Conectividade, disponibilidade e confiabilidade são fatores intrínsecos à rede de dados. A conectividade, para a maioria das empresas, vai garantir o andamento de todas as suas operações, sejam elas mais simples ou de maior criticidade, envolvendo todas as áreas de suas estruturas funcionais. 

Apesar deste fator ser o mais essencial de todos, é importante ressaltar que ele não é o único a ser considerado, uma sobrecarga de um link ou até mesmo uma indisponibilidade, periódicas ou não, podem prejudicar consideravelmente a produtividade do negócio, além disso, esses comportamentos indesejados na rede a curto ou médio prazo, podem apresentar inconformidades relevantes com relação aos acordos de nível de serviço pré estabelecidos entre a empresa e os seus respectivos fornecedores.

SLA E SUAS MÉTRICAS

De maneira geral, o termo SLA que significa “Service Level Agreement” ou acordo de nível de serviço, é um contrato estabelecido entre duas instituições, a fornecedora e a beneficiária do serviço. Apesar de genérico, esse conceito é majoritariamente utilizado no mercado de TI e pode ser abordado em diversos cenários de prestação de serviços, como contrato de link de internet, tecnologias WAN (Como MPLS, por exemplo), dispositivos de rede, serviços de consultoria técnica e afins.

Os parâmetros definidos em contrato, estão normalmente associados a fatores de desempenho, métricas essas que devem, na maior parte das vezes, ser acompanhadas de forma objetiva, ou seja, com dados concretos para futuras comparações com os acordos do contrato vigente. A título de exemplo, podemos citar o valor da disponibilidade mensal em termos percentuais de um peer BGP, seja para um link MPLS ou para um ISP que possui trânsito com uma operadora, por exemplo.

Monitoramento de métricas de SLA

Nesse sentido, torna-se imprescindível o uso de uma solução de monitoramento que acompanhe todas as métricas pré-definidas em contrato de forma dinâmica, mas que também gere relatórios periódicos sobre esses indicadores para verificação de conformidade SLA.

A flexibilidade para a criação destas métricas em um ambiente de monitoramento também é outro ponto extremamente relevante, cada contrato possui suas especificidades e acompanhar esses detalhes é essencial. Bem como, através da criação de variáveis que armazenam os valores relativos a essas métricas e gerem gráficos, relatórios e alarmes. Além disso, quanto maiores são as possibilidades de coleta, melhor será a versatilidade e amplitude do cenário de monitoramento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, pode-se perceber a importância de um sistema de monitoramento flexível para o acompanhamento de métricas de SLA específicas para cada contrato. Com o SLAview, uma das soluções de monitoramento desenvolvidas pela Telcomanager, é possível acompanhar diversos tipos de indicadores de forma personalizada, gerar relatórios periódicos, criar alarmes, dashboards, gráficos em NOC e muitas outras possibilidades.

Pensando nisso, a Telcomanager, líder da América Latina no setor de software para gerência de redes, desde 2002 no mercado com uma metodologia única e inovadora, disponibiliza soluções inteligentes para o monitoramento de dados de modo a prover visibilidade completa à infraestrutura do cliente, permitindo que sua empresa acompanhe os principais aspectos de sua rede.

Publicado em 27/05/2022