É notório que a pandemia do COVID-19 alterou quaisquer previsões que havíamos imaginado para a tecnologia no mundo. Inegavelmente, todas as previsões feitas nos anos anteriores foram comprometidas. Portanto, estamos ainda nos adaptando a um novo cenário.

Uma estratégia que vêm sendo bastante discutida no conceito da tecnologia global atualmente é a infraestrutura Multicloud. Basicamente, a infraestrutura Multicloud trata-se de uma arquitetura em nuvem do mesmo tipo, seja pública ou privada, provenientes de fornecedores distintos. Neste aspecto, é importante separarmos o conceito de Multicloud do conceito de Hybrid cloud.

Arquitetura Multicloud 

Trabalha no aspecto de possuirmos mais de um fornecedor de serviço em nuvem. Embora, todos os fornecedores envolvidos ofereçam o mesmo modelo de nuvem. Ou seja, em Multicloud podemos ter vários fornecedores trabalhando. Porém, todos fornecendo ou nuvem pública, ou privada.

Arquitetura Hybrid Cloud

Trabalha no aspecto de ter dois ambientes em nuvem (pública e privada) envolvidas em um ambiente. Ou seja, em hybrid cloud podemos ter fornecedores provendo nuvem pública e privada simultaneamente.

Neste aspecto, o conceito de Multicloud é muito importante, pois traz com ele diversos benefícios.

Vamos listar a seguir alguns dos principais benefícios de uma arquitetura Multicloud.

BENEFÍCIOS DO MULTICLOUD

Extensão da necessidade de um provedor de nuvem apenas 

Em uma arquitetura Multicloud, podemos ter vários fornecedores disponibilizando recursos em nuvem. Assim, não existe, mandatoriamente, a necessidade destes fornecedores estarem sincronizados. Mas, por que extinguir a necessidade de um provedor apenas é importante?

Quando temos uma arquitetura com vários provedores, tendemos a ter serviços com preços mais competitivos e uma melhor distribuição das aplicações necessárias.

Um ótimo exemplo disto é que com esta arquitetura as empresas podem utilizar diferentes provedores para aplicações distintas. Ou seja, podemos ter fornecedores específicos para infraestrutura (IaaS) e fornecedores específicos para software (SaaS).

De modo ilustrativo, é uma forma de utilizar os melhores aplicativos que se adéquam ao seu celular, ao invés de utilizar apenas os aplicativos padronizados pelo fabricante do celular.

Adequação de políticas de segurança 

Através de uma arquitetura Multicloud é possível adotar políticas de segurança no que se refere à obrigatoriedade de que certos dados sejam trafegados dentro do próprio país. Este cenário é muito comum em diversas empresas, onde existem restrições para a transmissão de dados para países distintos.

Em um cenário onde grande parte das pessoas está trabalhando de casa, este é, sem dúvidas, um grande desafio para as empresas. Entretanto, muitas possuem restrições para utilização de dados de nuvens hospedadas em datacenters de outros países.

Em um ambiente Multicloud, as empresas podem adotar que determinados dados sejam trafegados apenas nos datacenters locais de seus países. Um exemplo disto é a telefonia IP. Muitas empresas que optam por utilizar telefonia IP, em nuvem, limitam seus fornecedores a utilizar soluções hospedadas no próprio país.

Maior resiliência para catástrofes

Quando implementamos um ambiente Multicloud, por termos diversos provedores fornecendo vários tipos de serviços, naturalmente, aumentamos a resiliência do ambiente, pois caso haja uma falha em um determinado provedor de serviço, não necessariamente outras aplicações (que não são providas por este provedor) serão impactadas. Isto, sem dúvidas, aumenta a resiliência das aplicações permitindo prover para os usuários finais maior disponibilidade para utilização.

A arquitetura Multicloud traz consigo uma série de benefícios (como pudemos identificar no decorrer deste artigo), contudo, existem desafios importantes que as empresas devem considerar.

CUIDADOS IMPORTANTES PARA O MULTICLOUD

É importante, primeiramente, identificar no planejamento os fornecedores que mais se adéquam as políticas de sua empresa. Bem como, os que podem fornecer uma solução customizada de acordo com as suas necessidades, com o melhor preço possível e maior tempo de disponibilidade.

A questão da segurança, sem dúvidas, deve ser um pré-requisito para a escolha de qualquer fornecedor. É importante verificar e se atentar quais são os padrões que o fornecedor utiliza. Assim como quais são as políticas de segurança implementadas pelo mesmo, a fim de preservar e proteger os dados confidenciais da sua empresa.

Como no ambiente Multicloud podemos ter vários fornecedores, a equipe de TI precisará da capacitação necessária para poder gerenciar e administrar o parque tecnológico.

Neste ponto, você até pode imaginar:

“Mas se minha empresa migrar todos os serviços para um ambiente Multicloud não necessitamos ter uma equipe para garantir a disponibilidade das aplicações.”

Caso tenha sido isto que você imaginou, sua equipe necessitará sim gerenciar e aplicar governança sobre esta infraestrutura.

Neste ponto, é fundamental que a equipe possua o treinamento adequado, bem como as certificações necessárias impostas pelos fornecedores para as aplicações requeridas. 

Administrar o ambiente e a infraestrutura é fundamental para implementar uma topologia Multicloud bem sucedida. Muitas empresas por necessidade optam por realizar contratações de serviços em nuvem, sem efetuar o devido mapeamento da infraestrutura da rede atual.

Isto, sem dúvidas, poderá ocasionar em uma perda de desempenho ou até mesmo em um resultado final não satisfatório. Por isto, é muito importante que as empresas possuam um mapeamento da rede do seu ambiente, bem como identifiquem os pontos que necessitam ser aprimorados. Desse modo, a contratação do fornecedor em nuvem poderá ser mais assertiva e o resultado final para os usuários ser mais satisfatório.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite determinar o quê, como, quando, onde e por quem sua rede está sendo utilizada.

Neste sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir dados confiáveis para auxiliar na tomada de decisões.

Pensando nisto, a Telcomanager disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.