Essa é a continuação de uma série de artigos que visa apresentar alguns dos recursos do SLAview que irão ajudar a tornar o seu uso ainda mais eficiente.

O SLAview é um sistema completo de monitoramento de desempenho e falhas de ativos de rede. Primordialmente, o sistema conta com diversos recursos que irão possibilitar um maior conhecimento do que acontece na infraestrutura.

Nesse artigo, iremos destacar mais 3 recursos do SLAview que vão além das funcionalidades básicas e que talvez você não conheça.

CRIAÇÃO DE PERFIS 

Com os perfis, o usuário tem controle total de quais informações serão coletadas dos seus ativos, como elas serão processadas e como serão visualizadas. Assim, garantindo uma análise global e personalizada da infraestrutura.

Para análise de desempenho o principal protocolo utilizado é o SNMP. Ou seja, para ser monitorável basta suportar o protocolo SNMP. Portanto, o funcionamento da criação de perfis segue a seguinte lógica: 

  • Os dados coletados via SNMP são armazenados em uma variável de coleta.
  • A variável de sumarização é criada a partir de uma ou mais variáveis de coleta. Entretanto, durante a criação da variável de sumarização é possível criar fórmulas customizadas com as variáveis de coleta.
  • Finalmente o gráfico é criado. Desse modo, as curvas do gráfico são criadas a partir das variáveis de sumarização. Durante a criação das curvas é possível criar fórmulas customizadas com as variáveis de sumarização.

Assim, o usuário tem o poder de criar o gráfico com extrema liberdade para acompanhar os parâmetros do SLA da sua infraestrutura.

Gráfico no SLAview
Gráfico no SLAview

RELATÓRIOS DE PROJEÇÃO

Dentre os relatórios disponíveis no SLAview, destaca-se o relatório de projeção. Um relatório capaz de projetar indicadores futuros relativos aos parâmetros monitorados. Diante desse cenário, o gestor pode usar esse relatório para embasar suas decisões, elevando a assertividade das suas escolhas.

Para ativar a projeção basta habilitar projeção na curva do gráfico dentro do perfil. Assim, o usuário tem a liberdade para projetar qualquer parâmetro tanto em relação a dispositivo quanto em relação a objeto mapeado.

Relatório de Projeção
Relatório de Projeção

CONFIGURAÇÃO DE ALARMES 

Para um sistema de monitoramento de performance e identificação de pontos de falha, os alarmes têm um papel fundamental. Primordialmente garantindo notificações em tempo real em relação a qualquer alteração relevante nos indicadores da sua infraestrutura de rede.  

Os alarmes além da capacidade de notificar em tempo real, demonstram exatamente o objeto no qual está ocorrendo o evento. Assim, provendo a capacidade da equipe de TI em se antecipar as consequências para os usuários. Ainda dentro do console de alarmes é possível visualizar gráficos e executar ferramentas de diagnóstico.

Console de Alarmes 
Console de Alarmes

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O SLAview é um sistema de gerenciamento e monitoramento de rede capaz de avaliar seu desempenho e detectar falhas de forma fácil e prática. 

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma de garantir uma equipe de TI ágil e proativa.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.