Durante a pandemia, pudemos notar que cada vez mais as relações remotas entre os colaboradores, se intensificaram e como consequência desse fato os contatos pessoais tornaram-se menos frequentes. Se por um lado a tecnologia auxilia no diálogo entre os colaboradores de qualquer parte do mundo, do outro, se mal aplicada, pode ter efeito reverso, distanciando as pessoas.

Nesse aspecto, dentro de uma empresa, é fundamental que todos os colaboradores se sintam motivados, para que as tarefas possam ser executadas com o maior nível de qualidade possível, e os clientes possam ser atendidos dentro de um prazo adequado.

Os desafios são constantes, e por muitas das vezes, os colaboradores podem se sentir sem o suporte necessário para desempenhar suas atividades ou até mesmo sentirem-se diante da atual conjectura da empresa.

Lembre-se que apesar do contato remoto auxiliar bastante, nada substitui o contato presencial.

Com isso, como podemos utilizar a tecnologia para melhorar a satisfação dos nossos usuários?

Inicialmente, temos que compreender que cada indivíduo dentro de uma empresa, possui características distintas, não sendo nada fácil manter uma equipe sempre motivada.

Precisamos compreender que se desejamos manter os nossos talentos e melhorar a performance das equipes, se faz necessário um planejamento adequado, e nesse ponto, o uso da tecnologia passa a ser essencial.

Porém, primeiramente vamos listar alguns dos principais pontos que podem causar insatisfação dos colaboradores dentro de uma empresa.

PONTOS QUE PODEM GERAR INSATISFAÇÃO

Metas inalcançáveis

Todos os colaboradores possuem respectivas metas ou tarefas que necessitam ser entregues. Entretanto, quando estas se tornam intangíveis ou quase impossíveis de serem entregues, causam não apenas um desgaste interno, mas também uma enorme frustração do colaborador, o que certamente irá desmotivá-lo. Com isso, é necessário que seja feita uma análise prévia sobre a possibilidade real de entrega das devidas metas ou tarefas.

Acúmulo de tarefas 

Muitas vezes os colaboradores podem se sentir desgastados ao realizar múltiplas tarefas oriundas de diversos outros departamentos. Nesse caso, é importante identificar onde se encontram os desvios, ou seja, onde há a divisão errada das tarefas e corrigi-las.

Falta de diálogo com as lideranças 

De forma similar como ocorre com a ausência de feedbacks, a falta de diálogo, principalmente quando o colaborador necessita reportar alguma situação de desconforto ou esclarecer alguma dúvida, gera, sem dúvidas, insatisfação do colaborador perante a empresa.

Agora que vimos alguns dos principais pontos que podem ocasionar em insatisfação por parte dos colaboradores, vejamos a seguir, como a tecnologia pode auxiliar a melhorar isso.

COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR?

Videoconferência 

Uma das principais formas de diminuir o impacto da ausência pessoal, é a utilização do recurso de videoconferência. Para tal, é importante que no momento de um diálogo mais prolongado, como, por exemplo, em uma situação em que o colaborador esteja desconfortável com um determinado tema, ambas as partes ativem o recurso através da aplicação utilizada. 

Quiz interativo

Certamente, uma ótima forma de relaxar o stress do cotidiano, são as reuniões descontraídas entre os colaboradores, onde estes podem interagir e se sentirem mais confortáveis. Para tal, é possível a utilização de aplicativos específicos.

Portal para feedbacks

É importante que os usuários possam através de um portal, relatar como se sentem trabalhando na empresa, sendo possível relatar tanto as partes positivas, como também, as que necessitam ser revistas, para que os respectivos gestores possam realizar a avaliação devida. Em alguns casos, deve ser avaliado também, se é possível implementar a anonimidade, a fins de que os colaboradores se sintam mais seguros para expressar o que realmente sentem, sem receio de represálias. 

Treinamentos online 

A capacitação técnica trará para os colaboradores, um conforto maior acerca dos temas que deverão ser lidados por eles. Principalmente, quando estiverem, por exemplo, em uma reunião com um cliente. Nesse aspecto, o treinamento online permitirá que os colaboradores possam assimilar o conteúdo, trabalhando de suas respectivas casas, não sendo necessário o deslocamento até o local.

Aplicações de fácil usabilidade 

Algo que certamente pode ocasionar bastante frustração para os colaboradores, é a ausência de ferramentas que possibilitem a visualização das informações necessárias de maneira mais rápida. Nessa conjectura, a utilização de aplicações que possuam interfaces amigáveis, e que disponham das informações que permitam aos utilizadores otimizarem o tempo, é essencial.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A correria do dia a dia, certamente é um fator que dificulta bastante um diálogo mais apurado entre os gestores e os colaboradores respectivamente, entretanto, é muito importante que a tecnologia seja utilizada de alguma forma que permita diminuir esse impacto ocasionado pelos vários compromissos diários. Para tal, a sua empresa necessitará rever se com os recursos atualmente existentes, é possível ou não dispor dos mecanismos necessários para propor as ferramentas tecnológicas.

Vale ressaltar, que mesmo sendo utilizada apropriadamente poderão ocorrer situações, que a tecnologia ainda sim poderá não conseguir melhorar os níveis de satisfação para todos os colaboradores de maneira integral.

Por essa razão, a manutenção do diálogo aberto e constante é fundamental entre ambas as partes. Isso fará com que os usuários possam expor suas ideias, pontos de insatisfação e até mesmo sugestões para melhorar seus respectivos fluxos de trabalho.

Para os colaboradores novos na empresa, é importante que seja feito sempre o onboarding da melhor maneira possível, e não seja imposto metas ou objetivos além do que for tangível considerando o curto período em que tais colaboradores se encontram na empresa.

Como podemos observar nesse artigo, a tecnologia tem um papel fundamental para aumentar o nível de satisfação dos colaboradores dentro de uma empresa. Nesse aspecto, é importante que a sua empresa se mantenha sempre atualizada, e com um ambiente tecnológico adequado. 

A Telcomanager, desde 2002 no mercado, está aqui para ser um importante aliado no gerenciamento da sua infraestrutura de TI, através de soluções inteligentes de monitoramento que irão garantir total visibilidade de tudo o que acontece na sua rede.