Devido ao alto crescimento da oferta de soluções baseadas no modelo de computação em nuvem, muitas empresas podem acabar se deixando guiar apenas pelo preço respectivo de um determinado produto ou solução.

Isso sem dúvida poderá trazer diversas consequências negativas para o negócio de qualquer empresa. Sobretudo, por nem sempre os requisitos e necessidades de uma empresa serem válidos para outra.

Em adição a isto, muitos provedores não realizam uma análise técnica mais detalhada sobre o ambiente da empresa, e com isso acabam direcionando a sua oferta respectiva para um modelo de nuvem que provavelmente não irá atender a todos os requisitos esperados.

Essa análise é muito importante, pois toda a estrutura técnica da sua empresa deverá estar alinhada com o tipo de implementação em nuvem escolhido. Caso não esteja, poderá acarretar diversos problemas para a empresa, desde a implementação da nuvem até a sua respectiva utilização.

Com base nisso, como uma empresa poderá definir o melhor modelo de nuvem para o seu negócio?

MODELOS DE NUVEM

Para chegar a uma possível resposta para essa pergunta, vamos conceituar quais são os tipos de soluções de nuvem que atualmente estão disponíveis:

Nuvem Privada

O modelo baseado em nuvem privada trata-se de um modelo onde todos os serviços relacionados às aplicações contratadas estão na rede privada da empresa. Ou seja, não é necessário o acesso à internet.

Este modelo permite que as empresas montem a sua própria nuvem de serviços e soluções. Portanto, utilizando seus próprios recursos em seus respectivos datacenters. Todavia, todo o gerenciamento e manutenção da solução ficam a cargo da empresa. Assim sendo, esta se torna totalmente responsável pelo funcionamento de todas as aplicações hospedadas. 

Um dos principais pontos que devem ser considerados neste modelo, é que para sua implementação existe a necessidade de ter uma equipe técnica qualificada e o seu período respectivo de implementação poderá ser considerado.

Entretanto, esse modelo tende a ser o mais seguro, tendo em vista que não existirá nenhuma hospedagem de aplicação externa a ser disponibilizada pela internet.

Isto permitirá que a sua equipe técnica tenha total controle de todas as aplicações em funcionamento. Assim, conseguindo visualizar com detalhes o funcionamento da solução, através de logs do próprio sistema.

Nuvem híbrida

O modelo baseado em nuvem híbrida trata-se de um modelo onde uma parte dos serviços e aplicações está na rede privada e outra parte alocada na Internet. 

Esse modelo é muito comum para os cenários onde as empresas desejam utilizar recursos alocados de soluções hospedadas na Internet. Entretanto, necessitam que estes operem de forma harmônica e integrada com soluções hospedadas em sua respectiva infraestrutura.

Todavia, é necessário verificar se o funcionamento entre aplicações hospedadas na infraestrutura local e aplicações hospedadas na Internet não vai à contramão das políticas de segurança da empresa em questão.

Se existem aplicações que necessitam ficar hospedadas somente na rede privada, e outras aplicações podem ficar na Internet, é necessário identificar se não haverá nenhum tipo de interação comprometendo a segurança, como por exemplo, posicionar uma determinada aplicação (que foi dimensionada para ficar na rede privada apenas) na rede delimitada DMZ (Demilitarized zone) para que esta possa ser integrada com outra aplicação que está na internet. 

Nuvem pública

O modelo baseado em nuvem pública trata-se de um modelo onde os serviços relacionados às aplicações contratadas estão totalmente fora da rede privada da empresa. Ou seja, estão totalmente na internet.

Este modelo possui diversos benefícios, no que se refere à flexibilidade para a expansão dos recursos adquiridos. Bem como, a possibilidade de não existirem custos relacionados à manutenção de uma infraestrutura dedicada. Permite também ser implementado de maneira mais rápida que os outros dois modelos.

Entretanto, é importante ressaltar que este modelo pode não ser o ideal para todas as empresas, apesar de todos os benefícios nele apresentados. 

Um dos principais pontos de alerta com relação a este modelo, é a falta de controle sobre a solução na totalidade. Neste aspecto, a sua empresa ao contratar uma solução baseada em nuvem pública, provavelmente terá um acesso limitado de administração da plataforma. Assim, não podendo visualizar informações mais detalhadas respectivas ao funcionamento da solução.

Isto sem dúvidas diminuirá o controle da sua equipe técnica de TI com o seu respectivo parque tecnológico. Bem como, irá fazer com que sua equipe fique totalmente dependente do suporte técnico da empresa responsável pela hospedagem da solução.

QUAL MODELO ESCOLHER?

Como podemos identificar, cada modelo possui suas respectivas características e alertas, e por esta razão é fundamental que seja feita uma análise minuciosa no ambiente de sua empresa, antes de qualquer contratação. Para esta análise, é crucial o conhecimento e a visibilidade da infraestrutura de rede. 

Essa análise técnica permitirá a identificação do modelo que mais se adéqua para sua empresa, de acordo com o tipo de aplicação que nele será hospedado.

Além da análise técnica, é fundamental que seja feito um estudo sobre preços, soluções e tipos de aplicações que serão implementadas. Neste aspecto, é fundamental a participação da equipe técnica de TI em todo o processo, desde análise até a contratação e implementação da solução.

A participação da equipe técnica é imprescindível, pois pode ocorrer diversas vezes, principalmente, quando os fornecedores realizam contato direto com uma área da empresa que não é a técnica, e a análise fica apenas restrita aos custos, e não a diversos outros fatores que também devem ser considerados.

Além disso, a equipe técnica poderá realizar questionamentos para os respectivos fornecedores que poderão ser muito valiosos para que uma implementação em cloud seja bem sucedida, e não seja meramente baseada no menor preço.

Quando é realizada uma contratação sem a participação da equipe técnica, podem ocorrer surpresas desagradáveis, como por exemplo, a implementação de um determinado recurso que infringe com os requisitos ou recomendações técnicos de outra aplicação, por exemplo.

Com a união das áreas da empresa com a equipe de TI, será possível unificar esforços para escolher a solução em nuvem que mais se adéqua às necessidades tecnológicas da empresa, e que possui o menor preço possível. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma obter dados para auxiliar na tomada de decisões.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.