Uma das maiores preocupações para a área de TI, sem dúvidas, é a rotina relacionada ao backup dos dados da empresa. Dentre os arquivos de backup, podem constar informações essenciais para o funcionamento da empresa, bem como para a continuidade dos seus respectivos negócios. 

Tendo em vista o cenário tecnológico em que vivemos, onde cada vez mais surgem novas ameaças cibernéticas, a rotina de backup de dados vem tomando uma proporção gradativamente maior e imprescindível para qualquer empresa. 

Com base nisto, como é possível implementar uma rotina de backup de dados eficiente para a sua empresa? 

É sobre este tópico que iremos abordar neste artigo. 

MOTIVAÇÕES PARA UMA ROTINA DE BACKUP EFICIENTE

Inicialmente, vale destacar, que quando falamos sobre “backup de dados” é necessário termos em mente, que todo funcionamento da empresa, depende de uma rotina de backup de dados eficiente, e que possibilite (sua empresa) ter fácil acesso a todos os arquivos necessários armazenados, independentemente de quaisquer eventos que possam ocorrer.

Podemos listar alguns dos seguintes eventos abaixo, onde um backup de dados (eficiente) se faz necessário: 

Mecanismos de defesa contra-ataques de hackers

O backup de dados, certamente, faz parte de um conjunto de mecanismos necessários para defender a sua empresa, contra possíveis ataques de hackers. Por exemplo, quando um determinado atacante (hacker) tenta realizar uma tentativa de ataque baseado em Ransomware, com o intuito de sequestrar dados para posteriormente cobrar um “resgate”, uma estratégia de backup eficiente poderá auxiliar parcialmente com o problema, permitindo que a sua empresa tenha as cópias necessárias dos arquivos disponíveis. 

Eventos que necessitem de “Rollback”

Sabemos que por vezes, nem todas as intervenções técnicas (sejam atualizações ou expansões em aplicações) saem como o esperado. Por esta razão, para que uma intervenção que tenha ocasionado uma perda de dados possa ser revista (a fins de que seja possível retornar ao estágio anterior, antes da atividade ter sido realizada) o backup dos dados, se faz imprescindível. Uma vez que o backup (tenha sido realizado corretamente) sua equipe técnica poderá proceder com o plano de Rollback e implementá-lo, caso necessário. 

Armazenamento de dados por período adicional

Dependendo do tipo de serviço que a sua empresa disponibiliza, é muito comum que seja necessário armazenar dados por um período longo, podendo ser superior a três anos, por exemplo. Nestes casos, é comum que uma determinada aplicação disponibilize os dados por um período mais curto, e caso este período seja atingido, os dados devam ser recuperados através de um backup prévio. 

Migração de aplicações

Uma infraestrutura tecnológica demanda por vezes, que aplicações sejam migradas para outros repositórios (como por exemplo, para servidores on-premises ou máquinas virtuais em nuvem). Desta forma, para que uma migração seja bem-sucedida, é primordial que o backup dos dados esteja em dia, e que permita ser disponibilizado em tempo hábil, para que a atividade tenha condições de ocorrer devidamente. 

BOAS PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA UMA BOA ROTINA DE BACKUP

Vejamos a seguir alguns pontos que poderão elucidar a sua empresa a implementar uma rotina de backup de dados eficiente: 

Identifique a melhor estratégia para implementação do backup

Cada empresa possui suas próprias necessidades tecnológicas e particularidades quando nos referimos ao planejamento de uma rotina de backup. Por esta razão, torna-se fundamental que a sua empresa tenha definida uma estratégia para a utilização do backup de dados. Esta estratégia deve evidenciar todos os pontos essenciais necessários. Vejamos alguns abaixo: 

Local de armazenamento dos backups

Deve ser definido qual será o local de armazenamento para os dados, bem como uma estrutura de organização dos arquivos, de acordo com os tipos de dados que serão salvos. É importante também, que o local de armazenamento dos backups seja seguro, bem como (é altamente recomendável) que não se encontre no mesmo diretório onde estão os dados em produção. 

Horário para implementação do backup

Os horários que ocorrerão os backups deverão ser definidos em conformidade com o funcionamento da empresa, bem como o seu respectivo tráfego. Deve ser observado, se o horário a ser implementado o backup é aderente e se não ocasionará em nenhum impacto (como por exemplo, lentidão) no funcionamento das aplicações da empresa. 

Tipos de dados a serem salvos e qual o período necessário

Para que um planejamento de backup possa ser bem-sucedido, é mandatório que a sua empresa possua ciência sobre quais são os arquivos que necessitarão ser salvos, e por qual período estes deverão estar disponíveis neste armazenamento. 

Verifique se a sua empresa possui os recursos necessários

Dependendo do volume necessário de armazenamento e do período, sua empresa poderá necessitar alocar recursos adicionais com o intuito de armazenar os dados. Para tanto, é importante identificar se a sua empresa possui todos os recursos tecnológicos para tal. Vejamos a seguir alguns destes: 

Storage compatível com o armazenamento

O local de armazenamento para os dados deve possuir a capacidade necessária para suprir a demanda de armazenamento dos backups. 

Espaço em nuvem (cloud) necessário

Caso a sua empresa utilize soluções em cloud para armazenamento dos dados, é importante identificar se o que será utilizado (de espaço) é compatível com o budget (orçamento) destinado à equipe de TI pela empresa. 

Visibilidade do tráfego da rede de dados

É fundamental que a sua empresa tenha total visibilidade do tráfego da rede de dados, a fim de que as rotinas de backup possam ser implementadas adequadamente. A visibilidade da rede propiciará à sua empresa, um mapeamento sobre o volume de dados que estão sendo trafegados, bem como poderá auxiliar em apontar (caso haja) determinados tipos de anomalias (como por exemplo, tráfego suspeito). 

Vejamos na sequência, algumas informações importantes que uma visibilidade do tráfego da rede de dados poderá trazer: 

Classificação do tráfego

É importante que a sua empresa possa identificar no tráfego, os parâmetros necessários, como por exemplo, podemos citar: origem e destino do tráfego e as aplicações que estão sendo utilizadas. 

Aplicações não homologadas

O uso de aplicações não autorizadas dentro da empresa além de poder ocasionar brechas de segurança, poderá impactar em um tráfego elevado para a sua empresa, e consequentemente prejudicar as rotinas de backup. Por isso, é importante que a sua empresa possa ter as ferramentas necessárias que permitam identificar este tipo de informação, a fim de que a equipe técnica de TI possa tomar as devidas providências. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar durante este artigo, uma rotina de backup é fundamental para diversos tipos de necessidades, e saber implementá-la corretamente, sem dúvidas, faz parte do planejamento estratégico para qualquer empresa. 

Com isto, é imprescindível que a sua empresa avalie periodicamente se a rotina de backup de dados atual, está condizente com o seu respectivo negócio, bem como se está atendendo os aspectos tecnológicos necessários, principalmente, o de segurança.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 13/05/2022