Nos últimos anos muitas empresas perceberam a importância do investimento na gestão baseada na análise de informações. Com isso, criando uma cultura de dados. Diante desse cenário, adota-se um modo de pensar em relação à tomada de decisões, onde todas as ações passam a se embasar na análise contínua de informações. Desse modo, levando a decisões mais assertivas e sem “achismos”, o que certamente irá impactar nos resultados da empresa. 

De posse dos dados, troca-se o “eu acho” pelo “deixe-me tê mostrar”. Falando em redes de computadores, devido a sua importância para as empresas, a cultura não pode ser diferente. A análise de dados é crucial para o acompanhamento e tomada de decisões. Principalmente em questões relacionadas ao gerenciamento de capacidade e projeção do uso de recursos.

Em análise de dados é importante a certificação da qualidade desses dados, por isso, a importância de utilizar softwares e ferramentas que possibilitem o acesso a essas informações de forma confiável e dinâmica. Para os exemplos abaixo utilizaremos funcionalidades disponíveis no TRAFip e SLAview.

Os sistemas de monitoramento contam com diversas saídas que fornecem a possibilidade de obter informações sobre a rede de computadores. Dentre as saídas, os relatórios conseguem fornecer dados com ainda mais profundidade sobre os aspectos mais importantes da sua rede, e o melhor, eles podem ser automatizados.

RELATÓRIOS

Existem uma variedade de relatórios que podem ser extraídos. Abaixo segue alguns exemplos:

Relatórios Top N

O relatório Top N fornece estatísticas consolidas para qualquer métrica configurada no sistema. O relatório é demonstrado em formato de um ranking onde todos os objetos são posicionados com base na métrica escolhida. Um exemplo seria observar as aplicações com maior tráfego na rede dentro de um período especificado.

Relatórios de Projeção

O relatório de projeção possui a capacidade de prever a evolução de qualquer curva e informar o valor esperado para um período no futuro. Também é possível apontar um limiar e prever se e quando esse limiar será alcançado. Dessa forma, sendo crucial para uma abordagem proativa no uso dos recursos da rede.

Relatórios de Dados Brutos

O relatório de dados brutos fornece estatísticas detalhadas sobre os fluxos coletados pelo TRAFip. O relatório é uma representação do conteúdo dos fluxos e seu campos de identificação. Assim, possibilitando análises mais profundas sobre todos os detalhes de cada parcela do tráfego que passa pela rede. Um exemplo de uso seria a investigação de tráfego anormal, onde a partir do relatório é possível visualizar para onde vai, de onde vem e o conteúdo do tráfego.

TEMPLATES E AUTOMATIZAÇÃO

Para todos os relatórios citados acima é possível criar um template. Desse modo você pode configurar o relatório apenas uma vez e salvar como template. Assim, executando o mesmo relatório diversas vezes sem precisar configurar todos os campos novamente. Para cada template é possível ajustar as permissões referentes aos usuários que podem visualizar ou modificar o template.

Além de facilitar a execução dos relatórios, é possível automatizar a execução dos templates. Com isso, o usuário pode configurar os relatórios para serem executados periodicamente (diário, semanal ou mensal), com a análise baseada no período escolhido e entregues automaticamente via e-mail ou para um servidor FTP.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Relatórios dinâmicos e automáticos irão prover ganhos valiosos na gestão da rede. Auxiliando na gestão baseada em dados e abordagem proativa.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para antecipação de problemas.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.