Em redes de computadores temos diversos indicadores de desempenho. Bem como o Jitter, que em muitas situações não têm a devida atenção dos administradores. Aliás, o que seria o Jitter?

Jitter é a variação no atraso de pacotes. Conforme os dados são gerados pela aplicação, eles são divididos em segmentos e depois encapsulados em pacotes. Ao trafegarem, nem todos os pacotes seguem pela mesma rota. Desta maneira, os caminhos variados podem gerar alterações do tempo em que cada pacote leva para cumprir o trajeto.

Assim, devido os dispositivos compartilharem o mesmo espaço de banda, o excesso dessa variação poderá causar congestionamento e possibilidade de perda de pacotes.

Cenário

Imagine um cenário onde uma transportadora terá que fazer quatro entregas para um mesmo local. Ao passo que todos os quatro caminhões também partem da mesma garagem.

Para que a empresa tenha controle sobre seu serviço todos os tempos de entrega são monitorados. No entanto, foi detectado que cada caminhão teve um tempo de percurso diferente.

Ainda que a origem e destino dos caminhões sejam os mesmos. Todavia o caminho que cada motorista escolheu foi diferente. Ou seja, devido à especificidade ou intempéries ocorridas em cada trajeto houve a variação no tempo de chegada de cada caminhão.

Continuando a analogia, a empresa que irá receber os caminhões se preparou para recepcionar as encomendas em intervalos regulares. Contudo, recebeu alguns caminhões ao mesmo tempo, ou em intervalos muito espaçados. Inegavelmente sofrendo problemas em sua logística.

Jitter x Delay

O delay ou atraso é relativo ao tempo que o pacote leva para se mover do ponto de origem até o destino. O nível desse atraso pode ser influenciado por diversos fatores. Sendo eles: o atraso de processamento, fila, transmissão ou propagação.

Com a finalidade de testar o atraso, é comum utilizar o ping, o “Packet Internet Network Groper”, que utiliza o protocolo ICMP para testes de conectividade. Devido a isso muitos técnicos acabaram associando o termo ping com o atraso através da rede. Assim sendo, é comum se deparar com o termo: “O ping está alto.”

Por outro lado, o Jitter é a discrepância entre os atrasos de cada pacote. Em suma, apesar de o conceito de Jitter estar ligado ao atraso através da rede, não se pode considerá-los iguais.

Jitter x VoIP

Logo, quando se fala em Jitter elevado, decerto o VoIP é um dos serviços menos tolerantes a esse comportamento. Em síntese, VoIP é uma tecnologia que possibilita transmitir voz sobre IP. Posteriormente, transformando sinais de áudio em digitais. Frequentemente esse serviço é usado por empresas devido a seu baixo custo e integração com a infraestrutura já existente.

Com o Jitter acima de valores aceitáveis, o impacto na conversa em VoIP será perceptível, como as distorções e perdas. Conforme explicado anteriormente, a voz é dividida em pacotes que posteriormente são transmitidos. Contudo, a grande variação no atraso dos pacotes gera falta de sincronia e instabilidade na qualidade de recepção em tempo real.

Contramedidas

Os sistemas digitais possuem sincronia através de um clock. Dessa maneira, coordenam o armazenamento e envio de informações. Logo, se por alguma razão houver uma grande tremulação na rede, essa sincronia será afetada.

Essa tremulação ou perturbação elevada na rede pode ser gerada por interferências. Sejam elas eletromagnéticas ou através de outros sinais.

De modo a evitar a degradação da qualidade de serviços, como as chamadas de voz sobre IP, é crucial o monitoramento através de gráficos e relatórios. Essas ferramentas proporcionam ampla visão da rede gerando entendimento de todo o cenário, incluindo os problemas com Jitter.

Com isso, o gestor da rede será capaz, por exemplo, de validar políticas de QoS. Bem como verificar o envio de sinais, desvio ou perdas, com a finalidade de ter visão de possíveis problemas e reduzir ou ajustar irregularidades nos dispositivos. Dessa forma, sendo de suma importância para reduzir o Jitter da infraestrutura.

Considerações Finais

De todos os aspectos acima apresentados, sem dúvidas, a visibilidade sobre o seu ambiente de redes é um dos mais importantes. É fundamental que em qualquer implementação suscetível ao Jitter, a empresa tenha ferramentas de monitoração em tempo real sobre o tráfego. 

Pensando nisto, a Telcomanager com mais de 17 anos de experiência no mercado, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes no monitoramento de dados que irão prover visão estratificada do tráfego, permitindo que a sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede em tempo real.