A Web 3.0 ou Web Semântica chega com propósito de se tornar um novo marco na evolução de como utilizamos a internet. Com a utilização de tecnologias como aprendizado de máquina e inteligência artificial, as máquinas devem se tornar parceiras dos usuários na produção de conteúdos. Com isso, além das máquinas conseguirem criar e armazenar dados, elas também conseguirão interpretá-los.

Combinando as inovações tecnológicas com características das suas antecessoras, a Web 3.0 promete expandir a experiência digital dos usuários de forma cada vez mais segura e descentralizada. Porém, como qualquer mudança, é preciso avaliar os benefícios e os desafios a serem superados.

EVOLUÇÃO ATÉ A WEB 3.0

No início a internet era um ambiente semelhante às mídias tradicionais. Poucos produziam os conteúdos para a maioria que eram apenas consumidores. A responsabilidade da criação de conteúdos ficava concentrada nos grandes portais da época. Os sistemas de busca da época também favoreciam a difusão de conteúdos provenientes apenas dos grandes portais.

Web 2.0

Com a chegada da Web 2.0 inicia-se uma transição em relação à criação de conteúdo. Agora, todo o público consegue criar conteúdo, através das diversas plataformas disponíveis e com isso, atingir milhares ou até mesmo milhões de pessoas. Iniciando com os blogs e agora com as mídias sociais, todos podem ser consumidores e criadores de conteúdo. A expansão do Google que utiliza critérios baseados em SEO para o ranqueamento de páginas, reformulou a organização dos conteúdos na internet.

Dessa forma, observamos o crescimento do marketing digital. As empresas notaram o potencial da internet e a importância de dialogar com o seu público. Bem como, a potencialização do uso das ferramentas colaborativas que permitem a criação e compartilhamento de qualquer tipo de informação entre um grupo de pessoas, mesmo que à distância. A internet torna-se então o ponto central da vida pessoal e profissional das pessoas.   

Web 3.0

Mesmo com a democratização na produção de conteúdo que ocorreu com a Web 2.0, as plataformas que foram responsáveis por essa mudança, assumiram um papel de extrema relevância na internet. Apesar dos usuários agora produzirem seus próprios conteúdos, as plataformas de mídias sociais têm o controle por onde esse conteúdo é postado. 

Logo, um dos pilares da Web 3.0 é a descentralização, com o intuito de incorporar formas alternativas para o compartilhamento de conteúdo, independente das grandes mídias sociais. A Web semântica prioriza as informações que irão atender o desejo dos usuários, os motores de busca não irão simplesmente apontar um link com a informação desejada, mas sim interpretar as respostas disponíveis e escolher a que melhor atende ao usuário.

Outro ponto importante é a segurança proveniente principalmente da tecnologia blockchain, a mesma utilizada na criptomoeda bitcoin. Através dessa tecnologia, os usuários conseguem trocar informações com segurança, com autonomia e toda a transmissão de dados é criptografada. 

Por meio dos avanços das tecnologias de realidade aumentada, observamos o mundo digital extrapolando as telas, se misturando com o mundo real. O metaverso já ganha destaque entre a comunidade tecnológica, leia mais sobre isso em um artigo especial que fizemos sobre o metaverso: https://www.telcomanager.com/blog/do-que-se-trata-o-metaverso-e-o-que-esperar-dele-para-o-futuro/

A Web 3.0 é um conceito ainda em construção, com participação de diversas pessoas e empresas. Desse modo, alguns desafios ainda precisam ser superados.

DESAFIOS DA WEB 3.0

Segue alguns dos desafios que destacamos em relação à Web 3.0

Descentralização

A descentralização certamente trará mais liberdade no compartilhamento de conteúdos. Entretanto, certamente criaria imensa dificuldade para os órgãos de fiscalização, principalmente na investigação de crimes cibernéticos. Hoje, as autoridades já enfrentam desafios nesse tipo de procedimento, com a descentralização o desafio ficará ainda maior. Apesar da promessa de maior transparência, esse é um ponto a ser debatido de forma  mais abrangente. 

Profissionais

A demanda por profissionais que consigam absorver essa nova forma de trabalhar na internet será crucial. Ele precisará absorver as novidades relacionadas a todo o contexto de organizações, clientes e projetos. A forma de produzir conteúdo e de chegar ao usuário final será completamente remodelada. Entretanto, o que não muda é a necessidade do profissional de tecnologia estar sempre atualizado para conseguir atender as demandas do mercado.

Infraestrutura

Independente do nome que atribuímos para a Web atual, as inovações não irão parar. Diante desse cenário, como será a demanda de infraestrutura necessária para garantir a melhor experiência possível para clientes e colaboradores? Seja você um ISP, ou uma empresa que, como a maioria, tem a internet como uma tecnologia central para as suas operações. Ninguém tem essa resposta, porém, é crucial a capacidade de observar com detalhes essas mudanças. Com a capacidade de monitorar o tráfego de forma estratificada, o gestor poderá se antecipar a problemas de desempenho e gerenciar a capacidade da sua rede com maior assertividade. Assim, estando preparado para conduzir a sua infraestrutura para atender, da melhor forma possível, todas as mudanças que teremos pela frente. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 01/04/2022