É notório que o mercado de TI está cada vez mais voltado para aplicações e soluções em nuvem. Vivemos em uma época onde até os usuários mais tradicionais com relação à Internet fazem constante backup dos seus arquivos para alguma solução em nuvem. Entretanto, antes de nos aprofundarmos ainda mais no assunto, vamos entender o fator que impulsionou o crescimento de soluções em nuvem.

Como era antes da nuvem

O modelo anterior previa que uma empresa comprasse uma solução ou um produto e, posteriormente, adquirisse a manutenção. Obviamente você pode pensar: “olha… Nem sempre era assim… Às vezes a empresa comprava a solução e também pagava pela manutenção de 1 ou 2 anos.”. Certo! Todavia, neste mesmo cenário, o produto pertencia à empresa. Ou seja, não havia como se livrar do hardware e de suas respectivas limitações. Em outras palavras, a empresa recebia o equipamento em seu datacenter e tinha que ser responsável por mantê-lo em funcionamento. As empresas pagavam um valor consideravelmente elevado por uma solução. Passavam-se menos de 5 (cinco) anos e o produto adquirido já era obsoleto ou considerado como “End of Sales” pelo fabricante.

Como chegar em uma sala de reunião e explicar para o CEO da empresa que o investimento de 1 milhão de reais, feito há 5 anos, necessitará ser refeito para adquirir um mesmo produto, porém com características superiores de software? Pois bem! Chegamos ao ponto. O produto comprado não se pagava com o investimento feito e a atualização do mesmo sempre era limitada à capacidade do hardware. Além disto, o montante financeiro necessário para comprar uma solução inteira, considerando manutenção, hardware e software, inviabilizava o projeto.

A nuvem chegou e preencheu estas lacunas. O produto está caro para comprar? E se você pagar o valor mensal mínimo de x? E se nesse valor mensal mínimo de x, incluirmos a atualização gratuita do seu parque para última versão do fabricante, bem como a manutenção e você não irá se preocupar com nenhum hardware no seu datacenter? Era tudo que as empresas queriam ouvir.

Novos desafios na nuvem

Bom, agora que entendemos como este modelo surgiu, vamos compreender nos espera para as soluções em nuvem e os desafios que a sua empresa terá que enfrentar.

Os usuários irão ficar cada vez mais exigentes com as soluções em nuvem. Lógico, isso não é nenhuma novidade! Entretanto, você já parou para analisar que até 5 (cinco) anos atrás nenhum usuário comum falava de criptografia em aplicativos móveis? Todo mundo já utilizava o WhatsApp e ninguém questionava se o WhatsApp funcionava com um método seguro para estabelecer a comunicação ponto a ponto ou não.

Nenhum usuário questionava se a forma de envio dos arquivos pelo WhatsApp era a mais recomendada. Atualmente, diversos usuários comuns que não se preocupavam com nada disso, preferem compartilhar seus arquivos através do Dropbox, do que os enviar por emails. Muitos destes preferem telefonar através do WhatsApp por ter criptografia do que ligar de forma convencional através de uma operadora de telefonia.

Em outras palavras, é melhor ir se preparando. Pois, ao adquirir uma solução em nuvem de sua empresa (caso você seja provedor), os usuários irão te questionar quanto a segurança dos dados da sua solução.

Privacidade na nuvem

Tratando-se de órgãos públicos, vale ressaltar que em 2018, o governo federal formalizou a revisão normativa de modo a exigir que os dados, criados ou guardados pelos órgãos públicos, permaneçam obrigatoriamente armazenados em território nacional nos contratos de computação em nuvem. Isto é importante, pois remete a privacidade dos dados. Apesar de ser uma solução em nuvem, é importante garantir para o seu cliente que os dados trafegados estarão hospedados de forma segura. Igualmente, não serão expostos indevidamente para terceiros.

Outro ponto muito importante é a velocidade dos dados trafegados. Parafraseando, de nada adianta contratar uma Ferrari e só poder andar com ela a 20km/h. Os usuários irão exigir que a sua solução possa atendê-los de forma rápida e eficaz.

Exemplo: Se você é provedor de telefonia, por exemplo, sua empresa necessitará garantir que todos os canais de voz contratados pelo cliente estarão sempre disponíveis para serem utilizados.
“Tudo bem, mas às vezes pode oscilar e não termos todos os canais disponíveis no momento”, você pode imaginar. Entretanto, vale lembrar que às vezes uma ligação mal sucedida de um diretor, ou de um sócio da empresa, poderá resultar, além de um cancelamento de contrato, em uma reputação ruim do seu serviço caso você seja o provedor de telefonia desta empresa. Vale a pena correr tamanho risco?

Caso a sua empresa preste serviços na área de segurança, imagine que acidentalmente, por falta de espaço em disco dos seus servidores, diversas gravações de imagens extraídas das câmeras de segurança, e que deveriam estar armazenadas de forma segura, foram sobrescritas. Então, claro, estão sendo solicitadas pelo seu cliente. Para piorar, estes dias estão dentro do prazo estipulado para recuperação, ou seja, o seu cliente pode exigi-los. E agora?

Suporte técnico para soluções em nuvem

Ter uma infraestrutura por de trás do seu serviço na nuvem (caso você seja um provedor) é fundamental. Por fim, um dos pontos mais importantes que não deve faltar em qualquer serviço de nuvem é o suporte técnico. Apesar de ser uma solução em nuvem, existe necessidade de auxílio aos usuários para determinadas configurações no software. Bem como o apoio para as novas implementações. Sem contar que pode ocorrer às vezes uma instabilidade em um determinado serviço ou em algum recurso.

Todavia, se você imagina que o cliente vai te enviar um email e esperar pacientemente o seu retorno, esqueça! No mercado atual, os usuários querem resolver rapidamente os assuntos. Muitos destes querem resolver rapidamente através de chat via web. Então, é bom a sua empresa aumentar os canais de comunicação, pois o seu futuro cliente vai exigir essa acessibilidade para ontem. Diante destes desafios, é importante que a sua empresa possua a infraestrutura adequada para oferecer os seus respectivos serviços.

Infraestrutura para soluções em nuvem

Infelizmente, os provedores de Internet e de telefonia continuam sempre no topo das reclamações dos usuários. De fato, cada vez mais, usuários querem trafegar mais dados (mais fotos, mais vídeos, mais áudios) e exigir sempre uma conexão rápida (mesmo em locais adversos). Para desespero dos provedores.

Pensando nisto, a Telcomanager com quase 20 anos de experiência no mercado, disponibiliza soluções inteligentes de monitoramento de dados. Líder da América Latina em soluções para gerência de redes com metologia única e inovadora, desenvolvemos soluções inteligentes de monitoramento de redes. Estas ferramentas estão prontas para ajudar a controlar a sua rede, gerenciando seus links de dados e reduzindo custos. Ofereça serviços na nuvem para seus clientes e tenha a visibilidade total de sua rede, garantindo excelência de serviço.

Conheça através de nosso site os nossos produtos e descrições de cada uma das soluções Telcomanager, uma empresa 100% nacional: TRAFip, SLAview e o CFGtool. Conheça nossos cases de sucesso e outros artigos do blog!