Vivemos em uma época, onde a tecnologia evolui rapidamente em um período muito curto de tempo. Isso faz com que as empresas tenham que adaptar seus respectivos negócios conforme as necessidades dos clientes em um prazo que por vezes, pode ser reduzido.

Nesse aspecto, podemos considerar que a área de TI da empresa é uma peça estratégica, pois ela é quem norteará por qual caminho tecnológico o empreendimento irá seguir, bem como de que forma será possível atender as demandas necessárias.

Contudo, quais são os benefícios e desafios de implementar a Transformação Digital na empresa?

É sobre este tópico que iremos abordar neste artigo.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A princípio, é importante compreendermos do que se trata a Transformação Digital.

A Transformação Digital, de maneira resumida, trata-se do emprego de tecnologias digitais, que visam não apenas aumentar a eficiência do negócio, como também agregar valor para os clientes. Estas tecnologias, poderão ser aplicadas em diversos departamentos da empresa, conforme o perfil de negócio da companhia.

São diversas tecnologias que poderão ser empregadas e tais, poderão variar segundo a estratégia comercial e as necessidades tecnológicas da empresa. Como exemplos, vejamos a seguir algumas destas tecnologias:

Automação de tarefas através do IoT 

Em diversos cenários, as empresas podem adotar o IoT não apenas para sua própria produtividade interna, como também para auxiliar os clientes. Através de elementos integrados à rede é possível automatizar tarefas, que seriam anteriormente realizadas de maneira manual. São diversas aplicações onde o IoT pode ser empregado, e por esta razão, compreender o perfil do cliente é peça fundamental para elaborar uma solução adequada. 

Segurança da Informação 

A segurança da informação é imprescindível para qualquer cenário de Transformação Digital. Vivemos em uma época, que cada vez mais surgem novas ameaças cibernéticas. Dessa forma, é fundamental compreender o ambiente tecnológico atual e com isso, identificar pontos que poderão ser aprimorados, com o intuito de propiciar um ambiente tecnológico mais seguro possível.

Atendimento Omnichannel 

Tendo em vista o aumento progressivo de um público consumidor que busca por outros  canais de atendimento, a adoção de um atendimento omnichannel poderá propiciar uma maior flexibilidade para a sua empresa, permitindo que os clientes possam escolher as suas mídias preferidas para entrar em contato, como chat, email ou através do uso de aplicativos.

NECESSIDADES DA INFRAESTRUTURA

Porém, como conciliar o emprego de tecnologias digitais adicionais com as necessidades de manter a infraestrutura existente?

Sem dúvidas, esta não é uma tarefa fácil.

Desta forma, identificamos a seguir alguns pontos importantes que a área de TIC deve se atentar com relação a sua respectiva infraestrutura antes de empregar o uso de novas tecnologias.

O ambiente atual se encontra atualizado, incluindo servidores, equipamentos e computadores? 

Caso a resposta tenha sido negativa, este é um sinal de alerta. A ausência de atualização em elementos que fazem parte do parque tecnológico, além de dificultar a adesão de novas soluções tecnológicas, também pode se tornar uma brecha de segurança para a empresa.

O ideal é que além de se encontrar atualizada, a infraestrutura em questão, também possua suporte vigente com os respectivos fabricantes para os elementos que a compõem, como servidores, softwares, computadores, e demais produtos.

O orçamento atual para a área de TI é compatível com as necessidades tecnológicas existentes?

Certamente, o orçamento que a empresa destina para a área de tecnologia, tem um papel muito importante para a equipe de TIC, e para  o negócio em sua totalidade. Porém, é importante avaliar se o orçamento previsto pela empresa é ou não, compatível com as atuais necessidades tecnológicas, principalmente no aspecto relacionado à segurança.

A adoção de novas tecnologias em um parque tecnológico não seguro, por exemplo, pode aumentar as brechas de segurança e consequentemente prejudicar os negócios do empreendimento. Por essa razão, é importante mapear se o orçamento é adequado, e caso não seja, revisar com a área responsável da corporação, as alternativas possíveis.

A sua empresa tem total visibilidade sobre o que é trafegado em sua rede de dados?

A visibilidade sobre o que é trafegado na rede é imprescindível, não apenas, para que qualquer tecnologia adicional possa ser aplicada corretamente, como também para propiciar um ambiente gerenciável para a empresa.

Para tal, é importante identificar se atualmente a sua organização possui ferramentas que possibilitem tal mapeamento, bem como o que de fato, está sendo trafegado em sua respectiva rede. A visibilidade do tráfego da rede, por exemplo, propiciará a garantia de um consumo eficiente dos links de dados, permitindo que recursos possam ser revertidos para outras necessidades.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O papel da Transformação Digital, é muito importante para toda a sociedade, assim, compreender todos os aspectos que o envolvem, é crucial para que as empresas possam atender de maneira satisfatória e com qualidade os seus respectivos clientes, agregando valor em suas ofertas, atendendo desta forma, as necessidades do seu público. 

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 25/03/2022