Fiscalizar o tráfego de rede é essencial para evitar mau funcionamento da rede ou falha nas transmissões de dados. 

Com o monitoramento de tráfego, é possível detectar a origem de consumos indevidos, melhorando o trabalho da equipe e reduzindo o tempo a ser investido nisso. 

Dessa forma, com estatísticas sobre tráfego, as principais aplicações e conversas, a Telcomanager consegue simplificar a observação e gerenciamento da banda larga.

A seguir, mostraremos três formas de analisar o tráfego de rede. 

Siga a leitura!

TRAFip 

É um poderoso instrumento de coleta e definição de tráfego de rede. Mediante isso, com a coleta de fluxos, o TRAFip fornece uma completa análise e visualização da sua rede, monitorando todo o tráfego.

Além de identificar cada pacote de dados e seus usuários, servidores, protocolos ou outros quesitos. 

TRAFip é de fácil instalação e manutenção, sobretudo, uma solução de confiança e bem desenvolvida. 

Em suma, permite estabelecer como, quando, onde e por quem sua rede está sendo consumida. 

Para conseguir realizar análises, o TRAFip obtém as informações relativas ao tráfego de rede a partir de protocolos que realizam a organização de pacotes em fluxo, como o NetFlow. 

Com isso, é possível realizar análises por diversos padrões, como conteúdo, distribuição e matriz. 

Identificado o tráfego, é simples conhecer como, quem e quando está utilizando a banda de sua rede. 

Perfil de tráfego em conteúdo 

É utilizado quando não há importância no sentido. O desejo é de apenas estratificar o tráfego de rede referente a conteúdos, que podem ser protocolos, ToS ou aplicações. 

Perfil de tráfego em distribuição 

Será aplicado quando a análise é feita no mesmo sentido do tráfego.

Perfil de tráfego em matriz 

É utilizado quando a análise é feita no sentido oposto ao tráfego.

Ao considerar a ferramenta correta, o gerenciador poderá analisar intensamente o tráfego e a banda da rede. 

Dessa forma, é indiscutível a importância do gerenciamento de rede.

Benefícios de monitorar a largura da banda 

Otimiza o uso de dados da sua rede 

A utilização de largura de banda indesejada é uma preocupação real. Ao identificar o aplicativo e a origem, você pode bloquear ou restringir o acesso. 

Verifique picos de entrada e saída 

Detecte picos incomuns e analise quais são os picos no tráfego e pacotes de dados em tempo real. Dessa forma, com informações de origem e destino, é possível listar todos os IPs que geraram tráfego.

Analise os principais usuários 

Ao obter painéis exclusivos para os principais protocolos e conversas, você pode analisar os principais usuários de sua rede que utilizam a largura de banda.

NetFlow

Gerenciadores de rede necessitam entender o que se passa em sua rede. Mediante isso, saber o que acontece na sua rede e quem a consome, além do quanto de banda disponível ainda há, é de extrema importância. 

Ao considerar o NetFlow, é possível obter todos esses quesitos de forma simplificada. 

NetFlow é uma tecnologia que integra os pacotes de rede como parte de um fluxo. Quando estes são agrupados, os gerenciadores conseguem compreender quem mais utiliza a rede, de forma generalizada. 

Além disso, é possível saber quais as áreas de problemas e tomar medidas preventivas. 

Por que utilizar o protocolo NetFlow? 

As análises NetFlow vão se basear num coletor externo com estatísticas rebuscadas, que fornece dados úteis aos gestores que monitoram redes de computadores. 

Dessa forma, utilizando somente roteadores, os gerenciadores não terão dados sofisticados dos caches de fluxos, pois, o cache é limitado. 

A partir de análises do NetFlow, o administrador de rede pode compreender por completo no que se constitui o tráfego de sua rede. 

Com base nisso, se torna extremamente simples saber o usuário ou aplicação que utiliza grande volume de banda e quais serão as utilizações de entrada e saída da banda. 

Acesse nosso site e navegue por outras soluções que a Telcomanager pode oferecer para sua empresa e, assim, monitorar, da melhor forma, a sua rede.