Inevitavelmente, vivemos em uma época em que cada vez mais os ataques realizados por criminosos virtuais têm sido aprimorados, e com isso as empresas necessitam realizar constantes atualizações, tanto em suas estratégias de defesas quanto em seus respectivos parques tecnológicos.

Nesse aspecto, é importante ressaltarmos que independentemente da tecnologia empregada ou da estratégia adotada, as empresas, sim, necessitam sempre buscar novos conhecimentos e se manterem atualizadas.

Essa atualização é importante, pois permitirá que as empresas possam rever os seus respectivos cenários, e com isso empregar mecanismos de defesas necessários, antes que os ataques sejam realizados de maneira exitosa.

Dessa forma, uma das maneiras que permitem uma defesa cibernética contra ataques de criminosos virtuais, considerando o cenário atual, é o uso da Inteligência artificial.

É este tópico que iremos abordar neste artigo.

O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Apenas para recapitularmos, vejamos a seguir, de maneira resumida, do que se trata a Inteligência artificial.

A inteligência artificial (AI – Artificial Intelligence) trata-se de um conceito pelo qual as máquinas passam a realizar atividades similares a de um ser humano, e isso envolve desde aprender novas informações até também raciocinar.

A inteligência artificial já vem atuando em diversos segmentos no mercado. Bem como propiciando interações instantâneas com os usuários.

Tratando-se de segurança cibernética, a inteligência artificial também vem desempenhando um papel muito importante para as empresas. Principalmente em relação à proteção de dados, autenticação de segurança, coleta de dados e diversos outros pontos.

Certo, mas você pode se perguntar: como a Inteligência artificial pode ser implementada na minha empresa com o intuito de ajudar na proteção contra ataques cibernéticos?

COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE CONTRIBUIR COM A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO?

A resposta para esta pergunta, de fato, não é simples e pode variar de acordo com o cenário de cada empresa. Todavia, vamos identificar alguns pontos muito importantes na sequência, que poderão ajudar a elucidar melhor a adoção de tecnologias de AI.

 Conhecer o negócio de sua empresa

Cada empresa possui uma estratégia comercial, bem como seus catálogos de produtos. Com isso, cada rotina varia de acordo com os objetivos de cada empresa. Por esta razão, antes da adoção de qualquer tecnologia baseada em AI, é fundamental compreender como funciona tal rotina. Algumas perguntas nos ajudam a compreender. Vejamos a seguir:

Como os clientes entram em contato com a minha empresa?

Como os departamentos dentro da minha empresa interagem?

As respostas para as principais dúvidas dos meus clientes são amplamente conhecidas ou variam muito conforme os produtos?

Quais são as formas de pagamento que a minha empresa disponibiliza para os meus clientes?

Compreender a política de segurança da empresa

A política de segurança da informação na empresa deve possuir diretrizes claras e bem definidas, que permitam que todos os colaboradores possam desempenhar suas tarefas respeitando-as. Nesse tópico, podemos destacar as seguintes perguntas que devem ser realizadas internamente, cujas respostas são importantes para implementar a AI:

Em qual regime os colaboradores atualmente trabalham?

Como é feito o acesso dos colaboradores externos no ambiente da empresa?

Quais são os softwares que os colaboradores necessitam ter em suas máquinas?

Quais os níveis de acessos e privilégios que os colaboradores possuem?

Métodos de defesa realizados pela equipe de TI

Esse tópico, sem dúvidas, é um dos mais importantes para a implementação bem-sucedida de uma solução em AI. Para podermos implementar a AI com o intuito de defender a empresa de ataques cibernéticos, sem dúvidas, necessitamos identificar quais são as ações que a equipe técnica realiza. Bem como quais são as informações que ela coleta.

Isso servirá, posteriormente, para podermos tentar simular, de forma mais aderente possível, uma solução que realize as mesmas funções. Com isso, vejamos alguns questionamentos importantes a serem discutidos:

Como é feita a identificação de uma possível ameaça?

Quando é identificada uma tentativa de invasão de ataque, quais são as ações realizadas pela equipe técnica?

Quais são as ações que demandam intervenções manuais?

Quais são os mecanismos realizados pelos clientes para uma possível autenticação no sistema da sua empresa?

A sua empresa possui total ciência do tráfego na rede de dados?

Quais são as soluções existentes de proteção cibernéticas adotadas pela sua empresa?

Como ocorre o backup e o restore dos dados de um sistema da sua empresa?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos observar, existem diversos pontos que devem ser avaliados para que uma implementação em AI possa ser bem-sucedida. Devemos considerar que a implementação de AI depende sempre de uma visualização nítida sobre todos os processos envolvidos na empresa.

Isso, por vezes, pode implicar em atualizações internas da política de segurança da informação na empresa. Bem como em investimento para aquisição de novas soluções tecnológicas. Assim, permitindo ter uma visão geral sobre a infraestrutura.

Nesse caso, o investimento em uma solução de inteligência artificial deve ser realizado apenas quando a sua empresa tem total ciência sobre todos os processos. Bem como sobre o que é de fato trafegado na rede de dados.

Para podermos repassar as atividades humanas para uma máquina, necessitamos que tais sejam completamente identificadas. Primordialmente, em todos os seus respectivos ciclos.

Uma vez que a máquina possui ciência sobre quais as ações realizar e quais as formas de raciocínio similares a de um ser humano, a implantação tende a ficar mais eficiente na empresa. Dessa forma, podendo trazer resultados mais satisfatórios.

Outro ponto que deve ser avaliado é que, em alguns casos, a interação humana ainda é imprescindível. Logo, por mais que tentemos repassar todos os mecanismos de aprendizado para uma solução de AI, a fim de proteger melhor o nosso ambiente tecnológico, ainda assim é importante que haja acompanhamento periódico da equipe técnica.

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, traz-se não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir a implantação de novas tecnologias com maior assertividade.

Pensando nisto, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados a fim de prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.