Todos precisamos de alguma forma permanecer conectados, seja para fins de trabalho ou fins pessoais com os nossos amigos, ou familiares. Essa conexão pode ocorrer simplesmente através de um diálogo pessoal, como também através de aplicativos que são habitualmente utilizados.

Entretanto, quando vamos para o cenário corporativo, é importante que as soluções a serem implementadas de comunicações unificadas na empresa, correspondam com os padrões preestabelecidos pela mesma, bem como atendam integralmente as necessidades dos usuários.

Diante de tantos fornecedores disponíveis no mercado, alguns questionamentos podem surgir, dentre os quais podemos citar:

Qual solução de comunicação unificada apropriada para o meu modelo de negócio?

Posso migrar o meu ambiente tecnológico de telefonia IP para a nuvem?

Como implementar todos os recursos necessários para os meus colaboradores?

Estes e outros pontos, serão abordados neste artigo.

Primeiramente, vejamos que se trata o conceito de comunicações unificadas.

COMUNICAÇÕES UNIFICADAS

As comunicações unificadas são um conjunto de recursos, como voz, vídeo, indicação de status de presença, mensagem instantânea e conferências. Todos integrados e reunidos em uma solução.

Vejamos, a seguir uma explicação mais detalhada sobre cada recurso:

Chamadas de voz e vídeo

Os usuários podem em qualquer lugar do mundo estabelecer chamadas com recursos de voz e vídeo, bastando apenas uma conexão com a Internet com a banda mínima necessária para tal.

Mensageiro Instantânea (chat)

Esse recurso é muito útil, principalmente, quando não podemos estabelecer um diálogo (por voz) em um determinado momento. Através dele, os usuários podem se comunicar rapidamente, podendo ser agregado outras facilidades, como a transferência de conteúdo.

Visualização do status de presença 

Através deste recurso, os usuários conseguem visualizar se os demais estão disponíveis ou não. Em alguns aplicativos, pode aparecer apenas o status de “Online” ou não, porém, em outros podem ser disponibilizadas informações adicionais sobre o real status de presença dos usuários, como: ocupado, ausente, em ligação.

Salas de reunião e colaboração 

Cada vez mais as pessoas estão substituindo as reuniões presenciais, por reuniões virtuais. Com isso, reuniões que necessitariam ser realizadas presencialmente, passaram a ser realizadas de maneira virtual, permitindo que os usuários possam estar em qualquer localidade, sendo necessário apenas uma conexão com a Internet de boa qualidade.

Nesse contexto, muitas empresas adotam a utilização de aplicativos de terceiros gratuitos ou de baixo custo, para diminuir os investimentos necessários.

Contudo, é importante ressaltar que a utilização de aplicativos de terceiros, podem acarretar diversos pontos de alerta que devem ser analisados pelas empresas. 

Vejamos na sequência alguns destes pontos:

CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO DOS APLICATIVOS

Disponibilidade do serviço 

Quando sua empresa utiliza um aplicativo gratuito, por exemplo, para realizar suas respectivas comunicações internas, ela fica sujeita a disponibilidade de tal aplicativo. E isso sem dúvidas, poderá ocasionar em problemas, caso a empresa que disponibilize o serviço enfrente falhas ocasionadas em sua respectiva infraestrutura.

Políticas de segurança 

A adoção de aplicativos de terceiros, cuja origem é desconhecida, pode comprometer a segurança dos dados trafegados na sua empresa, e consequentemente ocasionar não somente prejuízos tecnológicos, como também, prejuízos que comprometam a reputação da empresa perante os seus clientes, como o vazamento de arquivos confidenciais. 

Baixa qualidade de serviço 

A escolha de fornecedores feita apenas com base no menor preço, pode acarretar a utilização de serviços com qualidades inferiores as que seriam necessárias para o seu ambiente. 

Para que a escolha da solução de comunicação unificada da sua empresa, possa ser a mais assertiva possível, é necessário que sua empresa considere alguns pontos tecnológicos, como imprescindíveis. Vejamos a seguir alguns destes pontos:

Segurança 

Se a escolha da sua empresa, envolver uma solução em nuvem que atenda todos os usuários através da Internet, é essencial que ela esteja em conformidade com os requisitos mínimos de segurança necessários, conforme a política da sua empresa. Vejamos alguns exemplos:

Registro de ramais SIP através da Internet. Neste aspecto, como exemplo, podemos citar a utilização de uma solução de Session Border Controller (SBC) para que os ramais SIP possam ser registrados em um sistema de telefonia IP com recursos de segurança.

Utilização de certificados de segurança para os usuários remotos. Isso permitirá que haja uma camada adicional de segurança, dificultando o acesso indevido das credenciais dos usuários. 

Infraestrutura de rede de dados 

A infraestrutura é fundamental para que os recursos possam ser disponibilizados corretamente. Isso implica em ter uma visão geral acerca da infraestrutura de rede de dados, como também ter total conhecimento acerca do tráfego da empresa. Até mesmo para os colaboradores remotos, a infraestrutura da rede é essencial, pois, diversos recursos poderão ser consumidos através da rede local.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos observar neste artigo, as comunicações unificadas possuem um papel imprescindível para as empresas, e saber escolher a solução, bem como adequá-la é de total importância.

Nesse aspecto, é possível que a sua empresa escolha tanto uma solução de comunicação unificada no modelo em nuvem, como também no modelo on-premisses, entretanto, os pré-requisitos necessários devem ser totalmente atendidos.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para um bom planejamento.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.