Vivemos em uma época, onde cada vez mais, surgem novas ameaças cibernéticas que visam corroborar favoravelmente a ações ilícitas de criminosos virtuais.

Com base nisso, a segurança tem se tornado um tópico muito discutido entre as empresas, seus respectivos fornecedores e fabricantes, pois qualquer tipo de aplicação necessita ter os mecanismos de segurança necessários para sua utilização.

Nesse atual cenário, qual seria a importância de ter uma estratégia de prevenção a ataques cibernéticos?

Como é possível e viável adotá-la conforme o seu cenário?

É sobre esse e outros tópicos relacionados que iremos abordar neste artigo.

REFORÇAR AS DEFESAS

Inicialmente, como mencionamos acima, novas ameaças cibernéticas surgem a cada dia, e se torna muito difícil adotar mecanismos em tempo real, para preveni-las. 

Com isso, elaborar um plano de prevenção se torna muito importante para que uma empresa possa ter uma visibilidade adequada sobre as medidas que serão adotadas para reforçar a segurança da infraestrutura, no caso de ocorrer alguma tentativa de invasão.

Existem atualmente, diversas ações que as empresas podem implementar para reforçar suas respectivas defesas. Vejamos a seguir algumas destas:

Atualização dos equipamentos on-premises 

A atualização dos equipamentos instalados em ambiente local se torna muito importante, ainda mais quando estes encontram-se desatualizados ou ainda, sem suporte do fabricante.

Treinamento e capacitação da equipe técnica

A atualização tecnológica para toda a equipe técnica, é imprescindível a fim de que ela esteja sempre apta a responder às ameaças cibernéticas de maneira satisfatória.

Separação de investimento no budget (orçamento) 

Para garantir que a segurança será sempre prioridade para o funcionamento da empresa, muitas empresas no mercado, já adotam uma separação em seus respectivos orçamentos para tal tema.

Certo, porém, como podemos preparar um plano para ajudar prevenir ataques cibernéticos?

PLANEJAMENTO PREVENTIVO

De fato, não existe uma resposta pronta que possa se aplicar a todas as empresas, porém, vejamos a seguir alguns pontos que poderão elucidar a sua empresa e auxiliar acerca da resposta para este questionamento:

Qual é o tipo de negócio principal que a sua empresa desenvolve?

Conhecer o modelo de negócio a fundo e como as transações entre os clientes ocorrem, é imprescindível para a identificação prévia de possíveis lacunas que podem se tornar “alvos” dos hackers em uma possível tentativa de invasão.

Desta forma, é importante identificar:

Como os clientes realizam atualmente transações com a empresa? 

Qual é o perfil de clientes que a sua empresa costuma atender e quais são os seus respectivos segmentos de mercado? 

Quais são os pontos de alerta relacionados a sua infraestrutura?

Sem dúvidas, conhecer os elementos que possam estar sujeitos a uma exposição maior do que outros em sua infraestrutura, é essencial para poder ser elaborada uma estratégia que vise a prevenção contra os ataques cibernéticos.

Para tal, é importante identificar se a sua empresa já possui o ambiente mapeado, tais elementos podem estar relacionados, por exemplo, a serviços hospedados na Web ou até mesmo na  sua respectiva infraestrutura de rede.

Como exemplos de pontos a serem verificados, podemos citar alguns:

A sua empresa atualmente, consegue distinguir com exatidão o tráfego consumido, e para qual aplicação tal se destina?

Se ocorresse uma tentativa de invasão, a sua empresa consegue prever quais poderiam ser possivelmente as aplicações ou os serviços, que poderiam ser mais suscetíveis como alvos dos atacantes?

Dessa forma, é importante que a sua empresa tenha visibilidade de todo o tráfego da rede, de modo a identificar possíveis desvios na utilização dos recursos da rede, bem como se tais podem estar relacionados a algum tráfego suspeito.

Qual o plano de ação caso seja necessário contra-atacar uma tentativa de invasão em tempo real?

Naturalmente, nenhuma empresa no mercado gostaria de passar por uma situação, onde tal necessite unir esforços em tempo real para impedir uma tentativa de invasão. Por mais que tenhamos mecanismos de segurança que nos auxiliam consideravelmente com a prevenção de tais tentativas, não podemos descartar que ocorra uma situação idêntica ou similar a esta.

Por essa razão, é importante que sejam mapeados previamente pontos que elucidarão a sua empresa em tal evento. Podemos citar como exemplos:

Planejamento de backup e restore dos dados, para que a sua empresa possa garantir que os dados armazenados não serão perdidos e que tais poderão ser recuperados em tempo hábil, é imprescindível que a sua empresa possua um planejamento de backup e restore de dados.

Em um cenário de invasão, por exemplo, o backup dos dados, permite que a sua empresa retire os dados de uma determinada aplicação que está sofrendo uma tentativa de invasão. Por esta razão, o backup periódico em outro dispositivo de armazenamento, sem dúvidas, possui um papel crucial.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como podemos notar durante o decorrer deste artigo, elaborar um plano de ação em relação a ataques cibernéticos não é uma tarefa simples, pelo contrário, requer bastante conhecimento prévio de sua empresa.

Além disso, se faz necessário que a sua empresa possua ferramentas adequadas que permitam auxiliar na descoberta de possíveis brechas de segurança, bem como auxiliem a elaborar um plano de ação, caso haja alguma tentativa de invasão. 

Nesse sentido, não há dúvidas da importância do investimento no gerenciamento da rede. Dessa forma, é perceptível que essas boas práticas trazem não apenas benefícios para a visibilidade da infraestrutura, mas também uma forma de garantir informações cruciais para planejamentos e estratégias cada vez mais assertivas.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Postado em 08/04/2022