Um dos grandes desafios de uma empresa ou de um provedor de Internet que quer permanecer neste mercado competitivo em que vivemos é, sem dúvidas, adequar os seus gastos operacionais com a sua realidade financeira. Dessa forma, a relação será saudável e o empreendedor pode obter o seu retorno financeiro. Se pararmos para imaginar a cerca dos custos operacionais dentro de uma empresa, não é difícil constatarmos que somente o setor comercial é o único capaz de gerar lucros. Isto significa que os demais setores, financeiro, RH, marketing, logística, compras, TI, são apenas considerados como custos. Difícil né? Entretanto, esta é a triste realidade para nós profissionais de TI.

Quando uma empresa necessita desligar algum funcionário por questões unicamente financeiras, qual a primeira análise que um gestor ou um diretor faz para auxiliar na tomada da decisão? Simples, quanto este funcionário X ou Y recebe por mês e quanto a empresa irá economizar. Certo, mas como a sua empresa sabe quanto o funcionário X ou Y ganha por mês? “Que pergunta óbvia!” – você pode imaginar. É simples, basta ir ao financeiro e perguntar. Afinal, eles têm todas as informações sobre os salários de todos os funcionários, são eles que fazem as transferências mensais. Perfeito! Podemos constatar com isto que a sua empresa, como qualquer outra, possui visibilidade através do setor financeiro sobre os custos relativos aos salários dos funcionários.

Obtendo informações em uma empresa

Agora, continuando a nossa conversa sobre os custos, vamos para o setor de compras. Como a sua empresa sabe que o fornecedor X vende mais barato do que os fornecedores Y e Z? Novamente, mais uma pergunta fácil de responder, quase retórica. O meu setor de compras, após solicitar o orçamento aos fornecedores, recebe a cotação destes. Então, avalia se o produto é o mesmo em todas as propostas. Por fim, escolhe pela opção com o menor custo, considerando as melhores formas de pagamento e recebimento do produto. Correto! A sua empresa possui visibilidade dos custos relativos aos fornecedores, através do seu setor de compras.

Indo agora para a parte de entrega dos materiais para o seu cliente. Como a sua empresa tem condições de informar que o prazo de entrega do produto que ele adquiriu é de X dias? Você pode pensar assim: “olha, o meu setor de logística recebe os informes diários da equipe de transporte, com base nisto podemos passar uma previsão de quando o produto irá chegar para o cliente.”.
Perceba que todos os setores dentro de uma empresa, seja o financeiro, compras, logística ou qualquer outro, funciona a partir de informações reais. Não existem suposições, e sim dados que podem ser confrontados e até questionados para que o negócio de sua empresa seja sempre saudável. Concorda com esta afirmação? Caso sua resposta seja positiva, vamos para mais algumas perguntas… Vamos tentar responder de forma automática, da mesma forma como respondemos às perguntas anteriores, sem pensarmos muito.

Obtendo informações sobre sua rede

Como a sua empresa sabe quais são as localidades que estão consumindo mais recursos da rede em um determinado dia e horário? Vou imaginar que você não sabe a resposta, e com base nisto irei vislumbrar o que você pode ter imaginado. “Vixi, de ‘bate-pronto’ eu não sei mesmo, mas posso perguntar para o time de TI se, abrindo um chamado com a Operadora, eles passam esta informação.”. Tudo bem, então vamos para a próxima pergunta. Como a sua equipe de TI sabe se está ocorrendo tráfego alto sem justificativa e se tem alguma aplicação não homologada gerando tráfego na rede? Imaginando ainda que você não sabe a resposta, irei vislumbrar novamente o que você pode ter pensado. “Será que com os meus equipamentos eu consigo ter esta informação? Talvez com o firewall mais alguma aplicação… É… realmente não tenho certeza, pode ser que sim ou que não.”.

Certo, agora imagine você que o CEO da sua empresa te envie um e-mail. Ele pergunta o porquê é necessário contratar mais um link de dados, considerando que a empresa está passando por um corte de custos e que o gasto com os links de dados atuais já são consideráveis. Qual seria a sua resposta? Temos a certeza que você responderia com excelentes argumentos técnicos tentando extrair o máximo de informações sobre o cenário que você possui. Entretanto, por mais que a sua equipe seja altamente capacitada, é impossível ter um resumo preciso e contundente sobre o seu cenário de rede atual apenas com informações coletadas de forma individual. É preciso obter informações sobre sua rede.

Solução de gerenciamento e visibilidade de rede

Todos os setores da sua empresa são movidos através de informações reais providas de forma sistêmica. Igualmente, o setor de TI não deve ser diferente das demais áreas. Para que você possa responder aos questionamentos acima e ter informações reais baseadas em relatórios, uma solução de gerenciamento da sua rede é fundamental. Ainda mais se a sua empresa for um provedor de Internet. O provedor de Internet possui um agravante: a rede é o core business dele. A atuação de um provedor é exatamente fornecendo links de dados. Ou seja, além da sua empresa necessitar das informações sobre a rede para uso próprio, também precisa repassar tais informações para seus clientes, quando estes questionarem.

Além disso, cada tráfego de dados consumido de maneira errada significa um custo adicional todo mês para o provedor. Enquanto não otimiza seus links de dados e serviços, os concorrentes continuam expandindo e conquistando seus clientes com custos menores. Entregam uma banda que você mesmo poderia entregar para o seu cliente, mas que por falta de visibilidade sobre o seu tráfego de rede você acaba não sabendo que tem condições de entregar. Gerenciar os links de dados fará com que a sua empresa tenha condições de identificar qual link está consumindo mais banda. Sobretudo, possibilitará a identificação das razões justificadoras deste consumo. Além de proporcionar um panorama completo sobre o seu parque de equipamentos.

Como obter informações sobre sua rede?

Vivemos em uma época que não basta apenas termos os melhores equipamentos. Necessitamos de uma solução inteligente por de trás destes que possa diagnosticar a rede na totalidade. Cada custo adicional, por menor que seja, pode ser decisivo para a longevidade do negócio da sua empresa. Pensando nisto, a Telcomanager disponibiliza soluções inteligentes de monitoramento de dados. Ferramentas que irão ajudar a controlar a sua rede de dados, gerenciando seus links de dados e reduzindo custos. A Telcomanager tem quase 20 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes com uma metologia única e inovadora. Tome o controle da sua rede e tenha total visibilidade agora mesmo.