Devido ao agravamento da pandemia da COVID-19, muitas empresas necessitaram rever processos, e realocar suas equipes para trabalharem de suas respectivas casas.

Com isso, a rotina de todos teve de ser adaptada para o trabalho home office. Desse modo, trazendo diversos desafios tecnológicos para as empresas. Portanto, em muitos casos, o funcionamento correto das aplicações depende de uma conexão de rede com boa qualidade. Entretanto, isso pode não ocorrer quando os usuários estão trabalhando de suas casas.

Quando as tarefas dos usuários são impactadas devido à existência de problemas tecnológicos de qualquer natureza, uma análise técnica deve ser iniciada. Contudo, pode se tornar por vezes, muito complexo realizar um diagnóstico preciso. Diante desse cenário, são diversas variáveis que podem estar ocasionado o problema, desde o computador do usuário até o tráfego da rede que está sendo consumido.

Como podemos desta forma, garantir o desempenho necessário para as aplicações, a fim de que os usuários possam utilizá-las remotamente?

É sobre esse ponto que iremos abordar nesse artigo.

Para que possamos inicialmente realizar uma análise de quais são as ferramentas que podem auxiliar o bom desempenho das aplicações, é importante compreendermos quais são os problemas que por ventura comprometem o funcionamento dessas.

Dessa forma, vamos listar alguns dos principais problemas que podem acarretar o mau funcionamento dos recursos:

PRINCIPAIS PROBLEMAS 

Insuficiência de banda de rede 

Sem dúvidas, este é um dos problemas que mais dificulta o uso dos recursos locais por colaboradores remotos. Podemos citar como exemplo, o estabelecimento de chamadas de videoconferência.

Muitas reuniões que eram realizadas presencialmente passaram a ser realizadas de maneira remota através de soluções de videoconferência.

Contudo, para que ocorra o estabelecimento das chamadas de videoconferência com sucesso, é necessário que haja uma banda mínima disponível conforme a resolução de vídeo de cada usuário.

Caso determinados usuários não possuam uma banda de rede mínima necessária, o estabelecimento de chamadas de videoconferência pode ficar comprometido, afetando desde a qualidade da reunião, como a própria participação dos usuários.

Uso incorreto de outras aplicações 

É comum os usuários acessarem mais de uma aplicação simultaneamente durante o decorrer do dia para a execução de suas tarefas. Entretanto, dependendo dos tipos de aplicações que são utilizadas de forma simultânea, podem ocorrer conflitos no sentido de consumo de recursos, sejam computacionais ou de tráfego de rede.

Com isso, devem ser verificados quais são as aplicações que os usuários utilizam. Bem como, quais as que estão sendo utilizadas simultaneamente. Assim, realizando o mapeamento e uma possível adequação dos recursos.

Falta de recursos computacionais 

A migração dos colaboradores para o regime de trabalho home office trouxe consigo a necessidade de implementar novas ferramentas tecnológicas. Desse modo, permitindo que os usuários possam realizar suas tarefas remotamente. Contudo, nem sempre as máquinas dos usuários estão de fato preparadas com recursos internos para utilizar tais ferramentas. 

Ausência de políticas com restrições 

Quando os colaboradores podem acessar e consumir recursos além dos que realmente necessitam, existe a possibilidade de trazerem brechas de segurança para as empresas podendo gerar outros tipos de problemas. Bem como a falta de determinados recursos para os usuários, que realmente necessitariam consumi-los.

Diante desses problemas, vejamos a seguir as ações que podem ser realizadas a fim de evitá-los.

SOLUÇÕES PARA GARANTIR O DESEMPENHO DAS APLICAÇÕES

Monitoramento da rede em tempo real 

É imprescindível que a sua empresa possua ferramentas que possibilitem o monitoramento da rede em tempo real.  

A falta de ferramentas que possibilitem a verificação. Bem como, a não indicação de possíveis pontos de melhoria, poderá trazer diversos tipos de problemas para a sua empresa, desde uma análise técnica insatisfatória e prolongada até o envolvimento de fornecedores das soluções contratadas, além de uma verificação que não irá indicar onde está de fato o problema. 

Neste aspecto, é importante que a sua empresa possua ferramentas que permitam identificar de maneira fácil e intuitiva através de relatórios, o tráfego que está sendo consumido. Bem como, que sejam visualizados, os alarmes respectivos. Assim sendo, conforme os parâmetros previamente configurados.

Atualização de inventário dos computadores dos usuários 

Devido à rápida evolução da tecnologia pode ocorrer em diversos casos, a incompatibilidade entre os recursos computacionais existentes e as ferramentas que serão implementadas.

Com isso, é muito importante que seja verificado se todos os computadores dos usuários atendem os pré-requisitos das aplicações que serão utilizadas. Principalmente, sendo necessário, que sejam realizadas as devidas atualizações respectivas.

Esse inventário deve ser atualizado de maneira periódica, com o objetivo de prevenir de que novas ferramentas sejam implementadas, sem antes da devida verificação dos recursos computacionais pela equipe de TI.

Revisão das políticas com restrições 

É muito importante que sejam revisadas periodicamente as políticas de acesso às aplicações por parte dos usuários. Essa revisão permitirá não apenas um consumo mais eficiente dos recursos, como também evitará brechas de segurança e uso indevido das aplicações.

Dessa forma, deve ser liberado para os usuários apenas os acessos que forem necessários, e os demais recursos devem ser automaticamente impedidos de serem acessados por tais usuários.

Podemos constatar que as empresas apenas terão condições de resolver ou até mesmo evitar que diversos problemas ocorram, caso possuam total ciência da infraestrutura local. Para aumentar o desempenho das aplicações, é necessário conhecer toda a infraestrutura utilizada, bem como quais são os pontos que necessitam ser melhorados ou adaptados.

Sem as ferramentas necessárias, o tempo gasto para resolver um determinado problema de infraestrutura de rede, poderá ser elevado acarretando insatisfação por parte dos usuários, caso suas tarefas sejam comprometidas.

Com os recursos necessários de mapeamento de rede, sua empresa poderá identificar rapidamente os pontos de melhorias na rede, além de garantir para os usuários um consumo mais eficiente dos recursos a serem disponibilizados. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste sentido, não há dúvidas sobre a importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, trazendo não apenas benefícios para a visibilidade da rede, mas também sendo uma forma complementar de buscar a prevenção de problemas que possam causar a queda de serviços da rede.

Pensando nisto, a Telcomanager que está desde 2002 no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.