Backup ou cópia de segurança é uma atividade essencial para garantir a disponibilidade dos dados digitalizados. Desse modo, cria-se uma rotina de cópia automatizada dos dados para servidores de backup ou mídias externas. Assim, será possível realizar a recuperação das informações em caso de incidentes.

Ataques como ransomware não param de crescer. Muitas empresas se viram reféns de criminosos virtuais que criptografam os dados armazenados em seus servidores. Posteriormente, esses criminosos cobram um resgate em moedas virtuais para devolver o acesso. Uma das respostas a esse ataque é exatamente possuir a cópia dos dados que foram criptografados.

Acima, listamos um exemplo em que a cópia de segurança é imprescindível. Porém, existem diversos outros cenários onde sua empresa poderá precisar de um backup. Bem como, exclusão acidental de arquivos, recuperação de desastres e dentre outros.

Diante desse panorama, vamos relembrar alguns conceitos importantes sobre Backup.

TIPOS DE BACKUP

Pensar em copiar um pequeno volume de dados pode ser simples. Basta copiar os arquivos e salvar em uma mídia externa. Entretanto, quando se trata de ambientes maiores, ter uma estratégia bem definida se torna crucial.

Completo

Como o nome sugere, é a cópia completa de todos os arquivos. Assim, essa modalidade oferece a melhor proteção em relação à perda de dados. Contudo, por precisar movimentar um grande volume de dados, é a modalidade mais demorada e dispendiosa. Principalmente, pelo alto consumo de recursos como espaço para armazenamento dos dados copiados, capacidade de processamento e o uso da rede.  

Diante desse cenário, apesar de importante, criar rotinas apenas com cópias completas poderá ser inviável para a infraestrutura da empresa. A melhor solução poderá ser a integração da cópia completa de dados com outras modalidades como as citadas abaixo.

Incremental

O backup incremental foi planejado para evitar copiar todos os arquivos a cada processo. Desse modo, gerando economia de recursos. Esta modalidade poderá ser implementada após o primeiro backup completo. Assim, o backup incremental só irá copiar os dados alterados desde o último evento de backup (seja incremental ou completo).  

A cópia incremental irá armazenar fragmentos. Com isso, gerando um processo muito mais econômico em relação à cópia completa. Principalmente, sendo mais rápido e ocupando menos espaço de armazenamento. Porém, é importante ressaltar que uma série grande de backups incrementais sem intercalar com backups completos pode gerar grande dificuldade na hora de recuperar os dados. Visto que na recuperação, será necessário restaurar o último backup completo mais todos os fragmentos incrementais.

Diferencial

O backup diferencial pode ser uma solução intermediária. Dessa forma, não é tão ágil como o incremental e nem tão dispendioso como o completo. Após o primeiro backup completo, cada backup diferencial irá apenas copiar os dados que foram modificados desde o último backup completo. Ou seja, a referência do backup diferencial não é o último evento de backup, mas sim o último evento de backup completo.

Diante desse cenário, quanto maior a sequência de backups diferenciais, maior será a quantidade de arquivos a serem copiados. Porém, o processo de recuperação é mais fácil em relação ao incremental. Desse modo, para uma recuperação completa, basta restaurar o último backup completo e o último backup diferencial.

JANELAS DE BACKUP

Como já citado anteriormente, a criação de uma rotina de backup é crucial. Porém, uma preocupação constante é o uso de recursos. Além de um bom planejamento em relação à modalidade de backup a ser usada, é importante escolher os horários que os processos serão executados.

Imagine realizar uma cópia completa de dados no horário comercial? O prejuízo pode ser grande a ponto de causar interrupções de serviços que irão disputar recursos de rede e de hardware. Já que esse processo de backup irá gerar uma alta carga.

Diante desse cenário, é importante certificar que os processos de backup além de estarem funcionando corretamente, estão sendo executados nas janelas corretas de tempo. Ou seja, garantir que o backup seja feito fora do horário comercial.

Com o TRAFip será possível criar alarmes que irão monitorar os servidores de backup. Assim, caso seja registrado atividade de rede compatível com processo de backup, a equipe de TI será avisada prontamente. Dessa forma, sendo capaz de se antecipar aos problemas que isso poderá gerar.

Quer saber mais? No vídeo abaixo ensinamos como configurar um alarme para detectar atividade de backup em horário comercial. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O TRAFip é um sistema de análise de tráfego que permite determinar o que, como, quando, onde e por quem sua rede está sendo utilizada.

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma complementar de buscar a prevenção de problemas que possam causar a queda de serviços da rede.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.