O mercado atual, nos aponta, sem dúvidas, um crescimento considerável da área de Tecnologia da Informação em todo o mundo, em especial, no Brasil. São diversas tecnologias reunidas que impulsionam cada vez mais o mercado de TI como um todo, e naturalmente, fazem com que as empresas tenham que permanecer sempre atualizadas.

Nesse aspecto, é importante considerarmos, que o modelo de trabalho remoto ou até mesmo híbrido (impulsionado pela pandemia da Covid-19) corroborou para a aceleração do uso de novas tecnologias, e consequentemente na demanda de novos recursos.

Diante deste cenário, como a sua empresa pode acompanhar tal crescimento na área de TI?

É obrigatório realizar novos investimentos ou é possível reaproveitar recursos tecnológicos já existentes?

Como propiciar para os seus clientes, a melhor experiência tecnológica possível, em conformidade com a sua estratégia de negócio?

É sobre estes e outros pontos, que iremos abordar neste artigo. Vamos juntos?

MELHOR EXPERIÊNCIA TECNOLÓGICA

Inicialmente, é importante considerarmos que por mais que a área de TI venha crescendo, se faz necessário que o uso de tecnologias esteja sempre alinhado com a estratégia comercial da empresa.

Em outras palavras, não é adequado implementar uma tecnologia de forma não criteriosa, apenas pelo fato desta estar em alta no mercado ou ser aplicável para diversos outros cenários que não condizem com a proposta da empresa.

Feita esta ressalva, é importante também salientarmos que acompanhar o crescimento de uma área, não significa obrigatoriamente em realizar a aquisição de novos investimentos ou em substituições integrais de uma infraestrutura tecnológica existente.

Contudo, apesar de não significar obrigatoriamente, não quer dizer que não será necessário. Apenas um mapeamento correto poderá apontar se a sua empresa necessitará dispor de novos investimentos na área de TI ou não.

INVESTIR EM TECNOLOGIA DE FORMA ASSERTIVA

Vejamos a seguir alguns pontos que poderão elucidar esta possível necessidade de investimentos adicionais:

O parque tecnológico de sua empresa encontra-se devidamente atualizado e com suporte vigente do fabricante?

Este primeiro ponto é imprescindível para que a sua empresa possa identificar se é necessário algum investimento adicional ou não. 

Infraestruturas desatualizadas, além de poderem acarretar diversas brechas de segurança para uma organização, também podem trazer diversos  problemas, desde falhas, como também na impossibilidade de fornecer um serviço de qualidade para os seus colaboradores ou até mesmo, para os seus clientes.

Os canais de atendimento aos clientes da sua empresa, estão atendendo adequadamente as suas respectivas necessidades?

Podemos afirmar com precisão, que os clientes, são imprescindíveis para o funcionamento de qualquer empresa que possua fins lucrativos. 

Vivemos em uma época tão corrida, com agendas comprometidas por diversas razões, que é importante refletir se os canais de atendimento que a sua empresa provê atualmente, se os mesmos atendem à demanda existente de relacionamento com os clientes.

Por muitas das vezes, os clientes não terão tempo hábil para realizar uma chamada telefônica se quer, por isso, criar meios de comunicação instantânea podem corroborar consideravelmente numa interação mais rápida, e consequentemente, mais satisfatória para os seus clientes. 

Sua empresa possui controle total dos custos atuais da área de tecnologia?

Para que a sua empresa possa ter ciência se um investimento adicional se faz necessário ou não, é primordial primeiramente, ter um controle total dos custos que estão sendo realizados atualmente com o departamento de TI. 

Quando falamos “custos existentes” é importante considerarmos que estes devem estar condizentes com as necessidades atuais da empresa. 

Logo, se em um mapeamento, a sua empresa identifica haver custos existentes que tecnicamente não seriam necessários com a realidade atual, é fundamental que estes sejam prontamente verificados e se possível, corrigidos o quanto antes, pois tais custos adicionais, poderão inviabilizar, inclusive, melhorias para o departamento.

Evidentemente, além dos pontos que citamos acima, existem diversos outros que devem ser verificados previamente em uma análise individual de cada empresa. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Além destes exemplos, existem diversos tipos de tecnologias, que a sua empresa poderá adotar a fim de auxiliar os seus respectivos clientes em conformidade com as suas necessidades. Entretanto, como podemos observar neste artigo, é importantíssimo que a sua empresa esteja atenta e acompanhe toda a evolução tecnológica que está em curso.

O acompanhamento auxiliará a sua empresa a revisar o cenário atual, bem como identificar possibilidades de melhorias, que visem a entregar um serviço de qualidade para os seus clientes, sem renunciar a premissas imprescindíveis para qualquer organização, como a segurança e controle dos dados. 

Não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 10/06/2022