Com a transformação digital, a tecnologia se tornou parte integrante do negócio. Portanto, quando se fala em tecnologia dentro de uma empresa, a rede de computadores possui uma posição fundamental e estratégica. Principalmente sendo ela a tecnologia responsável por conectar todas as outras. Contudo, devido a sua complexidade, geri-la pode ser um desafio.

Você sabe para onde está indo o seu tráfego? Para qual localidade ou setor? Para qual website ou serviço de internet? Será que o tráfego é relevante e precisa de investimentos ou a infraestrutura está sendo mal utilizada?

Quando se tem dados troca-se o “eu acho” pelo “deixe-me lhe mostrar”. Contudo, para ter esses dados é necessário um sistema de análise de tráfego. Assim sendo, para as demonstrações abaixo utilizaremos o TRAFip.

TRÁFEGO ENTRE SUB-REDES

Com a funcionalidade chamada perfil de tráfego, pode-se quebrar o tráfego de cada sub-rede em relação às demais. Abaixo, tem-se a demonstração dos gráficos com o perfil aplicado.

Para o exemplo, foi escolhido a análise do tráfego de origem de uma sub-rede chamada Atenas.

Gráfico do perfil de tráfego em matriz sub-redes x sub-redes
Gráfico do perfil de tráfego em matriz sub-redes x sub-redes

 

Gráfico agregado do perfil de tráfego em matriz sub-redes x sub-redes
Gráfico agregado do perfil de tráfego em matriz sub-redes x sub-redes

Nota-se, como esperado, que a maior parte do tráfego de origem da sub-rede são para as sub-redes referentes a data-centers. Com o gráfico agregado, terá acesso ao tráfego total para cada sub-rede no período analisado e o percentual em relação aos demais.

TRÁFEGO DE INTERNET

Para o cenário a seguir, também será usado o perfil de tráfego. Esse perfil será aplicado para estratificar o tráfego do grupo de interfaces em relação aos números de AS. Abaixo tem-se a demonstração dos gráficos com o perfil aplicado.

Para esse exemplo, foi escolhido a análise do tráfego de entrada para um grupo de interfaces nomeado como Links.

Gráfico do perfil de tráfego em distribuição AS x grupo de interfaces
Gráfico do perfil de tráfego em distribuição AS x grupo de interfaces

 

Gráfico agregado do perfil de tráfego em distribuição AS x grupo de interfaces
Gráfico agregado do perfil de tráfego em distribuição AS x grupo de interfaces

Nota-se nesse exemplo o consumo em especial de dois websites. Principalmente, devido à soma de consumo desses dois serem superiores aos demais somados. Com essa funcionalidade, tipos de análise como essa será possível em sua infraestrutura.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite determinar o quê, como, quando, onde e por quem sua rede está sendo utilizada.

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.