em revisões de políticas internas. 

Saber conciliar os relacionamentos da empresa com os clientes, juntamente com uma  infraestrutura segura e eficaz é primordial para a continuidade dos negócios de qualquer empresa.  

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir maior agilidade e capacidade na antecipação de problemas.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.