Enquanto a tecnologia evolui, as empresas passam a necessitar de novos recursos para otimizar suas respectivas tarefas.

A automação tecnológica através de dispositivos permite que tarefas que eram anteriormente realizadas apenas manualmente, possam ser realizadas de forma automática, permitindo com que as empresas aprimorem os seus serviços prestados. Bem como otimizem os seus respectivos recursos.

Neste aspecto, a tecnologia IoT (Internet das Coisas) vêm cada vez ganhando mais espaço, e fazendo com que as empresas necessitem reavaliar toda sua respectiva infraestrutura. Além dos aspectos tecnológicos, que naturalmente o IoT traz para as empresas, o aspecto de redução de custos têm também justificado em diversos cenários a adoção da tecnologia nas empresas.

Antes de nos aprofundarmos no tema, vamos recapitular do que se trata o IoT.

O QUE É IOT?

Internet das Coisas trata-se de uma tecnologia que permite a conexão entre objetos com o intuito de que através desta conexão, tais objetos consigam realizar ações.

Vejamos a seguir alguns dos questionamentos mais comuns:

  • Quais são os pré-requisitos para implementar o IoT na minha empresa?
  • É necessário realizar investimentos na infraestrutura para a aquisição de novos equipamentos?
  • É necessário ter visibilidade sobre o tráfego detalhado da rede da minha empresa?

É sobre estes e outros tópicos, que abordaremos neste artigo.

Primeiramente, vejamos na sequência alguns dos principais tópicos que necessitamos nos atentar em um planejamento para um ambiente IoT.

PREPARANDO O AMBIENTE

Conectividade entre os dispositivos

Como observamos acima, o IoT necessita que os dispositivos estejam conectados, ou seja, que estes possam se enxergar na mesma rede. Logo, é natural que para uma implantação de IoT ser bem-sucedida, se faça necessário que os dispositivos a serem utilizados possuam tecnologias aderentes ao cenário respectivo. Por exemplo, se um determinado dispositivo será implementado em um local onde não há infraestrutura com cabeamento, este necessitará ser conectado na rede através de uma rede sem fio.

Expectativas sobre as ações a serem realizadas 

Para que uma solução baseada em IoT possa funcionar adequadamente, é imprescindível que a empresa possua um mapeamento correto a cerca das expectativas sobre quais ações deverão ser executadas, e quais são os resultados esperados. Isso, deve conduzir todo o planejamento, pois os requisitos a serem aplicados, dependerão completamente das tarefas a serem cumpridas.

Usabilidade

É muito importante que todos os colaboradores possam ter condições de visualizar ou gerenciar um ambiente IoT. A usabilidade envolve diversos aspectos como interfaces de navegação dos dispositivos, controle das informações transferidas, acesso aos armazenamentos dos dados, dentre diversos outros aspectos.

Planejamento estratégico da empresa

De maneira a complementar os pontos anteriores, é importante que a empresa replique para o cenário de IoT proposto, as suas respectivas necessidades estratégicas, em conformidade com o seu atual momento. Por exemplo, se determinada empresa comercializa produtos ou serviços pela Internet, é importante que a sua respectiva solução de IoT permita melhorar os serviços prestados, tanto para os colaboradores como para os respectivos clientes. O planejamento estratégico da empresa deve ser acompanhado em conjunto com o planejamento tecnológico e ser revisado, conforme situação atual da empresa.

Dessa forma, agora que vimos alguns dos principais tópicos necessários para um planejamento de IoT, vejamos na sequência alguns dos pré-requisitos importantes para uma implantação.

PRÉ-REQUISITOS PARA IMPLANTAÇÃO ADEQUADA DO IOT

Infraestrutura de rede adequada

É necessário realizar o mapeamento por toda a área da empresa envolvida, se a infraestrutura existente é adequada ou não, para haver as comunicações necessárias entre os dispositivos. Nesse aspecto, é fundamental identificar se os pré-requisitos de comunicação são atendidos ou não. Para tal, o ideal é realizar um Site Survey no ambiente. Isso, é importante, pois poderá auxiliar e evidenciar pontos que necessitam ser aprimorados, como exemplo, podemos citar o nível de qualidade das conexões e se estas atendem o tráfego a ser consumido pelos dispositivos.

Requisitos dos dispositivos 

Em uma topologia onde temos um ambiente com um cenário IoT, é necessário identificar se os dispositivos que serão utilizados possuem os recursos necessários para haver uma comunicação adequada. Com isso, é importante verificar se é necessária a realização de investimentos na aquisição de novos equipamentos ou softwares.

Integração entre os dispositivos

Dado que temos os pré-requisitos individuais de cada dispositivo, é fundamental que haja um mapeamento sobre as integrações que serão realizadas entre os dispositivos. Com isso, é fundamental que um ambiente IoT seja implementado em conformidade com as documentações técnicas dos fabricantes envolvidos. Isso permitirá garantir um funcionamento correto da solução, conforme funcionalidades propostas para o respectivo cenário.

Gerenciamento e monitoramento da rede 

Em um ambiente IoT, é imprescindível que a empresa possua ferramentas que possibilitem não apenas gerenciar o seu parque tecnológico, mas também monitorar o tráfego que está sendo consumido. Isso permitirá que a equipe técnica responsável da empresa possa ter uma visualização da rede de maneira assertiva e precisa. Além disso, para que a sua empresa possa identificar de forma correta, se é necessária a contratação de novos recursos, como, por exemplo, links de dados, se torna imprescindível o controle detalhado da rede da empresa.

Caso não haja tal controle, sua empresa poderá contratar serviços a mais do que é realmente necessário ou ao contrário, poderá ter problemas posteriormente com a utilização de recursos insuficientes para o cenário de IoT proposto.

Requisitos de segurança

É essencial que seja identificado se os dispositivos que farão parte do ambiente IoT permitem implementar parâmetros de segurança que propiciem garantir uma comunicação segura na rede. Nesse ponto, é importante que a sua empresa verifique com os fabricantes dos dispositivos ou sistemas envolvidos, quais são os recursos de segurança que poderão ser aplicados na solução.

Capacitação técnica da equipe 

Para que os usuários possam usufruir de um ambiente IoT, se faz necessário que a equipe técnica possua o treinamento adequado nos produtos ou sistemas que farão parte do ambiente IoT. Isso permitirá uma manutenção adequada no parque tecnológico. Bem como um suporte satisfatório para os usuários. Essa capacitação deverá ser revista, conforme as aplicações forem sendo atualizadas na infraestrutura.

A tecnologia IoT sem dúvidas, já é uma realidade no mercado atual, e naturalmente, muitas empresas ainda podem ter dificuldades para implementar adequadamente tal tecnologia em sua infraestrutura. Podemos citar que a ausência de informações sobre o atual parque tecnológico da empresa, é um fator que impede consideravelmente qualquer tipo de planejamento para uma implantação de um ambiente IoT.

Por essa razão, é necessário que as empresas possuam um panorama preciso sobre o atual cenário tecnológico, bem como sobre o que está sendo trafegado e o que pode ser aprimorado, para que um cenário IoT possa ser aplicado corretamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar no decorrer deste artigo, uma implantação em IoT não é simples, porém se bem realizada pode trazer resultados totalmente satisfatórios para as empresas. Porém, para tal, é fundamental que a sua empresa tenha conhecimentos detalhados sobre toda a sua respectiva infraestrutura.

Uma vez que a sua empresa conheça detalhadamente todos os aspectos tecnológicos sobre a sua respectiva infraestrutura atual, a mesma poderá realizar os planejamentos para um ambiente IoT de maneira mais fácil, segura e assertiva.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para um bom planejamento.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.