A rede de computadores é responsável por sustentar diversas necessidades de uma organização. Necessidades essas que vão desde o envio de um simples e-mail até estabelecer a comunicação com servidores que mantém todos os sistemas cruciais para o funcionamento da empresa. Qual é o custo de tudo isso? Quem deveria assumir essa conta?

Dependendo da estratégia da organização, um rateio de custos poderá ser aplicado. Portanto, dividindo os custos para manter a infraestrutura de rede entre os demais departamentos da empresa. Dessa forma, provendo transparência ao custo para a manutenção dessa necessidade.

BENEFÍCIOS DO RATEIO DE CUSTOS

Dentre os benefícios podemos citar a maior compreensão dos custos da rede de computadores. Principalmente, quando todos os departamentos farão parte do rateio. Dessa forma, influenciando na melhor gestão dos recursos de redes disponíveis para cada departamento, evitando mal uso e desperdícios. Assim como, justificando investimentos quando for necessário.

A tecnologia da informação é necessária e influencia diretamente na capacidade de competitividade de uma empresa. Portanto, é importante que os custos com TI sejam transparentes. Bem como, o departamento de TI, esteja cada vez mais próximo da estratégia do negócio da organização. Principalmente que o objetivo seja sempre a melhor relação custo benefício para a empresa.

Entendemos os benefícios do rateio de custos. Entretanto, como fazer essa divisão de forma transparente?

VISIBILIDADE DA REDE        

Um exemplo de rateio de custos é a divisão proporcional de acordo com o consumo. Para aplicar essa estratégia em relação aos custos da infraestrutura de rede, é crucial que se tenha o entendimento do consumo de cada setor. Portanto, sendo capaz de visualizar quanto cada departamento demanda de recursos da rede. 

O TRAFip permite visualizar quais as localidades, regiões ou departamentos demandam mais recursos da rede, ou do datacenter. Essa informação é fundamental quando se deseja fazer algum tipo de rateio de custo. Primordialmente, em posse de dados que irá auxiliar na tomada de decisões de forma precisa e com transparência.

PERFIL DE TRÁFEGO

Para ter acesso aos dados que darão suporte ao rateio de custos da rede é necessário ser capaz de visualizar a distribuição do tráfego entre os setores. Portanto, não basta o conhecimento do tráfego absoluto da rede. Diante desse cenário entra a configuração de um perfil de tráfego.

Perfil de tráfego é uma forma de análise estratificada. Sobretudo sendo capaz de quebrar o tráfego de um objeto por outros objetos. Por exemplo, o tráfego de um grupo de sub-redes em relação a cada sub-rede que faz parte do grupo. Assim, tendo a compreensão da distribuição do tráfego de cada componente em relação ao grupo na totalidade.

O cenário acima pode ser exatamente a forma de obter as informações para o reateio de custos. Imaginando o grupo de sub-redes como toda a rede da empresa e cada sub-rede representando um setor. Portanto, com essa configuração teremos o conhecimento da distribuição exata de consumo por cada setor.

Abaixo seguem os gráficos de um exemplo de perfil de distribuição retirado do TRAFip:

Gráfico em linhas do tráfego de origem do grupo de sub-redes com perfil em distribuição
Gráfico em linhas do tráfego de origem do grupo de sub-redes com perfil em distribuição
Gráfico agregado do tráfego de origem do grupo de sub-redes com perfil em distribuição
Gráfico agregado do tráfego de origem do grupo de sub-redes com perfil em distribuição

Além dos gráficos, relatórios podem ser utilizados para acompanhamento da distribuição de consumo. Com isso, tendo uma ferramenta para análise minuciosa do comportamento da rede, evitando “achismo” e estimativas com pouco embasamento. Por fim, permitindo um rateio de custos mais eficiente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma obter dados para auxiliar na tomada de decisões.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.