Muitas empresas atuais no mercado buscam migrar seus  respectivos recursos on-premises para ambientes em nuvem. Este movimento, sem dúvidas, tem como  premissa diversos fatores que a nuvem pode trazer, tais como: elasticidade, possibilidade de redução de custos, redundância geográfica, dentre outras características. 

Contudo, independentemente se os recursos estão em nuvem ou on-premises, o gerenciamento destes é fundamental para qualquer empresa. 

Com base nisto, como realizar um gerenciamento adequado para os recursos computacionais em  nuvem? 

RECURSOS ON-PREMISES

Inicialmente, antes de compreendermos sobre a importância do gerenciamento de recursos em nuvem,  vamos recapitular sobre tal importância, quando se trata de recursos on-premises. Apesar das  particularidades respectivas a um ambiente em nuvem, iremos notar que existem similaridades  significativas (entre um ambiente on-premise e um ambiente em cloud). 

Um ambiente tecnológico, é composto por diversos elementos (como servidores, switches, roteadores,  cabeamento, firewall, dentre outros). Vejamos a seguir como o gerenciamento se comporta de acordo  com alguns tipos de recursos: 

Recursos computacionais

Com relação aos recursos computacionais, o gerenciamento possui o papel de monitorar se os equipamentos (como servidores, por exemplo) estão funcionando  corretamente (se possuem algum alarme ou não) e se atendem às demandas atuais da empresa.  

Recursos de rede de dados

Para os recursos de rede de dados, o gerenciamento deve prover  um diagnóstico preciso sobre a atual situação da rede (se há perda de pacotes, por exemplo)  bem como identificar o tráfego que está sendo consumido na empresa. 

Cabeamento estruturado

O gerenciamento associado ao cabeamento está diretamente  relacionado aos recursos da rede, pois se o cabeamento não estiver adequado, poderá impactar  no uso da rede física (local) para os colaboradores. Sobre o cabeamento estruturado, é  importante que a sua empresa avalie com frequência as condições deste, bem como realize as devidas manutenções necessárias. 

GERENCIAMENTO DE RECURSOS EM NUVEM

Quando falamos de gerenciamento de recursos em nuvem, é importante ter em mente alguns conceitos. Vejamos a seguir: 

IaaS – Infrastructure as a Service

Neste modelo, a sua empresa contrata os recursos de  infraestrutura necessários (como por exemplo: servidores físicos, rede, virtualização), porém,  necessita ter total gerenciamento sobre os recursos de software que serão alocados nas  máquinas (como as aplicações e o sistema operacional, por exemplo).

SaaS – Software as a Service

Neste modelo, a sua empresa contrata os serviços relacionados  aos softwares que serão utilizados, e o provedor da solução em nuvem, disponibiliza todos os  recursos de hardware e software necessários para que as funcionalidades (contratadas) possam  operar adequadamente. 

Além destes modelos, existe também o PaaS (Platform as a Service) que é indicado para empresas que  tenham como objetivo, realizar o desenvolvimento de suas respectivas aplicações. 

PONTOS IMPORTANTES SOBRE IAAS

Agora que recapitulamos resumidamente estes conceitos, considerando que a sua empresa adote o  modelo de cloud baseado em IaaS vejamos a seguir alguns pontos que a  sua empresa necessita se atentar (com relação ao gerenciamento): 

Dimensionamento dos recursos necessários

É importante que a sua empresa verifique se os  recursos que serão utilizados na nuvem, estão aderentes com as respectivas necessidades.  Neste ponto, é importante ressaltar que o conceito de nuvem em si, engloba uma característica  que se chama “Elasticidade”, que permite à sua empresa aumentar ou reduzir o consumo de  recursos, sob demanda. 

Entretanto, é imprescindível que os recursos a serem utilizados (através da nuvem) estejam aderentes  com o orçamento previsto pela empresa. Neste aspecto, o gerenciamento da equipe de TI é essencial,  para garantir um consumo eficiente. 

Utilização das aplicações

Na medida em que a sua empresa implementa as máquinas  necessárias em um ambiente em nuvem, é fundamental também, que haja um gerenciamento  sob as aplicações que foram implementadas nestas máquinas. 

Logo, o gerenciamento não consiste apenas nos recursos computacionais, mas também nas aplicações  que serão implementadas nas máquinas virtuais. Deve ser identificado, se a sua empresa reúne as  ferramentas necessárias para realizar o gerenciamento adequado de todas as aplicações essenciais. 

Deve ser observado também, antes de implementar as aplicações, se as máquinas (a serem  disponibilizadas na nuvem) atendem os requisitos das aplicações que serão implementadas nelas.  

Segurança e autenticação dos usuários

A segurança, é sem dúvidas, imprescindível para  garantir um gerenciamento adequado para qualquer empresa. Neste aspecto, quando falamos  de soluções hospedadas em nuvem, devemos identificar se atualmente o cenário (a ser utilizado  pela empresa) possui os recursos de segurança necessários, para prevenir quaisquer tipos de  ataques. 

É importante verificar, dentre outros, os seguintes aspectos relacionados à segurança: 

  • Quais colaboradores possuem acesso aos recursos tecnológicos que estão hospedados em  nuvem?  
  • Qual a forma de autenticação dos usuários nas aplicações? 
  • As políticas de segurança (que foram implementadas no ambiente em cloud) estão de acordo  com os requisitos necessários impostos pela empresa?

É importante lembrar, que no modelo IaaS a sua empresa deve se atentar  com os softwares que serão implementados nas máquinas, bem como implementar os mecanismos de  segurança necessários para suas respectivas utilizações. 

Características de rede e comunicação

Ao implementarmos máquinas virtuais em nuvem, se  faz necessário ter informações acerca das transferências de dados, bem como sob qual região,  as máquinas serão implementadas.  

Para tal, é fundamental que a sua empresa tenha em mãos todas as informações necessárias acerca da  rede, bem como sobre o tráfego que é consumido. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como pudemos observar, realizar um gerenciamento adequado para um parque tecnológico em nuvem,  exige que a área técnica fique atenta a muitos aspectos, relacionados a diversos temas. 

Apesar de um ambiente em nuvem disponibilizar mecanismos excelentes para hospedagem de recursos  computacionais (incluindo disponibilidade), se faz necessário que tais recursos sejam consumidos de  forma eficiente, e estejam alinhados com as necessidades da empresa. 

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 20/05/2022