A infraestrutura de rede é responsável por conectar o usuário às aplicações, recursos compartilhados e à internet. Não paramos de escutar sobre os benefícios dos recursos ligados à tecnologia da informação. Principalmente, no meio corporativo, termos como: IoT, automação e computação em nuvem, estão cada vez mais presentes. Isso só para citar alguns exemplos. Todas essas tecnologias têm algo em comum, pois cada uma delas dependem de conexão em rede para funcionar. 

Dessa forma, o gerenciamento da infraestrutura, torna-se crucial para o funcionamento de todos esses recursos que são de suma importância para o funcionamento da empresa. Isso coloca extrema pressão nas equipes responsáveis pela manutenção do funcionamento da rede. Principalmente, devido ao prejuízo que um problema de desempenho ou uma queda nos serviços pode gerar.

Sabemos que o gerenciamento da infraestrutura de redes envolve diversos detalhes, que vão desde o comportamento de equipamentos relacionados direta ou indiretamente até o monitoramento ambiental. Para isso, necessitamos de uma forma para acompanhar todos esses dados de gerenciamento de uma forma centralizada. Com isso, facilitando a identificação de falhas e problemas de desempenho.

GRUPOS E MAPAS

Umas das principais funcionalidades do SLAview é a criação de grupos. Os grupos têm como sua principal função a organização dos objetos monitorados. Com isso, permitindo também a exibição de um gráfico de indicadores do grupo todo, além dos gráficos individuais de cada objeto. Os objetos monitorados são identificados, principalmente, pelo protocolo SNMP, porém, em cenários específicos poderão ser configurados outros tipos de coleta de dados.

Para cada grupo criado tem-se um mapa. O mapa realiza a plotagem da representação gráfica da estrutura e dos objetos que compõem o grupo, além de possibilitar a representação da conexão entre os objetos. As conexões poderão ser configuradas manualmente ou automaticamente através dos protocolos CDP, ou LLDP. Com isso, possibilitando uma visão centralizada da topologia da rede. 

O mapa pode ser visualizado no modo padrão ou georreferenciado, sendo que no modo georreferenciado os dispositivos são posicionados de acordo com sua longitude e latitude.

Mapa Georreferenciado
Mapa Georreferenciado

INTEGRAÇÃO DE ALARMES E MAPAS

Com os objetos monitorados organizados em grupos e visualizados através de mapas, podemos aproveitar também para centralizar a visualização dos alarmes. Ou seja, o SLAview possibilita que os alarmes sejam sinalizados no mapa. A sinalização ocorre com a alteração da cor do objeto conforme o seu nível de urgência.

Além da sinalização no mapa, os alarmes possuem opções de notificação por e-mal, SMS, Telegram e através de trap SNMP. Os alarmes são configurados com base nos indicadores de performance referentes aos objetos monitorados. Com isso, será possível monitorar tanto a alteração de comportamento quanto se o indicador ultrapassar um valor limite indicado na configuração do alarme.

Dessa forma, garantindo que a equipe técnica não perca nenhuma notificação sobre eventos que possam impactar no funcionamento da rede. Os mapas com os alarmes irão prover uma visão panorâmica da infraestrutura e agilidade na identificação de falhas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para antecipação de problemas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.