Que o mercado de trabalho é competitivo não novidade. Diariamente novas tecnologias estão surgindo, dessa forma, torna-se necessário a atualização contínua do profissional. Principalmente para quem trabalha com tecnologia da informação e comunicação. 

O mercado de trabalho sofreu uma revolução durante a pandemia, vagas remotas ou híbridas estão cada vez mais comuns, promovendo a possibilidade do profissional se candidatar a vagas de empresas localizadas em todo o Brasil, até mesmo fora do país, sem precisar sair de casa. 

Apesar do aumento de oportunidades provenientes das vagas remotas, a competitividade também aumentou, já que a concorrência não se limita mais a pessoas que moram na mesma região. Portanto, seja a vaga remota, presencial ou híbrida, uma coisa é certa, o aprendizado contínuo é crucial para quem estiver buscando uma boa colocação no mercado de trabalho.

CERTIFICAÇÕES 

Certificações são declarações formais emitidas por fabricantes/desenvolvedores que tem o objetivo de comprovar que um profissional tem um determinado nível de conhecimento no seu produto. Devido a isso, são muito valorizadas por diversas empresas, não apenas para processos seletivos como para ser um dos critérios para a progressão do colaborador na empresa. 

Existem diversas forma de se obter certificações, que vão desde provas presencias em centros autorizados, provas on-line, monitoradas ou não, e outras que são obtidas através da conclusão de cursos com atenção aos pré-requisitos definidos pela instituição que os organiza. As certificações também podem ser gratuitas ou pagas.

Algumas empresas já entenderam o potencial da criação de suas próprias certificações, devido à oportunidade de capacitar profissionais nos seus produtos, além de ser uma ferramenta poderosa de marketing. Portanto, não é só o profissional que ganha com isso, é uma relação onde os dois lados ganham. Com isso, muitas empresas estão criando academias para treinamentos e trilhas de certificações que vão desde as certificações de entrada até as mais avançadas. Quanto maior a credibilidade da empresa, quanto mais os seus produtos e serviços estiverem difundidos no mercado, maior o reconhecimento da certificação.  

CURSOS E PREPARAÇÃO

Por mais que o objetivo seja a certificação, o momento onde o candidato realmente irá adquirir as competências tão valorizadas será na fase de preparação. Estudar é um processo de repetição que exige foco e disciplina. Principalmente para as certificações mais exigentes, que além de abordar conteúdos vastos possuem questões capciosas em suas provas.

Para obter sucesso em uma certificação, primeiro domine o básico, evite queimar etapas. Busque os materiais recomendados, pratique em laboratórios e faça o máximo de exercícios. Marque a prova com antecedência para criar um senso de responsabilidade, busque outras pessoas com objetivos em comum. Quando puder, ajude com as dúvidas de outros colegas.

Os cursos são aliados importantes, porém, ao assistir aulas o aluno terá parte do processo de aprendizado. Devido a isso é crucial a prática e a repetição. Para a maioria dos cenários as aulas são importantes, mas não suficientes. Com isso, para o efetivo aproveitamento, as práticas e exercícios demonstrados em aula devem sempre ser reproduzidas no momento de estudo, seja individual ou em grupo. Repetição é a chave do aprendizado, nunca faça uma prática ou exercício apenas uma vez.

CERTIFICAÇÕES TELCOMANAGER

A Telcomanager é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento de softwares para monitoramento e gerenciamento de rede de computadores. A presença da Telcomanager, líder no mercado da América Latina no segmento, é focada no fornecimento de soluções completas de gerência de redes. Com isso, atendendo todas as necessidades para uma gestão eficiente dos recursos ligados direta e indiretamente a rede de computadores.

Hoje, as soluções Telcomanager monitoram e ajudam a gerenciar as redes de operadoras de telecomunicações, de cadeias de varejo, bancos e organizações financeiras, empresas de logística, indústrias de base e provedores de conteúdo. Para o melhor aproveitamento de todos os recursos disponíveis em seus sistemas, a Telcomanager também possui o seu próprio programa de cursos e certificações.

As certificações Telcomanager podem ser retiradas a partir da conclusão dos cursos de certificação Telcomanager, disponibilizamos atualmente certificados de nossos três principais sistemas TRAFip, SLAview e CFGtool. Aproveite a oportunidade de participar de um curso ao vivo, prático, gratuito e com certificado. Aprenda boas práticas de monitoramento de redes, assim como operar e configurar os sistemas de monitoramento da Telcomanager. Link para inscrição: Cursos de Certificação Telcomanager

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 03/06/2022