A rede de computadores atualmente é um ativo essencial para a maioria das empresas do mundo. Em um ambiente multiplexado e dinâmico, uma das tarefas essenciais do departamento de TI é equacionar muito bem a utilização de recursos a níveis satisfatórios, e além disso, com o menor custo benefício. Todas essas variáveis devem estar muito bem alinhadas com as políticas de governança corporativa da empresa, ou seja, atender a demanda do negócio de forma efetiva, tanto em termos técnicos quanto em financeiros.

Nesse sentido, o mercado tem exigido progressivamente uma TI que tenha métodos, práticas e atividades pró-ativas. Ademais, as decisões nessa área só serão realmente assertivas e embasadas se a gestão for baseada em dados concretos, ou seja, eliminar os “achismos” que por muitas vezes podem direcionar as empresas para situações indesejadas. 

O planejamento de capacidade vai contribuir de maneira significativa para o estudo da rede da empresa considerando três fatores importantes: Demanda, capacidade e plano financeiro.

Qual é a capacidade da sua infraestrutura de redes atualmente?

Qual será a capacidade da infraestrutura de redes necessária no futuro para sua empresa?

Estas são algumas das perguntas que vamos buscar abordar de forma clara e objetiva neste artigo.

PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE

O planejamento de Capacidade é uma organização sistemática que visa tratar de um equilíbrio do uso dos recursos da rede de forma que os mesmos não estejam sendo subutilizados, ou que a demanda gerada pelo uso desses recursos esteja próxima da capacidade da infraestrutura da rede, além disso, equilibrar todos estes aspectos as finanças do negócio também faz parte do escopo desse plano. 

Nesse sentido, para que haja sucesso em todo esse processo, é necessário um entendimento completo da capacidade atual do parque tecnológico, para então, após esta análise, buscar através da análise preditiva, entender quais serão os requisitos essenciais de capacidade para a demanda futura.

Qual é a capacidade atual da sua infraestrutura de TI?

Atuação de ajuste, realocação de investimentos para recursos subutilizados, investimentos em recursos próximos da sua capacidade e economia, todos esses fatores só se tornarão realidade, se primeiro, for estabelecida uma Baseline do ambiente de TI, ou seja, a identificação de um comportamento padrão das estatísticas dos objetos da rede. Dados sobre, disponibilidade, consumo de CPU, uso de memória, Latência e Jitter, perda de pacotes e afins são importantes de serem acompanhados.

Após a Baseline estabelecida, é importante filtrar estatísticas que sejam vitais para não comprometer o funcionamento de disponibilidade dos recursos de TI. Identificando estas estatísticas essenciais, destacá-las das demais, ou seja, monitorando-as com uma visão atenta e centralizada. A escolha desses KPIs (Indicadores chave de performance) e o seu respectivo acompanhamento são práticas intrínsecas a utilização de um sistema de monitoramento de redes, que lhe proporcione tudo isso.

Qual será a capacidade futura do seu ambiente de TI?

Estabelecida a Baseline, agora então temos uma base de dados diária que será essencial para a projeção da utilização de recursos da rede no futuro. Uma das práticas que mais se destaca em uma boa gestão de TI é a habilidade de análise preditiva, prática essa que corrobora para uma gestão baseada em dados.

Análise preditiva

Este tipo de análise possibilita a tomada de decisões a partir de estatísticas que são projetadas para o futuro. Esse tipo de verificação é muito mais criteriosa, formal e apurada do que uma simples intuição, o que leva a empresa a tomar decisões embasadas e assertivas. Nesse caminho, a empresa pode prevenir problemas futuros como indisponibilidades, excesso de uso de banda, dentre outros.

A imagem abaixo mostra um exemplo de relatório de projeção do TRAFip de um link, o uso destes tipos de relatórios auxilia e muito na prevenção de futuros problemas que a empresa pode enfrentar.

Relatório de Projeção - TRAFip
Relatório de Projeção – TRAFip

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, é inegável a importância de investimentos em sistemas de monitoramento que vão auxiliar de forma substancial no seu planejamento de capacidade. O TRAFip e o SLAview possuem diversos tipos de relatórios disponíveis, como os de projeção. Além disso, essas ferramentas fornecem várias outras possibilidades de análises gráficas, dashboards, fornecem também a configuração desde alarmes simples até os mais complexos baseados em alteração de comportamento histórico, são inúmeras possibilidades.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 06/05/2022